Notícias do mundo PPL
Se já és CEO, tenta ser LEO
A conhecida sigla significa Chief Executive Officer, mas o que propomos é um Leader Executive Officer. Podem parecer semelhantes, ambos ocupam posições de poder e destaque, mas na verdade são quase opostas.
Um “chefe” dirige a sua equipa da dianteira. Espera que cada um cumpra a sua função e vê cada um dos colaboradores como subordinados. Exige obediência e respeito, acabando por cair muitas vezes em ameaças e medo. Um “chefe” usará mais frequentemente eu isto, e vocês aquilo. A felicidade dos trabalhadores é secundária, ou nem sequer entra na equação de produtividade, e o que importa são os resultados.
Um “líder” dirige desde a linha da frente, mostrando como se faz. Não é por acaso que existe a expressão “liderar por exemplo” e não “chefiar por exemplo”. Um líder prefere o pronome “nós” e adota uma postura de companheirismo. Sabe o nome de todos os membros da equipa, desde o estagiário ao gestor, e o seu papel é orientar a equipa.

Num cenário de catástrofe, encontraríamos o chefe sentado no primeiro bote salva-vidas, ocupando o lugar de um dos seus colaboradores pois, afinal, quem é mais importante do que ele? Já o líder estaria a garantir que todos entravam em segurança, verificando que não tinha ficado ninguém perdido para trás, e só no fim, salvar-se-ia. Isto porque ele é movido pela necessidade de Serviço e Dever. Enquanto o “chefe” apelas se serve a si próprio.
Estas são as mudanças de atitude que os novos tempos exigem. Maior proximidade, união, ligação, e são justamente estes os princípios que regem a PPL e o Crowdfunding.
Crowdfunding de 2 milhões salva bebé com doença rara
Uma campanha de crowdfunding, mobilizou recentemente o Chile, terminando por angariar os mais de dois milhões de dólares necessários para salvar um bebé com uma doença rara.
Tudo começou com um anúncio no Instagram dos pais do Rafita, que nasceu com atrofia muscular espinal. Esta é uma doença neurológica genética rara que, nos casos mais graves, causa a morte nos primeiros anos de vida. A solução? Um medicamente suíço chamado Zolgensma, lançado em 2019. Tudo estaria bem, não fosse este ter um custo de 1.700.000€!
"Fomo-nos abaixo, partiu-nos o coração, mas não paramos porque o nosso Rafita precisa de nós. Ele está a lutar por viver e nós por dar-lhe tudo aquilo de que necessita para consegui-lo", escreveram os pais do bebé no início da campanha de crowdfunding que se tornou rapidamente viral nas redes sociais e daí passou para as televisões nacionais, acompanhada de uma foto do bebé ligado a um ventilador.

A doença manifesta-se com uma perda progressiva de força muscular, mas alguns fármacos já permitem minimizar os seus efeitos, caso do Zolgensma, que no ano passado se tornou o medicamento mais caro do mundo - destronando o Luxturna, que combate a cegueira causada por outra doença rara e custa quase 1 milhão de euros.
No total, o casal conseguiu angariar 1.600 milhões de pesos chilenos, o suficiente para comprar o medicamento.
Analisando este incrível caso de sucesso, vemos todos os ingredientes para a vitória. Uma necessidade capaz de mover montanhas, um público vasto, preparado para ajudar, e uma plataforma de crowdfunding capaz de os unir a todos sob um mesmo ideal.
Se conheces uma necessidade que precisa de ser suprimida, de que esperas para lançar a tua campanha? Dá o primeiro passo e cria a tua campanha.
Aquário utiliza crowdfunding para alimentar medusas
Um aquário na província de Yamagata iniciou uma campanha de crowdfunding para alimentar a sua mundialmente conhecida coleção de medusas, enquanto luta por se manter à tona no meio desta pandemia.
O Aquário Kamo, na cidade de Tsuruoka, Japão, costuma atrair cerca de 500.000 visitantes por ano mas, devido à pandemia, o número de visitantes caiu para menos de metade.
O declínio acentuado deixou o aquário com escassez de fundos para comprar artémias, um tipo de plâncton que serve como fonte de alimento para a sua coleção de cerca de 60 espécies de medusas.
Em 21 de janeiro, o aquário lançou uma campanha na principal plataforma de crowdfunding japonesa para angariar 5 000 000 ¥ (47 600 $), o custo de alimentar as medusas durante um ano. Até à data, já angariou mais de 5 000 000 ¥.
Os apoiantes podem fazer doações a partir de 3000¥, recebendo em troca entradas no aquário e merchandising original.

Esta pode ser a solução para colmatar muitos dos problemas que vivemos atualmente. De Museus a Salas de Espetáculos, Teatros ou Cinemas, ou até mesmo Aquários e Jardins Zoológicos, todos somam despesas continuas unicamente suportadas por uma igual entrada de visitantes. E é aqui que tu podes entrar!
Pensa bem, olha ao redor, quem podes ajudar? Entra em contacto, e desenha uma estratégia. A estratégia deste aquário pode ser aplicada cá também!
Envia-nos o que tiveres e nós ajudamos-te a criar a melhor campanha possível. Juntos vamos sair desta crise!
Prepara-te bem para a tua campanha

No saber é que está o ganho
Antes de lançares uma campanha de crowdfunding, é essencial recolheres alguma informação primeiro. Isto vai ajudar-te a planear bem a campanha, e vai-te dar tempo para corrigir as pequenas falhas que certamente te estão a escapar. Mas quando se trata de receber comentários e opiniões, o melhor é encontrar o canal correto para a tua campanha: pode ser redes sociais, e-mail, ou simplesmente o sempre atual boca-a-boca. Encontrarás aqui um guia dos passos que podes tomar antes de lançares a melhor campanha de sempre!
Faz pesquisas de produtos através de anúncios no Facebook
Idealmente, terás orçamento para criar anúncios de pesquisa no Facebook. Isto vai ajudar-te a avaliar se o público está interessado no produto da tua campanha ou não. Simultaneamente, poderás obter os contatos (e-mail ou telemóvel) destes que poderão vir a ser os teus futuros clientes. Com um orçamento definido e um público-alvo cuidadosamente selecionado, os anúncios do Facebook são uma das melhores formas de realizar pesquisas de produtos para estruturar campanhas de crowdfunding.
Envia newsletters
Se já tens a tua lista de e-mails criada, também podes usá-la para fazer pesquisas de produto. Envia um e-mail para os teus contatos e pede feedback sobre o produto. Isto não só te dará informação preciosa como acrescentará credibilidade à tua campanha. O público entenderá a tua vontade de criar uma campanha de sucesso e, quem sabe, poderás encontrar uma valiosa ajuda nestes comentários.
Aproveita as vantagens das redes sociais
Caso já tenhas uma presença nas redes sociais, podes aproveitar para fazer questionários, perguntas elaboradas ou até mesmo pedir sugestões aos teus seguidores, neste campo, o limite é mesmo a imaginação, mas não te esqueças de criar uma estratégia previamente: o que queres, e como vais consegui-lo.
Procura nos fóruns
Um dos principais lugares para os criadores de campanhas de crowdfunding obterem feedback são os fóruns online. Estes muitas vezes consistem em público que está dentro da área e que podem ajudar-te com contribuições fortes e valiosas.
Faz a tua própria pesquisa.
No fim de contas, é fundamental lembrares-te que o melhor feedback vem sempre da tua própria pesquisa. Procura campanhas de crowdfunding na mesma área e descobre como é que as poderás superar. Desde o preço até ao design do produto e a disponibilidade, precisas de ter tudo em consideração antes do grande lançamento.
Queres financiar o lançamento de um produto?

Uma pulseira para o Apple Watch equipada com câmaras frontais e traseiras vai finalmente ser lançada após quatro anos de desenvolvimento. A Wristcam possui uma câmara de 8 megapixéis capaz de gravar vídeo 1080p e tirar fotos em resolução 4K e possui ainda uma câmara de 2 megapixéis para selfies. O objetivo? Usar o Wristcam como um walkie-talkie de vídeo com transmissão em tempo real.

Roisman, CEO, quando questionado sobre os próximos passos, disse que a empresa está focada em enviar unidades para clientes que apoiaram a campanha original de crowdfunding, que serviu para assegurar a pré-venda de 10 000 unidades. O longo atraso resultou de desafios de design, mas os clientes que permaneceram fiéis à empresa receberam as suas câmaras de pulso até ao final das férias de Natal. Como já se passaram quatro anos, a empresa ofereceu reembolsos a qualquer um dos crowdfunders originais que quiseram o dinheiro de volta.

E para estas iniciativas, e tantas outras que necessitem de apoio e financiamento, o crowdfunding continua a ser a opção mais rápida, simples e segura. Se tens um projeto ou causa que precise de apoio, estás já no sítio certo. Começa hoje a preencher o formulário da tua campanha e envia-nos para possamos ajudar-te a angariar financiamento.
O que andámos a fazer em 2020

2020 ficará na História como um ano, no mínimo, surpreendente. Em fevereiro, quem adivinharia que passado um mês estaríamos todos confinados à solidão das próprias casas? Que teríamos de pensar duas vezes antes de levar a mão à cara? Que beijos e abraços seriam coisa do passado? Foi um ano que nos colocou à prova e que, com a ajuda da PPL, soubemos estar à altura. Começou com uma mobilização geral da sociedade para produzir álcool e equipamento de proteção individual, lançando campanhas para costurar máscaras e até imprimir viseiras com impressoras 3D.

Estávamos fechados em casa, mas não era por isso que a atividade física tinha de parar. Vimos surgir iniciativas originais, como o “Kilometros em Casa” e a “Corrida para a Vida”, que acabariam por reunir quase 60 000€ para apoiar hospitais e serviços de saúde, e movimentos a título particular como o da Maria de Vasconcelos que conseguiu oferecer viseiras reutilizáveis aos profissionais de saúde.

E enquanto uns procuravam a saúde e o bem-estar através do desporto, outros encontraram-na pela via da criatividade. Apareceram livros únicos, e um bom exemplo foi o “UM DIA DE CADA VEZ” de David Machado e Paulo Galindro que angariou mais de 15 000€.
O ensino também foi forçado a adaptar-se à nova realidade, e infelizmente muitas crianças não tinham computador em casa nem meios para receber aulas online. Para combater esta necessidade surgiram campanhas como a do Agrupamento de Escolas Portela Moscavide que conseguiram reunir mais de 12 000€ para comprar equipamento informático para os seus alunos.

Mas não só de Covid-19 se fez 2020. Tivemos a estreia do António Raminhos, que generosamente ofereceu o presente do seu 40º aniversário, e da Jwana Godinho, com o seu Challenge para a União Audiovisual. Tivemos também o prazer de receber caras conhecidas, como a Montis, que reuniu mais de 20 000€ para converter um eucaliptal numa mata, o Jorge Vassallo, que terminou em grande o último volume da sua trilogia de crónicas de viagem na Índia, "Tudo é Possível!", e a Carolina Lucas, que desde 2015 financia os seus tratamentos com a vossa generosidade.

Este foi um ano que nos uniu através do afastamento. Que revelou fragilidades escondidas. Que demonstrou que uma cadeia é tão forte quanto a força do seu elo mais fraco, e que basta um minúsculo vírus para obrigar a ajoelhar as maiores nações do mundo. Mas quanto mais negras são as sombras, mais se revela a luz que brilha por entre elas, e 2021 está aí à porta, iluminando-nos como a tão ansiada luz ao fundo do túnel. Foi uma grande alegria podermos caminhar juntos. Lado a lado com cada um de vocês.

A Associação Coração Delta lança crowdfunding

Paga uma refeição a quem mais precisa
O Movimento Lugar à Mesa surge para minimizar as dificuldades de duas esferas da nossa sociedade: as famílias afetadas pela pandemia e o setor da restauração.
No mesmo projeto, criamos um círculo virtuoso que beneficia as famílias afetadas pela pandemia e, em simultâneo, cria impacto positivo na atividade dos muitos restaurantes que se vêm agora sem clientes. Com este Movimento, criamos um duplo impacto e minimizamos as dificuldades de muitos cidadãos, sejam eles vizinhos, conhecidos ou anónimos. Juntos, as nossas ações têm mais força.

O Movimento Lugar à Mesa é feito de todos e para todos. De todos os que querem ajudar e para todos os que precisam de ajuda. E são muitos os que precisam, no contexto atual. Vivemos, como sociedade e como indivíduos, tempos exigentes do ponto de vista da saúde mas também do ponto de vista económico e social.
Consciente do importante papel que assume na comunidade, a Delta Cafés desenvolveu, em conjunto com outros parceiros, o Movimento Lugar à Mesa.

Como podes ajudar?
- Como cidadão - ao fazeres o teu contributo estarás a permitir entregar refeições, de forma gratuita, a muitas famílias afetadas pela pandemia. Faz o teu contributo aqui.
- Como estabelecimento de restauração – ao confecionar refeições que serão entregues às famílias afetadas pela pandemia e cujo valor será suportado pelo movimento Lugar à Mesa, reforçando a sua atividade e trabalho dos seus colaboradores. Inscreve-te como restaurante parceiro.
Testemunho: criar uma campanha na PPL é fácil e intuitivo!
Uma das promotoras da campanha "Juntos por uma casa digna para a Helena" partilha connosco a sua experiência na PPL. O objetivo das três amigas da Helena neste Natal era ajudá-la a acabar de construir a sua casa no quintal da filha, onde poderá viver a velhice descansada e com dignidade.

PPL: Como é que conheceram o crowdfunding?
Margarida: Tive conhecimento da plataforma PPL através de uma campanha de um amigo. Na altura, participei nessa campanha e achei todo o processo interessante.
Quando decidi atirar-me para a frente e lutar por ajudar a Helena a acabar de construir a sua casa, comecei por esboçar um "pdf" que iria distribuir pela família e amigos. Mas como o valor que precisava era alto, achei que o meu círculo mais chegado não seria suficiente para atingir o objectivo.
Então lembrei-me da PPL e fiz uma conta e comecei a descobrir todo o mundo PPL. Foi fácil e intuitivo criar a conta e iniciar a construção da campanha. Todos os passos estão bem orientados e as Dicas PPL ajudaram-me a sistematizar a informação e a dizer apenas o mais necessário.
Foi muito importante ter acesso à pré-visualização da minha campanha, pois permitiu perceber melhor, a cada passo, se a informação estava a resultar. Simultaneamente naveguei muito pela PPL e visitava as outras campanhas para perceber, como potencial doador, o que gostava e não gostava.
PPL: Como organizaram a divulgação da campanha?
Margarida: Quando lancei a campanha, não larguei o telefone nas 8h seguintes e divulguei a campanha pelas redes sociais numa lógica de "one to one". Em 24h ultrapassei o objetivo da campanha!!! O que faria diferente da próxima vez? Colocaria um objetivo mais alto!!! ;)
Do que estás à espera? Se tens um projecto na gaveta ou queres ajudar alguém, cria uma campanha na PPL e concretiza o teu sonho.
Um Crowdfunding para a todos governar
A Terra-Média foi construída por Tolkien nesta casa, em Oxford, Inglaterra. Foi aqui que Bilbo Baggins encontrou Gandalf pela primeira vez, e orcs, elfos e hobbits lutaram enquanto um anel ameaçava governá-los a todos. A casa em Northmoor Road, onde Tolkien escreveu "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", foi colocada à venda. Para preservá-la para fãs e escritores, os atores que trouxeram os mundos de Tolkien para o grande ecrã vieram dar a cara numa campanha de crowdfunding com o propósito de a poder comprar. Atores incluindo o próprio Gandalf, Ian McKellen e Martin Freeman, que interpretou Bilbo nos filmes "O Hobbit", lançaram a campanha de crowdfunding "Projeto Northmoor" para comprar a casa de Tolkien e transformá-la num centro literário em sua homenagem. Se a campanha tiver sucesso, a casa onde Tolkien viveu de 1930 a 1947 será o primeiro centro dedicado ao autor de fantasia em todo o mundo.

Um desafio ao estilo de Tolkien aproxima-se, porém - o Projeto Northmoor tem apenas três meses para angariar 6 000 000$. A autora Julia Golding, que lidera o projeto, comparou o desafio da campanha de crowdfunding à perigosa jornada de dois dos personagens mais amados de Tolkien. "Porém, precisamos apenas de olhar para a jornada de Frodo e Sam de Rivendell até ao Mount Doom, que levou a mesma quantidade de tempo - e estamos inspirados por podermos fazer isso também!" disse num comunicado à imprensa. Mais de 5 000 000$ irão para a compra da casa, e o resto será usado para renová-la e criar a organização sem fins lucrativos que aí operará. Se a campanha for bem-sucedida, a casa alojará programas literários para escritores de fantasia iniciantes e fãs de Tolkien.

Também em Portugal temos várias casas históricas com risco de se perderem. Florbela Espanca, Eça de Queirós, e tantos outros. Para grandes males, grandes remédios, e é na força do todo que o Crowdfunding mostra o seu verdadeiro valor. Começa hoje mesmo a preencher a tua campanha e envia-nos para te podermos ajudar a angariar o financiamento que necessitas para alcançar o teu objetivo.

Sabes para onde vais?
O jornalismo funciona como os sentidos de uma nação; são a nossa forma de avaliar o estado das coisas, de encontrar sintomas de doenças ou outros problemas sistémicos para que possamos solucioná-los. É ao jornalismo que cabe a comunicação interna de um Estado que se quer tão unido e coeso como um corpo vivo e saudável, capaz de responder rapidamente perante qualquer ameaça, tanto interna como externa. Isto porque, se um organismo não responde, diríamos que está doente, se não mesmo morto.

Em tempo de crise, como a que vivemos, os cortes e racionamentos são inevitáveis. Mantendo a analogia do corpo, se o frio aperta, o sangue é desviado das extremidades para as partes vitais, como o cérebro e o coração; a sensibilidade nas mãos diminui, a visão fica turva, é-nos difícil saber onde estamos e para onde vamos.
E é justamente assim que nos encontramos, um pouco por todo o mundo. Se os meios para financiar o jornalismo de investigação já escasseavam, com a chegada da Covid-19, passaram para níveis incomportáveis para manter a função. E é para enfrentar esta realidade que grupos como o Fumaça recorreram já ao apoio da sociedade civil através de campanhas de crowdfunding. Outros fizeram o mesmo lá fora, como o Chile, que criou uma plataforma de crowdfunding com assinatura paga onde são publicados estudos de investigação.

É esta a maior força do crowdfunding: a confirmação da velha máxima de que o todo é maior que a soma das partes. Onde uma pessoa sozinha falha, muitas unidas podem superar. Quer seja para lançar um negócio ou financiar uma causa. Por esse motivo começa hoje mesmo a criar a tua campanha. Assim que enviares receberás acompanhamento personalizado gratuito.

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