Estamos a desenvolver um vermicompostor inovador, uma máquina para transformar resíduos orgânicos em fertilizantes.
Ajuda-nos a construir um futuro onde os resíduos orgânicos são matéria-prima para a regeneração dos solos!
Há onze anos começámos a fazer vermicompostagem: transformação de matéria orgânica, pelas minhocas, em vermicomposto - três a sete vezes mais potente que o composto de compostagem tradicional!
Experimentámos várias técnicas de vermicompostagem que se revelaram penosas e ineficientes, usando resíduos orgânicos que recolhíamos em Lisboa. Fomos aperfeiçoando o nosso processo, vendíamos o vermicomposto que produzíamos, e chegámos à conclusão que a logística de transporte de resíduos e fertilizantes é cara, ineficiente e evitável.
Foi nesta altura que tivemos uma epifania: criar uma máquina eficiente inovadora de vermicompostagem automatizada, que permita a criação de economias circulares locais de matéria orgânica.
Ganhámos o concurso Food Circles Hackathon com esta ideia, e partimos para São Luís, Odemira, para criar o nosso vermicompostor automatizado. No início desta nossa aventura, fomos vencedores do Prémio Espírito Empreendedor - Ideia empreendedora e criativa Odemira 2022.
A máquina está em desenvolvimento e será revolucionária, devido às seguintes características:
-
Sistema modular: É possível unir várias máquinas em série.
-
Mecanismo inovador de recolha do vermicomposto: Permite a manutenção da máquina sem interromper a produção.
-
Irrigação: Inclui um sistema de rega que garante condições ótimas com consumo mínimo de água.
-
Sistema de controlo inteligente: Sensores e controladores garantem condições de vermicompostagem otimizadas.
-
IoT (Internet of Things) Interface utilizador-máquina HUMIVERSO: monitorização em tempo real facilita ao utilizador a mistura de resíduos, bem como a monitorização da vermicompostagem.
Validámos o funcionamento da nossa tecnologia na prática (com sangue, suor e lágrimas) e falta-nos apenas motorizar o sistema de recolha (já projetado), instalar os sensores (já escolhidos), e a interface para o utilizador (já em desenvolvimento).
Mudámo-nos para Castelo Branco, onde abrimos empresa e registámos a marca. Pretendemos concluir o protótipo neste distrito, e começar a instalar vermicompostores HUMIVERSO!
Com a vossa ajuda, vamos finalizar o protótipo em 6 meses! Temos já o acordo para a colocação do primeiro vermicompostor HUMIVERSO, versão BETA, em Idanha-a-Nova, num projecto de agricultura regenerativa.
Até à data já investimos cerca de 16100 euros: do próprio bolso, a vender vermicomposto e minhocas (incluindo em feiras!) e com os prémios dos concursos ganhos. Chegámos até este ponto com muito esforço, e é agora que pedimos a tua preciosa ajuda!
Precisamos do teu apoio para arrendar e equipar uma oficina, concluir o desenvolvimento da máquina HUMIVERSO, e instalar os primeiros vermicompostores.
A tua contribuição é fundamental para o sucesso do HUMIVERSO! Junta-te a nós nesta missão de regenerar a partir de resíduos orgânicos! Vamos impedir que estes sejam desperdiçados, ao acabarem em aterros, queimadas, ou outros fins que não acrescentem valor aos nossos solos.
O que veio da terra volta para a terra!
Oficina HUMIVERSO
Sobre o promotor
Somos HUMIVERSO, um projecto criado por dois engenheiros mecânicos, entusiastas da sustentabilidade energética, ambiental e ecologia. Começámos a vermicompostagem como hobby, que nos aproximou da terra.
Começámos por comprar minhocas pela net e a fazer vermicompostagem num armazém abandonado. O hobby ganha seriedade quando começámos a vender o vermicomposto que produzíamos. Fomos mantendo esta atividade em paralelo com as nossas atividades principais (universidade e trabalho). Acumulámos muitos anos de experiência em vermicompostagem, com vários tipos de resíduos orgânicos.
Chegámos a um ponto das nossas vidas em que tivemos de decidir entre seguir uma carreira convencional ou arriscar e enveredar por este caminho, desenvolvendo algo que resolvesse os problemas que se enfrentam na vermicompostagem.
Há dois anos, com as nossas poupanças, partimos de cabeça para o Alentejo, transformámos um antigo abrigo de cabras na nossa oficina HUMIVERSO, e ficámos a viver em caravanas com a nossa impressora 3D.
Sustentámo-nos a fazer trabalhos no campo, como montar de sistemas de irrigação, roçar mato, plantar e fertilizar árvores, vindima, entre outros, e investimos as nossas poupanças e tempo no desenvolvimento da nossa máquina HUMIVERSO.
Sujámos as mãos de estrume e aparas metálicas, e vamos continuar a sujar.
Pedro Santos- Sem tempo para demoras; faminto pelo risco do desconhecido e do mar; raízes em Castelo Branco, tenho a missão de deixar um legado nas minhas origens; mestre em cultivar relações significativas e duradouras, transformando conexões em oportunidades mútuas de crescimento e sucesso; experiência como vendedor; montagem de bancadas de teste em sistemas de refrigeração; especialista em vermicompostagem; fluente em Português, Italiano e Inglês.
Rafael Crisóstomo- Mente crítica e criativa com gosto em identificar e ultrapassar desafios. Tenho muito gosto, também, em fazer hortas com práticas regenerativas e vermicomposto. Fui investigador em desenvolvimento no âmbito de energias renováveis. Sou expert em criação de mecanismos e desenvolvimento de produto no âmbito de projetos mecânicos e estruturas. No contexto de startups, trabalhei como freelancer no desenvolvimento de equipamentos para a indústria aeronáutica. Sou Português Alemão e fluente em Inglês.
Em equipa já celebrámos sucessos, brindámos a falhanços, já caímos, e já nos levantámos. Temos uma vasta experiência conjunta: 11 anos de vermicompostagem; fertilização orgânica de plantas; trabalhos de projeção, instalação e manutenção de jardins autóctones e montagem de sistemas de rega.
Na nossa caminhada, tivemos muita ajuda e aconselhamento de pessoas que, de alguma maneira, se identificaram connosco e com o nosso projeto. A todas elas, um enorme agradecimento, são também a razão da possibilidade de sucesso do HUMIVERSO.
E tu? Vais ser o próximo promotor HUMIVERSO?
Orçamento e Calendarização
Valor líquido: 10893.00€
-
Arrendamento de oficina em vista (Castelo Branco) por um ano:
-
Despesas estimadas de água e eletricidade na oficina:
-
Equipamento de oficina (serra de mesa, engenho de furar vertical e consumíveis):
-
Custos para finalização do protótipo (componentes mecânicos, sensores e controladores, transportes, filamento de impressora 3D, software):
-
Componentes para construção de vermicompostores HUMIVERSO versão BETA, transporte e instalação:
-
Divulgação e promoção do projecto HUMIVERSO; criação de conteúdo:
-
Caso os valores ultrapassem o objectivo, pretendemos:
-
Aumentar investimento em comunicação e marketing - gestão de redes.
-
Despesas de deslocação e participação em feiras agrícolas, em Portugal e Espanha.
-
Instalação de mais vermicompostores HUMIVERSO.
Prazos:
Agosto de 2024: Instalação do primeiro vermicompostor HUMIVERSO, versão BETA em Idanha-a-Nova.
Setembro de 2024: Arrendamento e equipamento de oficina. Continuação do desenvolvimento do vermicompostor HUMIVERSO.
Até Dezembro de 2024: Instalação de mais dois vermicompostores HUMIVERSO versão BETA.
Fevereiro de 2025: Vermicompostor HUMIVERSO concluído.
Toca a regenerar o solo a partir de resíduos orgânicos locais!
Galeria de Imagens