Pensa com antecedência na estratégia que vais utilizar para divulgar o teu projecto:
Redes próximas de familiares e amigos
Começa por estimar a tua rede próxima de familiares, amigos e colegas. Este círculo próximo é crucial para ganhar credibilidade e massa crítica. Qual a estimativa inicial deste círculo? A nossa experiência indica que entre 30% a 60% das contribuições, dependendo da natureza do projecto, pertencem a esta rede.
Público alvo
Pensa também no público que estará interessado em participar no teu projecto. Por exemplo, pretendes publicar um livro para promover a leitura em bairros desfavorecidos da tua comunidade? Então terás vários segmentos de interessados: os amantes da leitura, os apoiantes das causas sociais, os membros da comunidade local, os que estão envolvidos na educação, os pais de família que queiram comprar o livro para ter em casa, etc.
Desenha uma estratégia para fazer chegar a mensagem a todas estas pessoas.
Lista de marketing
São muitas as formas de divulgar uma campanha, por isso deixamos aqui os pontos-chave que têm que ser percebidos antes de começar uma campanha!
- Lista de e-mails: Já tens uma lista de endereços de e-mail para pedir apoio aos amigos, familiares e conhecidos?
- Montante pré-angariado: Antes de começares a campanha, já convenceste algumas pessoas a apoiar a campanha assim que for publicada? Terá muito mais destaque e credibilidade assim!
- Plano de divulgação: Tens um pensado e estruturado? Quem vais contactar? Quando? Quão frequentemente? Por que meios?
- Imprensa: Tens contactos com a imprensa, bloggers ou outras publicações que te ajudarão a divulgar ainda mais a tua campanha?
- Tempo: Reservaste tempo para dedicar à campanha? É uma tarefa árdua, que precisa de muito trabalho e atenção!
- Eventos: Estás a planear alguns eventos para angariar alguns fundos, sobretudo porque haverá alguns apoiantes que não se sentem confortáveis com pagamentos online (por exemplo a tua avó!)?