Nilson Dourado - "Silêncio"

Nilson Dourado - "Silêncio"

Campanha de pré-venda e financiamento coletivo para a finalização e lançamento do álbum Silêncio de Nilson Dourado

  • 2130

    angariado

    26% de 8 088€

    66 apoiantes

  • 12 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 06/09/2021 e só será financiada se angariar um mínimo de 8 088€ até 03/11/2021 - 18:00

Campanha de pré-venda e financiamento coletivo para a finalização e lançamento do álbum Silêncio de Nilson Dourado

Arte-trecho ilustração capa Silêncio by Elia Mervi

Olá! Que bom que vocês vieram até aqui!

 

Farei uma breve apresentação sobre este projeto que é tão especial para mim, mas que só ganha sentido se for ao encontro de vocês.

 

Silêncio é um álbum de camadas, maturado em fogo lento, na alquimia do tempo sem tempo. Trata-se de um álbum de canções que convida a uma escuta fora deste frenesi dos dias atuais, onde de uma maneira geral não há tempo para escutar, contemplar. Silêncio convida a ouvir para fora e olhar para dentro sem perder de vista o horizonte, as estrelas e o invisível.

 

O Silêncio é a minha melhor versão. É onde as várias camadas de mim integram-se no ser que sou. É meditação, é corpo, alma, som, caminho de rio.

 

Na trajetória da realização do álbum Silêncio contei com muitas e importantes colaborações, desde a minha família, inspirando e compreendendo as várias demandas no processo, aos amigos e músicos fabulosos: Francisco Pellegrini, Walter Areia, Diogo Duque, Yedo Gibson, Raquel Reis, Susana Travassos, Tiganá Santana e Marília Shanuel que participaram lindamente. Devo também ressaltar o trabalho do Sérgio Milhano do Ponto Zurca Estúdio de Gravação em Almada que tratou do excelente som do disco em todo o processo de gravação e mistura, sem deixar de lado a captação da voz do Tiganá feita no Brasil pelo Leonardo Mendes. A masterização ficou sob os cuidados do Frederico Cristiano no Mechanical Heart Mastering em Braga. A Helena Gonçalves foi quem captou imagens incríveis das sessões de gravação e realizou comigo este belo vídeo de apresentação da campanha que vocês devem ter visto. E para fechar, já na fase final, a ilustradora espanhola Elia Mervi concebeu uma arte absolutamente fabulosa e sintonizada para a capa deste Silêncio nosso que por aí vem. Essa campanha e o próprio álbum teriam saído no ano passado, 2020 (como cita o crítico musical do Público, Nuno Pacheco, no âmbito da divulgação do concerto de pré-apresentação do álbum que ocorreu na Casa Da Cerca em Almada e contou com transmissão on-line pelo Facebook do jornal em setembro de 2020)* mas algumas questões de ordem pessoal, assim como todo o contexto da pandemia impossibilitaram avançar com o projeto.

Imprensa* https://www.publico.pt/2020/09/12/culturaipsilon/noticia/nilson-dourado-...

Live Público* https://www.facebook.com/Publico/videos/631772730853637/

 

Silêncio será lançado em formato digital e físico (CD e vinil 12”) e eu estou muito feliz em poder compartilhar todo o carinho e amor que tantas pessoas talentosas dedicaram a este projeto que muito em breve passará também a ser vosso!

 

Agora que já assistiu o vídeo de apresentação da campanha, leu este texto até o fim e viu as imagens, entre outros detalhes... já me conhece um pouco melhor e também este meu novo projeto. Penso que seja o melhor momento para escolher a sua recompensa preferida e passar a fazer parte dessa história. Também pode aproveitar e partilhar com os amigos e familiares, para além de difundir esta  campanha nas suas redes sociais, caso sinta que ressoe com os queridos das tuas redes.

Um muito obrigado e até breve!!!

Nilson Dourado

Arte-trecho ilustração contracapa Silêncio by Elia Mervi

Sobre o promotor

Foto-sessão de gravação Silêncio by Helena Gonçalves

Sou músico, multi-instrumentista, compositor e produtor musical, de São Paulo/Brasil e resido em Sintra/Portugal, desde meados de 2011.

 

A música chegou na minha vida de forma espontânea, desde muito cedo, quando recebia toda uma série de influências a partir das cantorias do meu pai, com o seu repertório de sambas-canções, boleros e outras modas e toadas caipiras, e do meu irmão mais velho com o seu repertório de MPB sempre muito eclético e cheio de bom gosto, para além das audições de rock clássico e progressivo que ele me apresentava... e daí veio a guitarra clássica, as primeiras canções, a voz, a percussão, a viola caipira... e daí para frente toda uma vida dedicada à música e as suas diversas camadas.

 

Formei-me em 2005 em viola caipira na EMESP Escola de Música do Estado de São Paulo (antiga ULM Universidade Livre de Música – Tom Jobim). Ali tive contato com grandes mestres e conheci grandes amigos. Ainda antes de concluir o curso de viola caipira descobri o clarinete, instrumento que resolvi encarar como autodidata e se tornou mais uma paixão, para além da guitarra elétrica e do baixo que também já haviam passado a fazer parte da família.

 

Na minha caminhada já colaborei ou obtive colaborações entre estúdios e palcos com artistas ou grupos como Omstrab, Batakerê, Virgínia Rodrigues, Tiganá Santana, Susana Travassos, Luanda Cozetti, Pierre Aderne, Cristiana Águas, Eugenia Melo e Castro, Lia Paris, Celina Da Piedade, AF Diaphra, Rita Joana, Joana Amendoeira, Fred Martins, entre muitos outros. Como produtor musical assino algumas produções de bandas sonoras para dança, teatro, circo e documentários, para além de alguns álbuns produzidos por mim ou em co-produções no Brasil e em Portugal. Neste momento integro o projeto Rua Das Pretas, coletivo liderado pelo compositor Pierre Aderne, com o qual temos atuado intensamente na cena lisboeta e portuguesa de maneira geral, destacando a série Rua Das Pretas Coliseu que acompanhou o público português em 12 episódios na RTP durante o primeiro semestre de 2021.

 

 

Em 2012 lancei de forma independente o meu primeiro álbum chamado “Sabiá”, onde apresento parte do meu universo como multi-instrumentista, compositor e arranjador, assim como o meu trabalho como cancionista. Passados tantos anos e com toda uma nova bagagem de canções, percebi que algumas dessas canções vinham de uma mesma linhagem e que de forma natural se integravam num mesmo ponto de encontro, o “Silêncio”. 

Muito obrigado por estarem comigo nesta caminhada!

 

Agora é só escolher a sua recompensa preferida e seguirmos juntos!

 

Ah! Não se esqueça de partilhar com os amigos, familiares e nas suas redes sociais, se assim lhe fizer sentido.

 

Saudações musicais!!!

Nilson Dourado

Arte- trecho ilustração interna Silêncio by Elia Mervi

Orçamento e Calendarização

O montante aqui arrecadado cobrirá despesas de:

Produção Musical

Estúdio de gravação

Mistura

Masterização             

Músicos               

Vídeos                

Arte                      

CDs

Vinis

Fotos               

Documentos

Promoção digital

Produção geral 

Portes de envio          

Produção executiva                     

Taxa do site PPL                     

Os prazos e formas de entregas das recompensas variam de acordo com cada recompensa escolhida! Esteja atento aos detalhes e para qualquer questão ou maiores informações não hesite em comunicar!

Sáb, 23/10/2021 - 17:33

Qui, 16/09/2021 - 13:58

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Ter, 07/09/2021 - 12:04

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

06/09/2021

66 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 46
    novos apoiantes

  • 20
    apoiantes recorrentes

  • 3
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade