This is an accessible book about “the house”. It has colors and relief, large letters and text in Braille to be read also by children who are blind or have low vision.
This book is for children between 6 and 10 years old - at the beginning of learning to read, visual communication, and the systematic study of the physical and cultural environment. We want it to be available to all of them, at school, in the library or in a bookstore.
Talk about...
the house that protects
the personality of the house
the components of the house
how the house works
The context and place of the house
The different types of houses
The houses of the world, and
The imagined house.
The Lisbon Architecture Triennale is making a book about architecture for all the little ones. A book to see, read and feel in different ways. Just as architecture is not just for seeing, but for living! - is present everywhere and in every moment of our lives.
With the help of Prateleira-de-Baixo , we discovered funny albums that show the architecture in different ways. We found that, in the national territory, the offer of appealing books for blind or low vision children is very scarce and they are almost never found in a bookstore.
We got to work and wrote history. The illustrations are by Planeta Tangerina and the tactile design by Locus Acesso . With easy-to-understand language, the book introduces children to notions about the built environment, and is a tool for raising awareness in the family or school environment. This book also supports learning to read tactile images for the formation of a visual culture for blind children.
An accessible, tactile book is very expensive to produce, at the cost of embossing techniques. This is also why they are rare. Partial funding from the Directorate-General for the Arts proved to be insufficient to be able to offer affordable prices for the public and offer copies to institutions and schools of reference in the field of vision.
That's the reason for our appeal to your support, so that in a bookstore the PVP doesn't exceed 30€ or even lower.
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How it is composed:
- To better be read with the hands, the format of the book is A4 to the bottom;
- It has 40 pages, including cover, guards and inside;
- The sheets are made of quality solid paper, pleasant to the eye and to the touch experience, for good engraving of Braille and stamping the textured relief;
- In the guards and inside, 19 pages are of text in an enlarged accessible font and in Braille, and 19 are of illustrations with contrasted colors, so that the shapes are distinct, to which the illustrations in high relief are superimposed, for reading by touch ;
- The cardboard cover, printed in color, also has high relief and Braille. The sheets are collated with a double metal spiral on the spine for easy handling.
The print run is 1500 copies.
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Thinking and practicing visual and tactile illustration, to communicate architecture, is a tremendous and exciting challenge. And this is an ambitious project that will bring to Portugal the State of the Art of tactile book production. May it be a step for many!
Be part of this mission and support this cause with your donation towards the production of this accessible book about architecture for children. Thank you!
Trienal de Arquitectura de Lisboa
Chegou o 1º exemplar - no dia da criança!
Saiu hoje de manhã da gráfica. Folhas nas argolas, em capa dura, com sobrecapa a cor e também relevo e Braille. É uma emoção muito grande!
Novidades de festejo e envios muito em breve.
Obrigada pela confiança e paciência.
Pela equipa da Trienal de Lisboa, um até já.
😘
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Trienal de Arquitectura de Lisboa
A afinar detalhes nos acabamentos
Novidades:
Folhas impressas e furadas; Braille em impressão e as chapas das ilustrações em fabrico.
Para ficar mesmo bem, com os melhores acabamentos, precisámos de fazer mais uns ensaios para a capa.
Faltava resolver a situação do miolo (as folhas no interior do livro) descair para fora da capa por a encadernação ser em argolas (uma opção mais acessível e fácil de manusear ). Ensaiámos usar um elástico para proteger as folhas quando se guarda o livro numa estante, mas como temos sobrecapa esta solução não funciona, e o ensaio confirmou-o. A Maiadouro lembrou-se de fazer a capa maior na parte de baixo para cobrir a altura que descai. E aumentando também para cima, a lombada fica com altura suficiente para caber o título em Braille!
A outra situação é a fragilidade da sobrecapa e garantir que se vai manter no lugar. O livro tem de ter sobrecapa para o Braille e relevo da ilustração não ficarem escondidos nas páginas do interior. A Yara sugere fazer a sobrecapa maior, tipo poster dobrado numa espécie de 'manga' em que a capa fica enfiada. A sobrecapa fica também muito mais robusta. Mas mais a produção será mais cara. Aguardamos saber quanto para avaliar o custo benefício.
Falta pouco, está quase.
P.S.
Por entre os compassos de espera entre ensaios e resolver detalhes do livro, a Trienal mantém a sua actividade e acolhe no Palácio Sinel de Cordes a exposição "Fertile Futures - Futuros Férteis" que foi a representação oficial de Portugal na muito conceituada Bienal de Arquitectura de Veneza 2023. Vale a pena experienciar numa visita livre (gratuita), num sábado de visita guiada, ou em família em oficina. Na Cafetaria, o The Food Temple delicia as nossas ganas veganas!
De terça a sábado até 27 de Abril de 2024 (12h —18h30)
Para saber mais é só visitar o nosso site em https://www.trienaldelisboa.com/
Filipa Tomaz
Coordenadora Serviço Educativo
Trienal de Lisboa
Campo de Santa Clara 142, PT 1100-474 Lisboa
T. +351 961 414 306 | + 351 213 467 378
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Trienal de Arquitectura de Lisboa
Livro Acessível : ponto de situação para lançamento
Caríssimas e caríssimos,
“Já falta pouco. Está quase." Este quase é uma pequena parte do quase tudo que é novidade em fazer um livro com estas características especiais.
- O que está executado: a impressão a cor das ilustrações e o texto a preto.
- O que está em execução: a impressão/cunho do texto em Braille.
- O que falta pouco: a impressão/cunho do relevo das ilustrações tácteis; o grande desafio deste projecto, tanto na concepção como na técnica. A afinação fina exige muita paciência. Na gráfica fazem-se pequenos ajustes sucessivos ao encaixe das chapas de zinco na máquina que vai cunhar, uma a uma, as ilustrações dos 1500 exemplares.
Ficam algumas fotos de registo de documentação do processo:
-> Maqueta de encadernamento
-> Ensaio de relevo de uma ilustração
-> Frente de ilustração com relevo
-> Verso de ilustração com relevo
-> Sobreposição de ilustração a cor e desenho de vectores
Respiramos fundo durante esta afinação fina para atingir o resultado exigido. Pedimos mais uma vez compreensão e paciência. “Já falta pouco. Está quase”.
Obrigada pela confiança e apoio.
Até muito em breve.
Em nome de toda a equipa da Trienal de Lisboa, um bem hajam.
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Trienal de Arquitectura de Lisboa
Escrevemos para vos dar
Escrevemos para vos dar notícias sobre o livro "Uma casa é uma montanha é um chapéu" e o estado em que se encontra a sua produção, alvo da vossa atenção e apoio.
Antes de mais, queremos partilhar convosco que o livro foi finalista dos Prémios New European Bauhaus 2023!!! De entre as mais de 1450 candidaturas, foram selecionadas 61 iniciativas - seis delas de origem portuguesa - finalistas a 15 prémios. O livro destacou-se na vertente “Education Champions” por ir ao encontro dos valores deste programa da União Europeia que promove um mundo que transborde beleza, construído de forma sustentável e inclusiva. A cerimónia de anúncio e entrega de prémios pela comissária europeia para a coesão, Elisa Ferreira, decorreu na passada quinta-feira no evento ‘New European Bauhaus in Regions and Cities’ que se realizou em Bruxelas a 21 e 22 de Junho de 2023. Estivemos lá, e apesar de não receber o prémio, recebemos muitos elogios pela iniciativa da parte dos participantes e organização!
Queríamos muito que o livro já estivesse impresso e presente nas bibliotecas e nas bancas das livrarias. Mas ainda não está. A vossa pergunta é “porquê?” e de seguida explicamo-vos.
A complexidade e morosidade do desenvolvimento deste álbum, a nível imagético e de técnica, demonstrou-se enorme, pelas suas características singulares e experimentais, e por falta de exemplo precedente. A originalidade deste álbum ilustrado táctil e acessível, cujo objectivo é dar início e desenvolver a cultura visual das crianças cegas ou com baixa-visão de forma integrada e inclusiva, tem uma abrangência que acreditamos valer o tempo de execução. Nas linhas abaixo, contamo-vos o que foi acontecendo ao longo deste último ano.
O traçado dos desenhos em linhas, para a produção das matrizes que permitem fazer a cunhagem do relevo, foi terminado. A concepção táctil deste livro, da Fátima Alves da Locus Acesso, foi essencial neste processo, sendo a aplicação e resultado deste conhecimento técnico tão especial aquilo que diferencia este livro, tornando-o único.
A maquete táctil completa, com todas as ilustrações do livro, realizada com apoio do Laboratório de Fabricação Digital da Câmara Municipal de Lisboa (Fablab LX) e da sua entusiasta equipa, resultou numa pequena obra de arte, feita de forma semi-artesanal.
Usámos placas de acrílico que foram cirurgicamente desbastadas, linha por linha, por uma impressora 3D. Em seguida, aproveitámos o baixo-relevo resultante e calcámos uma folha de papel espessa. Esta técnica permitiu revelar, do outro lado dessa folha, as linhas e superfícies de uma selecção dos desenhos originais da Yara Kono, da Planeta Tangerina.
Assim, foi-nos possível ter uma maqueta para identificar problemas de leitura que puderam ser resolvidos, antes de lançar os desenhos finais para a gráfica. Foram realizadas múltiplas afinações com testes de espessuras e acertos de afastamentos entre cada linha e mancha - um trabalho dedicado que exigiu uma articulação intensa, ao longo deste último ano, da parte do três elementos desta equipa - Trienal, Locus Acesso e Planeta Tangerina. As matrizes em acrílico e a maquete foram expostas no Fablab LX, no passado dia 1 de Julho, por ocasião do 10º aniversário deste laboratório de fabricação digital.
Em seguida, foram realizados ensaios técnicos de cunhagem, em diversos tipos de espessura de papel, pela gráfica Maiadouro, de forma a garantir a qualidade de leitura dos desenhos em relevo e do livro enquanto objecto táctil. Foi muito emocionante ver estes resultados!
Em paralelo a este processo fomos abrindo portas em algumas acções para atrair o público-alvo e potenciais parcerias. Apresentámos o projecto e as matrizes produzidas à Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes (que é cega), que em reconhecimento do trabalho desenvolvido disponibilizou a chancela da secretaria.
No final do ano, e integrada na programação do pólo cultural do Palácio Sinel de Cordes, fizémos uma mostra do processo de desenvolvimento com maquetes impressas (ilustração a cor, desenho vectorial e alto-relevo), e experiências de cunhagem com as matrizes do livro. Ao longo da tarde, lançou-se um conjunto de desafios, como a identificação de objectos e interpretação pelo tacto ou o desenho sem recurso à visão.
Por fim, durante a mais recente edição do Open House, explorámos a maquete do livro na visita-oficina ao Atelier-Museu Júlio Pomar, evento durante o qual as crianças que participaram produziram uma série de desenhos de elementos arquitectónicos em relevo, que foram em paralelo interpretados tactilmente por pessoas cegas. Um momento deveras especial!
Planeamos acompanhar o lançamento editorial e distribuição do livro com acções de formação para profissionais de educação e oficinas lúdico-pedagógicas para famílias e escolas, de forma a passar este conhecimento que adquirimos ao longo de tal processo tão enriquecedor a quem tenha interesse, e a expandir o potencial da leitura táctil a professores, mediadores e público em geral.
Voltaremos a dar-vos novidades muito em breve.
Obrigada pela confiança e vosso apoio!
Pela equipa da Trienal de Lisboa, um até já.
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