Notícias do mundo PPL
Uma ideia poderosa pode mudar o mundo

The Chosen é uma série de televisão americana de drama histórico cristão criada, dirigida e co-escrita pelo cineasta Dallas Jenkins. É uma série de várias temporadas que gira em torno da vida de Jesus de Nazaré. Situado na Judeia e Galileia do século I, a série concentra-se em Jesus e nas pessoas que o viram de perto, explorando as suas perspectivas.
Este é um caso notável, pois tanto a primeira temporada como as seguintes foram financiadas por crowdfunding. Só em 2021, os telespectadores contribuíram com 40.000.000$ para a produção e lançamento da série, tornando-a gratuita para o público em geral!
Quando uma ideia poderosa é captada por alguém com os meios para mover milhões, coisas incríveis tornam-se realidade. É essa a força do crowdfunding e nós estamos aqui para te ajudar a tirar proveito dela.
Podes começar agora mesmo a preencher o formulário da campanha. Fala-nos sobre o teu projeto, sobre ti, escolhe um título, um objetivo, umas imagens, e estás pronto a abraçar o mundo inteiro!
Programa de Transição para a Inovação Social

A IRIS partilha o lançamento do Programa de Transição para a Inovação Social, destinado a organizações com missão social!
Promovido pela Fundação AGEAS e pelo Instituto do Banco Europeu de Investimento, e com o apoio da UDIPSS-Porto, trata-se de um programa de formação vocacionado para o desenvolvimento de iniciativas inovadoras, criativas e sustentáveis por parte de organizações com missão social, com experiência na resposta aos desafios sociais do território. O programa irá decorrer durante 3 meses (setembro a dezembro de 2023), num formato híbrido, com formações presenciais e mentorias online.
Sessões de esclarecimento?
Em maio irão decorrer duas sessões de apresentação do programa onde podem ser esclarecidas eventuais dúvidas:
- 24 de maio | 12h | 4ª feira | online
- 30 de maio | 16h30 | 3ª feira | online
- Inscrições obrigatórias aqui.
Qual o prazo para as inscrições?
Até às 23h59 do dia 14 de junho de 2023, submetidas online, através de preenchimento de formulário disponível aqui.
Mais informações?
Pode descarregar a brochura aqui.
A Quinta Clandestina é um movimento forrozeiro semanal gratuito

A "Quinta Clandestina", que promove convívios de forró, conta a sua experiência com a bem sucedida campanha de crowdfunding. Obrigado equipa, e votos de muito sucesso!
Desde junho de 2022, o evento acontece todas as quintas-feiras e se tornou um ponto de encontro importante para os amantes do forró na cidade do Porto, contribuindo para a difusão e valorização dessa cultura.
A Quinta Clandestina tem a visão de que podemos fazer a diferença e transformar a sociedade. O crowdfunding “Forró na Praia”, iniciado em 27/02 nos mostrou que isso é possível.
Estamos muito felizes com o resultado alcançado e agradecidos pela união de nossa comunidade. Foi uma experiência inesquecível ter todos envolvidos na nossa campanha.
Nosso projeto, cresceu acreditando no coletivo e essa crença continua. O crowdfunding foi uma ferramenta importante que impulsionou nosso crescimento, pois foi compartilhando a ideia com todos que vimos um engajamento incrível.
É inspirador quando todos abraçam a ideia e seguimos unidos, ajudando uns aos outros para um bem comum - Esse é o conceito de comunidade que acreditamos, onde todos pertencem e se ajudam.
Ficamos surpresos com o poder do coletivo quando o primeiro objetivo estabelecido foi alcançado antes do prazo e mantendo essa união até o fim, ultrapassamos o segundo objetivo. O projeto ganhou visibilidade e tivemos a oportunidade maravilhosa de compartilhar a nossa trajetória com a Revista Jornal Magazine.
O sucesso da Quinta Clandestina não para por aí! Além dos eventos semanais e do forró na praia, também promovemos o forró como uma cultura viva através do nosso podcast e compartilhamos conhecimento nas primeiras quintas do mês com aulas gratuitas.
O nosso podcast https://open.spotify.com/show/3yI6AOgViTCoiuSvKCrhrs?si=8be28dcb122343d5&nd=1 nos permite discutir diversos aspectos do forró, desde a música até a dança que nos une. Sonhamos em ultrapassar as barreiras geográficas e contribuir com o forró na comunidade global. E, acredite, estamos fazendo isso acontecer!
Conheça mais sobre nós e faça parte da nossa comunidade https://www.instagram.com/quinta.clandestina/
Seguimos acreditando que juntos somos sempre mais fortes!
Agradecemos e ficamos felizes em compartilhar nossa história com vocês!
Crowdfunding chega até onde a imaginação alcança

Estivemos à conversa com o JN, falando do passado, presente e futuro do Crowdfunding em Portugal. Desde 2011 que a PPL se mantém como a principal opção no modelo de recompensas, e isso traduz-se nos resultados, tendo sido arrecadados com perto de 1,4 milhões, apenas na categoria Social, onde encontramos a maior parte das Causas solidárias.
A entrevista passou pela história do pequeno Nilton, um rapaz de Estarreja que sofreu um AVC hemorrágico e que, por não encontrar condições que o acolhessem em segurança em casa, foi apoiado pela Pedrinhas, uma cooperativa que se dedica a suprir as necessidades físicas e emocionais de crianças com doenças graves, nomeadamente através da “resolução de problemas habitacionais dos imóveis particulares” onde estas residem.
Depois passámos por outras campanhas de sucesso, desde a compra de um sistema de som para animar os finais de dia com Forró, até à criação de uma aplicação para ajudar os pais a aceder a receitas, organizar ementas, fazer a respetiva lista de compras, etc...
E estes são apenas alguns exemplos já que as razões que servem de inspiração ao crowdfunding chegam até onde a imaginação alcança.
Se também queres alavancar o teu negócio, apoiar uma causa social, lançar um produto ou simplesmente dar música aos teus amigos, estás já no sítio certo. Cria a tua campanha!
Ajudar gatos com peritonite infeciosa felina

A Peritonite Infeciosa Felina (PIF) é uma doença viral que afeta gatos. É causada por um tipo de coronavírus que geralmente resulta em sintomas leves mas, em alguns casos, o vírus sofre uma mutação e o sistema imunológico responde atacando o próprio corpo do gato, levando a sintomas mais graves e, infelizmente, muitas vezes, fatais.
A Peritonite Infeciosa Felina (PIF) pode ser curada? Até recentemente, a resposta infelizmente era não. No entanto, um novo tratamento antiviral foi desenvolvido e tem mostrado resultados promissores na cura da doença. O tratamento geralmente dura 12 semanas e muitos gatos já recuperaram. No entanto, há um problema: o antiviral ainda não está licenciado em Portugal ou em qualquer outro país, o que significa que só pode ser obtido através do mercado secundário, encarecendo o tratamento.
Muitos donos preocupados já procuraram a PPL em busca de ajuda, criando campanhas para salvar os seus amigos de quatro patas, e muitos, felizmente, foram já ajudados pela comunidade de apoiantes. Se tens ou conheces quem tenha um gato em apuros, estás já no sítio certo. Começa hoje mesmo a criar a tua campanha. Se queres e podes ajudar a salvar um gatinho, não vás mais longe e apoia aqui.
Soonset inicia a sua atividade oficialmente

Da marca de loja online à de representação de artistas
Após uma campanha de crowdfunding bem sucedida na PPL para registo de marca a nível europeu, a Soonset chega finalmente ao seu conceito final. O que começou como uma loja online para venda de reproduções de Mixed Media da mentora do projeto, Gisela Cruz, cresceu para um conceito mais amplo de management de artistas. A Soonset tem o início de atividade marcado para 4 de Abril, com a inauguração de uma exposição em Coimbra e encoraja outros artistas a juntarem-se ao projeto.
A 2 de Dezembro de 2020 terminava de forma bem sucedida a campanha de crowdfunding que permitiu à Soonset existir enquanto marca (https://ppl.pt/giselacruz). A mentora, Gisela Cruz, iniciou o projeto numa formação de empreendedorismo do IEFP e desenvolveu um Plano de Negócio que incluía apenas a abertura de uma loja online para venda de reproduções dos seus trabalhos em Mixed Media. Registada a marca por 10 anos a nível europeu, o passo seguinte era fazer o site e abrir a loja online.
Desde essa altura muito se alterou, a começar pela própria expressão criativa da artista. O que começou por ser apenas wall art / arte de parede em Mixed Media, evoluiu para peças 3D e as preocupações com beleza, luz e boas energias progrediram para trabalhos com um forte cariz de crítica social, bem mais condizente com o seu passado de jornalista e marketeer.
No percurso como empreendedora e ao expor o seu projeto, a Gisela percebeu que muitos artistas têm uma grande lacuna a preencher para conseguir escoar o seu trabalho: a parte comercial. Com um passado ligado à Comunicação e Marketing e inúmeras formações de empreendedorismo, redes sociais, Wordpress, etc., o passo óbvio era abrir a sua loja a outros colegas da área e usar os seus conhecimentos para os ajudar. Assim, a Soonset rapidamente adquiriu um cariz mais abrangente de management de artistas. Além da loja online, um cliente da Soonset terá acesso a formação e aconselhamento, poderá aprender a gerir as suas redes sociais, desenvolver peças de merchandising, etc…
A inauguração da Exposição “Hard Times”, da mentora Gisela Cruz, no dia 4 de Abril, no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, marca também o início oficial do projeto. É nesta altura que será apresentado o site/loja da Soonset, onde estarão disponíveis peças e merchandising alusivos à exposição, que estará patente ao público até dia 7 de Maio.
A exposição “Hard Times” é uma abordagem temática controversa sobre o estado atual do mundo, dada pelo ponto de vista de uma ex-jornalista que não está muito feliz com as atuais notícias, já que parecem ter-se tornado, invariavelmente, propaganda. Este tema inspirou uma campanha de marketing e uma linha de merchandising bastante jocosas, com base na ideia de que qualquer pessoa que questione a narrativa instituída é um teorista da conspiração (https://soonset.biz/store). Trata-se de um exemplo de como monetizar um conceito artístico, uma das bases da atividade da Soonset.
Depois do início oficial da atividade, outros artistas serão agregados ao projeto e apresentados ao público. Dos artistas visuais aos músicos, dos crafters com identidade aos atores e influencers, a Soonset está de portas abertas para receber aqueles que se cansaram de pôr o seu futuro nas mãos de outros e pretendem que o seu hobby se torne profissão.
Se é artista, mas também quer tornar-se empresário, contacte a Soonset: www.soonset.biz.
O lançamento de uma indústria de limpeza ambiental

Estávamos a 15 de setembro de 2014 quando a organização ambiental Ocean Cleanup, fundada pelo holandês Boyan Slat (20 anos, na altura), concluiu com sucesso a sua campanha de crowdfunding. Com o apoio de mais de 38 000 apoiantes de 160 países, em 100 dias foram angariados mais de 2.154.282$, tornando-a “a campanha de crowdfunding sem fins lucrativos mais bem-sucedida da história” e colocando a Ocean Cleanup mais próxima de alcançar a sua missão final: limpar o plástico dos nossos oceanos.
Nove anos já se passaram, e a Ocean Cleanup conta atualmente com uma vasta frota capaz de capturar o lixo que flutua nas nossas águas, assim como impedir que este chegue a entrar no oceano, vindo de descargas nos próprios rios. Além disto, já realizou inúmeras expedições científicas para entender melhor a dimensão do problema e melhorar a eficiência dos seus sistemas limpeza.
Se, tal como o Boyan, gostas de arregaçar as mangas e encarar os problemas de frente, estás já no sítio certo. Começa a preencher o formulário da campanha e envia-nos o que tens para que juntos possamos construir a melhor campanha possível.
Sentido para avançar
A promotora Ana Castanheira partilha connosco a sua experiência com a sua campanha "O Livro de Sentir", que consegiu angariar mais de 3400 euros graças a mais de 80 apoiantes!
Esta campanha de financiamento colaborativo começou a ser preparada bastante tempo antes de ser lançada. Toda a informação disponibilizada pela PPL foi chave para o bom delinear do plano estratégico do projeto e da sua apresentação. Deliberadamente, ele foi apresentado na sua componente sensível para avaliar como e até onde chegaria a mensagem.
Ao colocar a campanha no ar desde o primeiro instante deparei-me com vários desafios, logo de imediato a noção da percepção única de cada pessoa no entendimento da mensagem, um pouco mais à frente a realização de que uma grande parte do meu público alvo não está na net e tinha dificuldades de interação com a plataforma de vária ordem.
Cada semana foi uma etapa, fazia uma avaliação do que tinha conseguido atingir e o que faltava. Inicialmente a participação foi lenta, o que me levou a alterar os valores das recompensas para poder ser mais acessível o apoio. Apercebi-me que era muito importante a apresentação pessoal de um para um e a ajuda no uso da plataforma, bem como a desmistificação da questão do fornecer dados pessoais.
O ponto de viragem principal foi aperceber-me da importância de fazer um evento que mostrasse um pouco mais sobre o livro e facilitasse a compreensão da lógica do financiamento colaborativo.
Foi chave a força que me moveu para me focar sempre na importância de fazer este livro chegar às pessoas, e a atenção sobre o que poderia fazer que ainda não tinha feito para o alcançar. A vontade de avançar vinha do feedback de muitos e entusiastas apoiantes que me foram abrindo caminhos, perspetivas e portas para o desenvolvimento na prática dos potenciais do livro, levando-o hoje a dimensões não imaginadas de interações artísticas (música, fotografia e pintura) e à interação com outras propostas de desenvolvimento pessoal e humano para além das inicialmente previstas.
O lançamento do livro está previsto para 25 de Março às 15h na Fábrica de Alternativas de Algés, e estão em planeamento outras sessões de apresentação com música, dança e meditação em lugares a anunciar em breve, bem como a elaboração de exposição interativa e uma instalação. Toda a informação sobre os eventos futuros pode ser seguida no Instagram @Ousarvoar, onde o livro também estará à venda brevemente.
Estou muito feliz com o principal objetivo alcançado, o de inspirar um maior número de pessoas a entrar em contacto e refletir sobre a importância da sensibilidade no seu próprio desenvolvimento enquanto ser humano, e a despertar para novas perspectivas de expressão e expansão da sua vida. Boa e bela maneira de apresentar o meu programa de Life coaching Ousar Voar. Missão cumprida.
Imensamente grata.
Ana Castanheira
Life coach conscienteSê o teu sentir único e a infinidade da sua expressão.
#ousarvoar

INCrowd Replication

Vimos por este meio convidar-te a ti ou à tua organização a participar, de forma totalmente gratuita, no workshop INCrowd Replication. O objetivo é transmitir os conhecimentos necessários sobre a possibilidade de angariar fundos através do crowdfunding. Podes efetuar o teu registo aqui (as vagas são limitadas).
O projeto europeu INCrowd tem vindo a promover o crowdfunding para que seja utilizado por jovens (muitas vezes NEETs - dos 18 aos 30 anos que não estudam nem trabalham) que procuram criar impacto positivo através das suas ideias de empreendedorismo social ou cultural. Após os resultados e lições obtidos através do INCrowd, estamos a organizar este evento, com a European Crowdfunding Network, através do qual podersá saber em primeira mão como adotar este tipo de projeto educacional na tua comunidade.
O evento terá lugar na Universidade NOVA em Carcavelos, no dia 21 de Março a partir das 9:00 (ver agenda abaixo).
- ·Data: 21 de Março de 2023
- Local: Nova School of Business and Economics – Campus Carcavelos
Agenda:
09:00 – 09:30 Apresentações
09:30 – 10:30 Introdução ao crowdfunding - PPL (PT)
10:30 – 11:30 Crowdfunding como ferramenta para a sustentabilidade - GoParity (PT)
11:30 – 12:00 Coffee Break
12:00 – 12:20 Overview of INCrowd project - EUROCROWD (EN)
12:20 – 13:00 Implementation of training in Pilot Countries - EUROCROWD (EN)
13:00 – 13:30 Best practices of crowdfunding campaigns - EUROCROWD (EN)
13:30 – 14:30 Lunch Break
14:30 – 15:30 Workshop: Roadmaps to implement crowdfunding training – EUROCROWD (EN)
Ficaríamos muito satisfeitos se tu ou um representante da tua organização pudesse participar no evento. O registo é efetuado através de um pequeno formulário, acessível aqui.
As vagas são limitadas!
Inteligência emocional para os mais jovens

Em 2021 acolhemos a campanha da Sara para financiar o PlayMENTO, um jogo de cartas que permite às crianças e adolescentes explorarem e conhecerem melhor as suas emoções e sentimentos e como é que estes se expressam no Corpo. A campanha foi um sucesso e 116 apoiantes ajudaram à sua concretização, tendo angariado mais de 2000€!
Com o PlayMENTO materializado, restava à Sara levá-lo para junto dos mais jovens, e foi justamente isso que aconteceu. Através de vários Workshops e formações, o PlayMENTO tem servido como ferramenta para trabalhar as emoções das crianças, para partilhar a importância da nossa própria consciência emocional enquanto adultos para sermos modelos de gestão emocional dos nossos pequenotes… e claro, como jogo divertido para desenvolver a inteligência emocional da criançada!
Quantos jogos como o PlayMENTO aguardam nas gavetas desse Portugal fora à espera de verem a luz do dia? Basta um primeiro passo para colocar tudo em movimento, e esse primeiro passo está aqui. Começa hoje mesmo a preencher o formulário da campanha, não adies mais.
- 1 de 22
- seguinte ›