Esta campanha surge como uma oportunidade para fazeres parte desta iniciativa e apoiares os novos artistas nacionais.
O Festival Súbito é uma iniciativa cultural que surge da vontade de dar estrutura e voz a novos artistas. Procura potenciar a reflexão coletiva, as experiências multidisciplinares e a programação de jovens com vontade de criar e partilhar. O festival acontece na zona histórica de Vila Nova de Gaia, entre os espaços institucionais que ocupam as antigas caves e o céu aberto do Cais. O Festival Súbito, para além de projetar jovens artistas, é acompanhado de um programa de comunidade em residência, lembrando que a cultura é um pilar essencial à qualidade de vida em sociedade.
Criado de jovens para jovens, pretende que o valor da cultura se realce e chegue igualmente a todos, sendo por isso um festival gratuito que apela ao apoio livre da comunidade.
No programa do Festival Súbito serão incluídas performances, exposições, sessões de debate, conversas e sessões de vídeo-arte. Cada edição do festival será à volta de uma questão que moldará a curadoria do ano. A questão desta edição zero do festival é “Como repensar o comum?”. Com a mesma, pretendemos despoletar reflexões sobre a relação arte-comunidade em diversas frentes, desde qual a acessibilidade da arte à comunidade até à forma como a própria prática artística muda consoante se realiza no espaço institucional ou público.
Este crowdfunding surge pela urgência de criar uma estrutura mais consciente do valor da cultura, apelando à sociedade civil a levantar iniciativas que acolham novos artistas. O valor do crowdfunding destina-se a trazer aos artistas uma maior estrutura económica, sendo esse o principal foco desta campanha.
Todo o contributo é bem-vindo! Obrigada!
Este crowdfunding surge não só como forma de apoio mas também um convite à participação no Festival. Se estás interessado em participar, acompanhar a equipa artística e os processos criativos dos artistas convidados, entra em contacto connosco a partir das nossas redes!
Segue-nos e acompanha as novidades!
Instagram + Facebook
* Recompensas: Algumas das nossas recompensas são preferencialmente entregues em mão nos dias do Festival! Contudo, se não estiveres presente, entra em contacto connosco para te enviarmos via correio.
Sobre o promotor
A direção artística do Festival Súbito é composta por duas jovens artistas, a Beatriz Sarmento e a Joana Couto. Conheceram-se na primária e partilharam muitos anos de ensino artístico juntas. Seguindo áreas diferentes, juntam-se de novo para combinar as artes visuais com as artes performativas num festival. Em conversas informais durante o primeiro confinamento começam por discutir os pilares de uma estrutura cultural para o jovens artistas devido à falta de rede no momento de arranque das suas profissões. Daí surge o Festival Súbito numa relação próxima entre arte e comunidade.
Beatriz Sarmento, Vila Nova de Gaia, Portugal. Licenciada de Artes Plásticas - Multimédia na FBAUP tendo como principal interesse Curadoria e Performance. Estudou dança durante 12 anos na Escola de Dança Ginasiano. Frequentou a Escola Artística Soares dos Reis, especializando-se em Realização Plástica do Espectáculo do curso de Produção Artística. Curadora de exposição “ACTO” sobre as várias formas das artes performativas (2020 - Cozinha- FBAUP) e co-fundadora das sessões “Conversas sobre Performance” na FBAUP.
Joana Couto, Vila Nova de Gaia, Portugal. Começou o seu percurso na dança desde cedo, realizando 15 anos de ensino especializado no Ginasiano Escola de Dança. Realizou cursos intensivos na Companhia Carte Blanche e em Malandain Ballet Biarritz. Continuou os seus estudos na ArtEZ University of Arts, na Holanda.Trabalha com Kale Companhia de Dança, Companhia Instável, e como freelancer, tendo trabalhado com diversos coreógrafos, como Hélder Seabra, Roberto Olivan, Christine Hassid, Gilles Baron, entre outros. Como coreógrafa estreou em 2021 a peça "If only this was about food".
Orçamento e Calendarização
O Festival Súbito acontece nos dias 17 e 18 de setembro em Vila Nova de Gaia, existindo o programa Órbita - projeto de comunidade - que tem início no dia 1 de setembro. Este crowdfunding serve exatamente para criar uma estrutura mais sustentável para o festival e para estes jovens artistas.
O dinheiro angariado servirá para trazer aos artistas uma maior estrutura económica (50%), para cobrir custos de comunicação e design (35%) e despesas consumíveis durante o programa Órbita e o próprio festival (consumíveis de montagens de exposições, material técnico para a execução de atividades, per diems para os artistas presentes e voluntários, etc.) (15%).
Festival Súbito
O crowdfunding atingiu a totalidade do seu objectivo!
? Muito muito muito obrigada a cada pessoa que contribuiu para fazer o Festival Súbito acontecer! ?
Atingimos o nosso objectivo e o Festival acontece ainda este mês!
Contamos com todxs dia 17 e 18 de Setembro para a programação multidisciplinar do festival! Relembramos que as recompensas prometidas ao contribuir serão entregues em mão durante o festival! Contudo, se não estiveres presente, entra em contacto connosco para te enviar via correio ? Obrigada e até breve ?
Para conhecer a programação do festival segue-nos em https://www.instagram.com/festival.subito/ ?
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Festival Súbito
15 dias até ao final da campanha!
O Festival Súbito está quase a ver a luz do dia! O maior objectivo é criar uma rede entre os jovens artistas que habitam no distrito do Porto!
Queremos desde já agradecer a todos os que apoiaram até agora este festival!
Se ainda não contribuíste ou até gostarias de nos apoiar mais, estamos nos últimos 15 dias do crowdfunding! Qualquer ajuda é bem-vinda!
Passa a palavra, partilha com a tua rede, apoia! Obrigada!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Festival Súbito
Já somos 50 apoiantes
Já somos 50 a acreditar nesta iniciativa!
Vamos continuar a fazer esta comunidade crescer.
Muito obrigada a todos os que nos estão a apoiar.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Festival Súbito
Quase nos 50%!
Muito obrigada a todos os que estão a alimentar esta iniciativa!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários