Desenvolver um projeto de natureza imaterial direcionado para a comunidade escolar (1º ciclo) do território de intervenção da Associação Aldeias Históricas de Portugal.
O que pretendemos?
Desenvolver um projeto de natureza imaterial direcionado para a comunidade escolar (1º ciclo) do território de intervenção da Associação Aldeias Históricas de Portugal que tem por finalidade fomentar:
a) Empreendedorismo infantil: através do estabelecimento de uma relação positiva com a escrita e com a ilustração, possibilitar que o aluno mostre a sua identidade e imaginação e estimule o pensamento divergente, condições essenciais no ser empreendedor;
b) Cultural material e imaterial: o objeto de trabalho do projeto assenta no património, logo, implicitamente, a cultura. Associar a educação ao património (sentido lato) de uma forma lúdica possibilita que as crianças interpretem e apreendam a importância dos recursos endógenos como capital distintivo dos territórios e como legado de importância primordial para o conhecimento de um povo.
c) Coesão social: as vertentes que o projeto integra possibilitam que as crianças acedam a um conjunto de iniciativas e de contactos com outras realidades que comumente existem apenas nos grandes centros urbanos. Por outro lado, que as crianças em territórios urbanos de igual modo tenham acesso à sua cultura. As oportunidades emergentes poderão ser potenciadoras de novas abordagens de projetos de vida;
e) Educação: Desenvolver novas abordagens na relação com escrita, nomeadamente a do pensamento divergente; potenciar-se a integração do livro no plano nacional de leitura; desenvolver-se uma abordagem pedagógica em torno da valorização do património na perspetiva de cidadania.
f) Económico: potenciar-se a dimensão económica e o empreendedorismo
Objetivo:
Criar, a partir do património cultural material (património arquitetónico existente nas AHP) e imaterial (episódios históricos marcantes da História das AHP, sendo elas de cariz bélico, românticos, drama, etc.), uma linha de produtos vertente educacional e lúdica destinados ao segmento infantil onde as crianças são os próprios “fazedores” de mais um episódio marcante da vida das Aldeias Históricas de Portugal, ao reiventarem as histórias das Aldeias.
Esta iniciativa vai proporcionar a publicação de um livro, sendo que alguns exemplares serão constituídos como recompensas e outros destinados à comercialização, cujas receitas serão utilizadas para aquisição de material escolar de acordo com as necessidades identificadas pelos respetivos agrupamentos e, posteriormente, distribuído pelas escolas do 1º ciclo.