News of the PPL world

13
Nov
2020

Sabes para onde vais?

O jornalismo funciona como os sentidos de uma nação; são a nossa forma de avaliar o estado das coisas, de encontrar sintomas de doenças ou outros problemas sistémicos para que possamos solucioná-los. É ao jornalismo que cabe a comunicação interna de um Estado que se quer tão unido e coeso como um corpo vivo e saudável, capaz de responder rapidamente perante qualquer ameaça, tanto interna como externa. Isto porque, se um organismo não responde, diríamos que está doente, se não mesmo morto.

 

 

Em tempo de crise, como a que vivemos, os cortes e racionamentos são inevitáveis. Mantendo a analogia do corpo, se o frio aperta, o sangue é desviado das extremidades para as partes vitais, como o cérebro e o coração; a sensibilidade nas mãos diminui, a visão fica turva, é-nos difícil saber onde estamos e para onde vamos.
E é justamente assim que nos encontramos, um pouco por todo o mundo. Se os meios para financiar o jornalismo de investigação já escasseavam, com a chegada da Covid-19, passaram para níveis incomportáveis para manter a função. E é para enfrentar esta realidade que grupos como o Fumaça recorreram já ao apoio da sociedade civil através de campanhas de crowdfunding. Outros fizeram o mesmo lá fora, como o Chile, que criou uma plataforma de crowdfunding com assinatura paga onde são publicados estudos de investigação.

 

 

É esta a maior força do crowdfunding: a confirmação da velha máxima de que o todo é maior que a soma das partes. Onde uma pessoa sozinha falha, muitas unidas podem superar. Quer seja para lançar um negócio ou financiar uma causa. Por esse motivo começa hoje mesmo a criar a tua campanha. Assim que enviares receberás acompanhamento personalizado gratuito.

 

29
Oct
2020

Crowdfunding lança ténis de canábis em Portugal

Qualquer aventura começa com um primeiro passo. O do Bernardo foi despedir-se do seu emprego no Reino Unido e, numa jantar com amigos, decidir que ia regressar a casa (Minde, no distrito de Santarém) e lançar-se no negócio do calçado sustentável. Parecia uma ideia louca, mas afinal tinha pernas para andar. Avaliaram o mercado, e viram potencial nas fibras de cânhamo (planta do género Cannabis). Já havia carteiras e malas, porque não sapatos?

 

 

Lançaram uma campanha de crowdfunding que acabou por arrecadar quase 250.000$! Nascia a DopeKicks (antecedora da atual 8000Kicks), e com ela os primeiros sapatos. Foi preciso escolher fornecedores, criar um modelo que fizesse justiça ao ideal sustentável da marca e, diz o próprio, nada disto seria possível sem a ajuda da sua avó, Maria Otília, que conta com 50 anos de experiência na área e ajudou na escolha dos melhores fornecedores.

 

 

O cânhamo, assegura Bernardo, é a única fibra de que são feitos os ténis, o que se converte não é só uma infindável ferramenta de marketing, mas sobretudo a garantia de calçado mais sustentável. “É um super material. É super resistente, cresce praticamente em todo o lado, dispensa o uso de pesticidas e inseticidas e precisa de cinco vezes menos água do que o algodão”, explica.

A marca orgulha-se ainda de produzir as “primeiras palmilhas do mundo feitas de cânhamo”, de compor as suas solas a partir de algas, tornando o produto final totalmente vegano, e de aplicar um acabamento nos seus ténis que os faz repelir a água. “Queremos mostrar que este é o melhor tecido que existe e isso acontece fazendo os melhores produtos. Se conseguirmos que o canábis se torne mainstream, perfeito, arranjamos outra ideia e montamos outra empresa”, remata Bernardo, que é também o CEO da 8000Kicks.

 

 

23
Oct
2020

Se eles conseguem, tu também consegues!

O Twitter oficial da manga Dropkick on My Devil! (Jashin-chan Dropkick) anunciou que a campanha de crowdfunding para a terceira temporada atingiu o objetivo em apenas 33 horas!

Esta foi uma iniciativa lançada a 30 de setembro, com o objetivo de angariar pelo menos 20,000,000 ¥ (cerca de 161.000 €) e até ao momento já ultrapassou a meta, tendo angariado 229.000€.

Pelo menos 10 pessoas investiram 220.000 ¥ (cerca de 1700€), o que lhes dá a recompensa de criar os títulos dos episódios que vão compor a terceira temporada. Houve até quem investisse 1.100.000 ¥ (cerca de 8800€) para receber o direito de criar o título da terceira temporada inteira (sujeito a aprovação do comité de produção).

 

 

Terminada a campanha, restará aos fãs aguardar pacientemente pelo menos um ano para que possam ver a nova temporada finalizada.
Iniciativas como esta, onde um criador de conteúdos se aproxima tanto dos seus fãs que os convida para dentro do processo criativo, poderão vir a ser a norma, não a exceção. E como ponto de união, terás sempre a PPL para te apoiar. Se também és um criador que procura aproximar-se dos seus fãs, de que esperas para começar hoje mesmo a tua campanha? Temos tudo o que precisas para ajudar-te a concretizar os teus sonhos.

13
Oct
2020

Precisas de ajuda para a tua startup?

 

Tens uma ideia e não sabes por onde começar? Ou já criaste a tua startup ou negócio e precisas de aconselhamento? O SEEK Startup Consulting oferece serviços de apoio pró-bono. Nas palavras do SEEK:

O empreendedorismo cresce todos os dias em Portugal e no mundo, e o número de startups aumenta todos os dias a um ritmo alucinante. Sabemos que o caminho para o sucesso não é fácil, e que a taxa de sucessos nos primeiros anos de atividade é realmente baixa e por isso mesmo, criámos o SEEK.

O SEEK Startup Consulting nasceu precisamente porque, principalmente em tempos de crise como aqueles em que vivemos, é cada vez mais evidente que os pequenos negócios precisam recorrentemente de ajuda para alcançar as suas metas. O nosso objetivo, como uma iniciativa de estudantes da Nova School of Business and Economics, é explorar a indústria de forma aprofundada e fornecer serviços de consultoria pro-bono a empreendedores e startups que tenham um produto, serviço ou até uma ideia por materializar.

O SEEK oferece serviços pro-bono focados em diversos aspetos importantes tanto para uma entrada eficiente no mercado (benchmarking, crescimento e análise de concorrência) como também em aspetos relacionados com a estrutura organizacional, desenvolvimento de modelo de negócio, operações e vendas. Os nossos consultores focam-se na resolução de problemas e mantêm um relacionamento de proximidade com os nossos clientes, estabelecendo ligações e sinergias.

Para além destas principais áreas de serviço, comprometemo-nos e adaptamo-nos às necessidades específicas de cada cliente, fazendo uma avaliação interna de modo a entender se temos capacidade para corresponder com as necessidades.

Para esclarecer qualquer questão ou se quiser saber mais sobre o SEEK, contacte-nos através de seekstartupconsulting@gmail.com ou pela nossa página de Linkedin: https://www.linkedin.com/company/seek-startup-consulting

12
Oct
2020

A primeira vacina do Crowdfunding?

A empresa de Biotecnologia Axon Neurosciences afirma ser uma das poucas empresas farmacêuticas independentes, ao contrário da chamada Big Pharma, um grupo de gigantes farmacêuticos que ditam as regras no que diz respeito à Saúde mundial. Após investigarem e desenvolverem uma vacina para combater a doença de Alzheimer, agora estão focados em desenvolver a primeira vacina independente contra a Covid-19. E o que é ainda mais inovador? Este será um processo financiado por crowdfunding!

O grupo farmacêutico convida todos os que queiram apoiar a campanha a tornarem-se investidores no desenvolvimento de uma vacina que, asseguram, será mais eficiente na proteção e também mais segura por não gerar uma reação imunológica desnecessária que pudesse pôr em risco a saúde da população.

O que hoje nos parece insólito, amanhã pode tornar-se a norma. Quando aumenta a desconfiança na Organização vigente, é natural que surjam associações prometendo pureza e independência. Cabe-nos hoje decidir como queremos que seja o amanhã. Através de ações tão simples como apoiar campanhas de crowdfunding, estamos a construir o nosso futuro. Decide como queres que seja, ajudando a financiar uma campanha.

07
Oct
2020

Não abandones os teus apoiantes

Quando é que termina uma campanha de crowdfunding? Quando a publicamos? Quando atingimos o objetivo? Não.

Quando entregamos as recompensas aos nossos queridos apoiantes!

Sabendo que sem a sua confiança e generosidade, nada teria sido possível, esta é a oportunidade ideal para preparar algo especial. Se a recompensa é um livro, porque não escrever uma dedicatória? Se oferecemos um frasco de doce, porque não juntar um bilhetinho escrito à mão?

As recompensas são o nosso grande momento para nos destacarmos do comércio tradicional, onde dificilmente haverá um contacto tão próximo entre quem produz e quem compra. Se queres um exemplo de tudo o que podes e deves fazer nesta fase, basta-te olhar para o excelente esforço de promoção que tem feito a Margarida, autora do livro "Para Onde Vão As Meias Que Desaparecem?"

Foi difícil, deu trabalho, mas no final, o livro foi produzido e enviado aos apoiantes.

30
Sep
2020

Quantas vezes devemos insistir até conseguir?

Uma boa parte do que significa promover uma campanha resume-se a estabelecer contactos e pedir que nos apoiem. Sim, “pedir” e não “perguntar” pois a necessidade é real. Quando perguntamos a alguém se gostava de nos ajudar, já perdemos parte da força necessária para a convencer. Sejamos realistas: quem não chora, não mama. E num mundo onde tudo e todos choram ao mesmo tempo em busca de algo, o mais certo é estarmos a competir com a nossa voz baixa no meio de uma barulheira tremenda. Se temos medo de incomodar, se não queremos tornar-nos repetitivos, se temos como plano de divulgação lançar a campanha e ficar parados à espera que apareçam pessoas, mais vale arrumar a cana de pesca e voltar para casa.

 

Para conseguir um só apoiante, é seguro pensar que teremos de bater à porta de dez potenciais apoiantes. Outra estimativa é que vamos ouvir sete nãos antes de ouvir um sim. Há que contar com os nãos, estar acostumado a eles, e ainda assim tentar uma e outra vez, pois a próxima pessoa poderá ser o sim que financia a nossa campanha.

Mas isto não significa que devamos insistir com a mesma pessoa até que ela ceda e nos apoie. Existe uma fina linha que devemos atravessar até conseguir que alguém nos apoie pois de ambos os lados caímos no abismo. Um dos extremos é quase não tentar, o que nos transforma em figuras transparente e rapidamente esquecíveis. Falamos uma vez e esperamos dois meses parados à espera que a pessoa venha ter connosco. Não funciona. No outro extremo temos a pessoa que insiste e repete-se e chateia tanto que, justamente por isso, cria rejeição no público e também ela não consegue um único apoiante, talvez até ao contrário, consegue pessoas que secretamente anseiam pelo falhanço da sua campanha também não funciona.

Atravessar a fina linha necessita de capacidade de observação, saber ler a situação, o outro, o momento certo. Exige também sensibilidade para tatear o caminho e perceber por onde seguir e quais barreiras é melhor contornar. Finalmente, é obrigatória uma certa iniciativa e estratégia para alcançar a vitória (o apoio) quando a oportunidade se apresenta e é necessário alcançá-la.

11
Sep
2020

Equity Crowdfunding: quais as próximas tendências?

O que é o “Equity Crowdfunding”?

 

O equity crowdfunding, ou financiamento colaborativo de investimento como é formalmente conhecido em Portugal, permite às startups mais promissoras angariar capital de muitos investidores de forma rápida e conveniente. O mercado mais maduro neste sector é o Reino Unido, com plataformas como a Syndicate Room, a Crowdcube ou a Seedrs (tendo esta última ajudado a financiar várias startups portuguesas).

Os exemplos de sucesso mais conhecidos de empresas que recorreram a este tipo de crowdfunding pertencem ao sector do Fintech (Revolut e Monzo, alguém?) e das cervejarias e destilarias artesanais. A Brewdog angariou cerca de 95 milhões de dólares até à data, graças a dezenas de milhares de investidores! Surpreendente? Na realidade demonstra o poder do crowdfunding, com o qual as empresas vão buscar investidores na sua comunidade de seguidores. Várias dezenas de iniciativas nestes sectores têm aproveitado a onda para angariar financiamento.

 

 

Próximas tendências

 

Este ano, a This, uma startup inglesa que produz substitutos de frango e bacon unicamente com ingredientes vegetais, chamou a atenção dos investidores e da comunicação social ao angariar mais de 4 milhões de libras em menos de 2 dias na Seedrs. Numa altura em que estamos cada vez mais consciencializados sobre os efeitos que o consumo de carne pode ter nas alterações climáticas, são várias as empresas que trazem novos produtos ao mercado, como a Impossible ou a Beyond Meat. Esta última está em bolsa desde o ano passado nos Estados Unidos.

 

 

Outra startup que usa a sua missão de reduzir a pegada ecológica para cativar os seus utilizadores e investidores é a Yayzy. Trata-se de uma app bancária, que mede a pegada carbónica de cada compra que realizamos, ajudando-nos a quantificá-la com mais precisão e a atuar em conformidade para minimizar ou compensar o nosso impacto ambiental. Quando faltam mais de 30 dias para o final da campanha, esta startup já conseguiu angariar mais de 100% do montante que pretendiam.

 

 

Numerosas fontes confirmam que os consumidores favorecem cada vez mais produtos e serviços de empresas com missões ambientais e sociais, tornando-se frequentemente embaixadores das suas marcas preferidas. O crowdfunding permite às empresas capitalizar essa lealdade, e aos consumidores investir nas empresas em que mais acreditam, algo historicamente reservado a investidores profissionais. Será interessante assistir à próxima geração de empresas com um propósito e, porque não, investir nelas!

04
Sep
2020

Promotores que crescem connosco

É um prazer poder acompanhar como a Rupy continua a crescer. Desde a campanha lançada em Outubro do ano passado para financiar a criação do site e de novos brinquedos, que muito aconteceu: Criaram o Mipy (bonequinho de madeira), cubos de cortiça, o "ovo dentro do ovo", sólidos geométricos de madeira e, claro, uma página web espetacular!

Podes visitar a loja online e acompanhar as novidades no Facebook.

A PPL é esta ferramenta incrível, que permite unir uma pessoa com uma ideia à comunidade que a irá financiar. Simples, rápido e seguro. De que estás à espera para tirar essa ideia da gaveta?

03
Apr
2020

A PPL junta-se à luta contra o Covid

 

Quando toda a sociedade civil se ergue para enfrentar a crise, quer produzindo máscaras e viseiras, quer reunindo comida, donativos, ou o quer que seja necessário para proteger os nossos heróis na linha da frente, também a PPL ocupa o seu lugar como plataforma de angariação de fundos de e para todos.

Visto que tempos excecionais exigem medidas excecionais a PPL criou um canal exclusivo para campanhas de angariação de fundos cujo objectivo seja apoiar directamente a luta contra o vírus, nomeadamente com material hospitalar, alimentação ou outra logística para os profissionais de saúde.

As campanhas deste canal estão isentas da comissão da plataforma (5% +IVA), permanecendo apenas as comissões de pagamentos, e mesmo estas foram reduzidas (2% +IVA) graças ao apoio de um dos nossos parceiros de pagamento, HiPay.

Aproveita esta oportunidade para suprir as necessidades que surgem ao teu redor. Com o apoio de todos, passaremos por esta dificuldade mais fortes e unidos que nunca.

 

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