Assim foi 2021!

03
Jan
2022

 

Olhar para trás para poder seguir em frente

 

2021 foi um ano excecional, e os portugueses mostraram-se mais criativos, unidos e e generosos, fazendo com que a PPL ultrapassasse o marco dos 6 milhões de euros angariados. Neste ano de pandemia e confinamento, recordamos as melhores campanhas e, aprendendo com elas, convidamos-te a entrar em 2022 com o pé direito.

Em plena pandemia, começámos o ano com duas campanhas incríveis: “A Avó Veio Trabalhar”, angariou mais de 16 000€ para manter as portas abertas por mais 12 meses, e a Delta, que de uma só vez, uniu a necessidade com a vontade de ajudar, criando um sistema engenhoso que permitiu oferecer mais de 5000 refeições.

 

 

Dentro do empreendedorismo, demos vida ao CORAL, o novo coletivo Lisboeta criado para promover artistas e criadores independentes através de uma programação cultural e gastronómica de forma segura, inclusiva e colaborativa.

Ah, e não podíamos deixar de mencionar a campanha do José Maria Pimentel que, com a ajuda de 73 apoiantes, surpreendeu o filho, um aventureiro nato, com uma prenda especial.

Na área literária, assistimos a duas entradas de peso para o Top10. A campanha do António Fonseca, que reuniu uns impressionantes 15 525€ de 436 amantes das ondas para publicar o Tribbo, um livro que acompanha a génese do Bodyboard no Mundo e em Portugal; e o livro solidário do João Garcia, que te permite viajar até ao vale do Khumbu ao mesmo tempo que apoias a ONG Nepalesa Khumbila Foundation.

 

 

Ajudámos também a Susana Neto a lançar a sua marca de tecidos de fibra natural certificados ambientalmente, e o Gonçalo Campos a alcançar a sustentabilidade financeira necessária para lançar ainda mais longe a sua marca de Kombucha.

E para os mais novos, tivemos a campanha da Sara Duarte que criou o PlayMENTO. um jogo de cartas que permite às crianças e adolescentes explorarem e conhecerem melhor as suas Emoções, Sentimentos e como é que estes se expressam no Corpo.

 

 

Depois do Verão, assistimos ao nascimento do Festival Súbito, uma iniciativa dos jovens de Vila Nova de Gaia para dar estrutura e voz a novos artistas.

Mantendo a tradição, o Paulo voltou a conquistar mais terreno para a nossa Rede Nacional de Cicloturismo, desta vez especialmente adaptada para bicicletas elétricas.

Já em novembro, tivemos a campanha do Nilson Dourado, músico, multi-instrumentista, compositor e produtor musical, para financiar o lançamento do seu novo álbum “Silêncio”.

No último dia do ano, terminou a campanha para comprar uma carrinha para a Escolinha de Rugby São João da Talha.

 

 

Estabelecemos também uma parceria com a Mokambo, da qual nasceu a bolsa "Bom Dia Reinventores’ criada a pensar em todos os que se reinventaram profissionalmente em consequência da pandemia por COVID-19. Foi uma ótima oportunidade que premiou 10 projetos finalistas com 1500€!

 

 

E não podíamos terminar esta retrospetiva sem mencionar a campanha que felizmente levou ao rápido financiamento do documentário sobre o assassinato de Alcindo Monteiro, angariando mais de 12 000€ de 403 apoiantes, e a campanha do Nuno, que até ao momento já angariou mais de 200 000€, mobilizando Portugal inteiro com um único desejo: que ele possa voltar para casa, abraçar os filhos, e evoluir rapidamente na sua recuperação.