Histórias Criativas
  • Books / Magazines
  • Portugal; Região Centro; Território Aldeias Históricas de Portugal (Municípios: Almeida, Arganil, Belmonte, Celorico da Beira, Mêda, Figueira de Castelo Rodrigo, Fundão, Idanha-a-Nova, Sabugal e Trancoso

Histórias Criativas

What’s the aim?Develop a project of intangible nature directed to the school community (primary schools) of the intervention territory of the Associação Aldeias Históric...

  • 176

    raised

    2% of 7 500€

    13 backers

  • 30/07/2013

    Expired on

  • Not funded

    This project was unable to raise the required funds

What’s the aim?Develop a project of intangible nature directed to the school community (primary schools) of the intervention territory of the Associação Aldeias Históric...

What’s the aim?

Develop a project of intangible nature directed to the school community (primary schools) of the intervention territory of the Associação Aldeias Históricas de Portugal Portugal’s Historic Villages (AHP Association) that aims to promote:

a) The children’s entrepreneurship; b) Material and immaterial Culture: Associating the education to heritage (broad sense) in a playful way which enables children to interpret and understand its importance; c) Social cohesion: allow children to access a range of initiatives and contacts with other realities; d) Education: Develop new approaches regarding writing, namely to the divergent thinking; e) Economic: reinforce the economic dimension and the entrepreneurship.

Objective:

Create, from the material cultural heritage (architectural heritage existing in the AHP) and immaterial (remarkable historical episodes in the history of the AHP – military, romantic, drama, etc.), a line of educational and playful products aimed at children where they are the “creators” of one more episode of the Aldeias Históricas de Portugal, when they reinvent the stories of the villages.

This initiative will provide the publication of a book; some copies will be constituted as rewards and others for marketing purposes. The profits will be used to purchase school supplies according to the needs identified by the respective administration group and subsequently distributed to the primary schools.

About the author

The private and non-profitable Association named “Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico” [Portugal Historic VillagesAssociation for the Touristic Development], was created in 2007, with a mission to continue the project Aldeias Históricas de Portugal. It includes three administrative bodies: Direction, General Assembly and Supervisory Council.

Within “Aldeias Históricas de Portugal – Valorização do Património Judaico” - PROVERE’s Estratégia de Eficiência Coletiva[ Collective Efficiency Strategy] the Association’s mission is to contribute to the promotion of sustainable development of low-density territories, which is considered the main purpose comprising a social, economic and environmental concern;

In view of this commitment to the territory and its people, the project “Histórias Criativas” has created.

Budget and due dates

O QUE ESTÁ A SER FEITO Fase de produção de trabalhos: •Por forma a conseguirmos selecionar 48 crianças (no universo de cerca de 3000 alunos do 1º ciclo existentes em todos os agrupamentos) está a decorrer o concurso nas escolas primárias intitulado “Eu Conheço a Minha Aldeia”, onde foi proposto a criação de uma história alusiva às Aldeias Históricas de Portugal, acompanhada de uma ilustração (coordenados pela escola/agrupamento); Fases seguintes: •AVALIAÇÃO | Os trabalhos serão avaliados e seleccionados pelo próprio agrupamento ou escola não agrupada; (21 de Maio a 07 de Junho 2013) •RESULTADOS | Comunicação da lista dos alunos seleccionados; 14 de Junho 2013 (términus do ano letivo 2012/2013) •EDIÇÃO DE LIVRO | Início do trabalho editorial por parte da Leya, de forma a que o livro seja publicado antes do final 2013 (Início de Novembro 2013) Num território onde os recursos financeiros e as oportunidades nem sempre espreitam, a solidariedade coletiva pode fazer a diferença para fazer acontecer. A Associação dedicou-se inteiramente à causa - fazer acontecer! Concebeu a ideia, estabeleceu contactos e parcerias. O Projeto Histórias Criativas começa a ser uma realidade, contudo, e para que o livro Histórias Criativas seja produzido e publicado, necessitamos de recursos financeiros, hoje, cada vez mais escassos. Apesar de todos os esforços que temos envidado e de já termos reunido muitos contributos, a necessidade de termos 7.500,00€ é uma realidade incontornável. A angariação desta quantia permite-nos finalizar o projeto e tornar concretizável a máxima – “Tão pequenos e a escrever um livro, que apenas aguarda por um empurrãozinho”, o contributo financeiro de todos aqueles que acreditam que podem fazer a diferença, SENDO QUE ESTE CONTRIBUTO PODE INCLUSIVE SER DE, APENAS, 1,00€. Apesar das contingências financeiras que nos assistem, a Associação vai encetar uma política de comunicação que nos permita disseminar o projeto intra e fora da nossa região de intervenção, por forma a darmos a conhecer esta iniciativa que se assume como mobilizadora de vontades, de conhecimento da nossa História, de novas oportunidades que se criam para as nossas crianças. Para o efeito, vamos mobilizar recursos financeiros que nos permitam editar cartazes e flyers para a comunidade letiva e não letiva, bem como suportar os encargos relativos à comunicação digital e aos workshops que vamos desenvolver com os 48 alunos seleccionados para a criação do livro “Histórias Criativas”. Os 7.500,00€ servem para financiar a publicação do livro de acordo com: •A Editora estabelece como quantidade mínima a adquirir 2000 unidades; •Cada exemplar tem um custo de 5,50€; •Custo total: 11.000,00€ (já com IVA incluido) Após renegociação com a editora conseguiu-se reduzir substancialmente o custo inicial, sendo que implicou também uma escolha dos materiais inicialmente previstos e o n.º de páginas. PVP: 10,90€ (já com IVA incluído)

Sun, 16/11/2025 - 03:48

30/07/2013

Campaign ended

The campaign failed to raise the total amount

Campaign launched

30/05/2013

13 members of the PPL community
support this campaign

  • 8
    new backers

  • 5
    recurrent backers

  • 0
    anonymous backers

Meet the people helping this dream come true