Reabilitação de biblioteca escolar em São Tomé e Príncipe
PPL Causas

Reabilitação de biblioteca escolar em São Tomé e Príncipe

O espaço da biblioteca escolar é um anexo da casa principal que, devido aos seus problemas de infiltração e de falta de luz solar, não tem as condições necessárias para o armaze...

O espaço da biblioteca escolar é um anexo da casa principal que, devido aos seus problemas de infiltração e de falta de luz solar, não tem as condições necessárias para o armazenamento de livros e materiais didáticos.

A Escola Internacional é uma Instituição Particular, situada na cidade de São Tomé, na Avenida Amílcar Cabral. É uma escola que tem currículo português e que se encontra em processo de reconhecimento pelo Ministério da Educação de Portugal. Embora seja uma escola que lecione o currículo português, adapta o seu Plano Anual de Atividades e de Estudos à cultura santomense, comunidade envolvente da escola.

Em 2009, pela pressão das limitações do ensino público, um grupo de pais e amigos reuniu- se e criou a Associação APRENDE, sem qualquer fim lucrativo, que somente visava concretizar o sonho de criar uma Escola que desse resposta a um ensino diferenciado em São Tomé. Contudo, apenas em 2011, com a eminente entrada de algumas crianças para o 1.º Ciclo, o projeto se materializou. Com ajuda do Agrupamento de Silves Sul, foi possível arrancar com o projeto, com apenas 12 alunos, divididos em duas turmas. Atualmente, no presente ano letivo, a Escola tem 105 alunos inscritos, distribuídos por cinco turmas de 1.º Ciclo.

O espaço dedicado à biblioteca da escola encontra-se inutilizado há cerca de dois anos letivos, devido a uma infiltração no telhado e, consequentemente, na parede. Antes deste problema a biblioteca encontrava-se aberta, embora o espaço não fosse o mais indicado para o efeito que se pretendia. A sala dedicada à biblioteca é bastante húmida e sem luz natural, sendo que apresenta apenas uma pequena janela. Os materiais disponíveis na mesma, por sua vez, são fruto de doações e, portanto, muitos dos mesmos são livros antigos e desadequados ao contexto em que a escola se insere. Ademais, a Escola dispõe de um outro espaço recente ao lado da biblioteca, construído com o intuito de constituir uma sala de TIC, que se encontra inutilizada no momento devido à infiltração, pois ambos os espaços partilham a mesma parede estruturante.

Neste sentido, com o auxílio do fundo angariado, pretende-se realizar uma obra de unificação do espaço da biblioteca com o espaço da Sala de TIC, de forma a criar um espaço amplo, luminoso e espaçoso. Esta obra permitirá a criação de um local harmonioso que contribuirá positivamente para o processo de desenvolvimento das crianças da Escola.

 

Espaço da biblioteca.

Sobre o promotor

Olá a todos!

O meu nome é Inês Varela, tenho 26 anos e vivo na cidade de São Tomé, em São Tomé e Príncipe. Sou professora de 1.º Ciclo na Escola Internacional de São Tomé e Príncipe desde setemebro de 2022 e Coordenadora Pedagógica desde o início do presente ano letivo.

Desde que trabalho na Escola que a biblioteca se encontra encerrada devido a más condições. Na minha opinião, numa escola de 1.º Ciclo do Ensino Básico é fundamental a existência de um local calmo e organizado onde sejam promovidas atividades didáticas que incentivem o interesse e gosto pela leitura. Ainda para mais num contexto de um país como São Tomé e Príncipe, onde não existem livrarias e os recursos disponíveis na Biblioteca Nacional são escassos e não estão disponíveis para requisição.

Neste sentido, desta problemática surgiu o sonho de criar na instituição um espaço convidativo à realização de atividades que promovam e estimulem a aquisição e desenvolvimento da leitura, sendo que os alunos da instituição se encontram na faixa etária entre os seis e os dez anos, altura propícia para desenvolver e estimular o interesse e gosto pela leitura.

Orçamento e Calendarização

A reabilitação do espaço do espaço está idealizada para ter início no período de interrupção letiva das férias de verão, a 1 de agosto de 2024. O projeto de reabilitação tem um tempo estimado de 30 dias de execução. O orçamento do projeto, realizado pelo Engenheiro Henrique Posser, tem um valor de 2898,79€. Neste sentido, o valor requerido na presente angariação inclui o orçamento e o valor a pagar pelos serviços da plataforma PPL. 

Ter, 25/06/2024 - 16:41

Qui, 13/06/2024 - 16:05

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Qua, 05/06/2024 - 18:26

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Ter, 04/06/2024 - 18:43

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

04/06/2024

73 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 62
    novos apoiantes

  • 11
    apoiantes recorrentes

  • 23
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade