Plante Esperança na Serra da Lousã : Apoie a Maternidade de Árvores
PPL Causas

Plante Esperança na Serra da Lousã : Apoie a Maternidade de Árvores

Junte-se a nós nesta missão para não perder a única maternidade de árvores autóctones do pais que já germinou milhões de bebes que ajudaram terrenos afetados pelos incêndios

  • 3547

    angariado

    101% de 3 500€

    57 apoiantes

  • 7 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 11/06/2024 e está a angariar fundos até 26/07/2024 - 18:00

Junte-se a nós nesta missão para não perder a única maternidade de árvores autóctones do pais que já germinou milhões de bebes que ajudaram terrenos afetados pelos incêndios

Olá a todos,

Somos a Louitânea- Liga dos Amigos da Serra da Lousã, uma associação sem fins lucrativos que tem como área de atuação a conservação do património natural da Serra da Lousã.

Tendo isso em vista diversificamos inúmeros projetos entre os quais a gestão do Ecomuseu Tradições do Xisto, e os diferentes núcleos como, Núcleo de Interpretação Ambiental, Núcleo da Coirela das Agostinhas e Núcleo de Maternidade de Árvores. Trabalho de educação ambiental em conjunto com a Fundação Benfica, que visa ações de educação ambiental e plantação de 10.000 árvores por ano. Estamos integrados no projeto "VAMOS" (Valorização Agro-florestal- Movimento Organizativo e Social) que pretende entre outras coisas a sensibilização para uma maior consiência ambiental, e a promoção de boas práticas ambientais economicamente sustentáveis. Outro grande projeto de nossa autoria foi a realização do "Parque Patrimonial Vale do Ceira" que tem como objetivo a valorização e revitalização do Vale do Rio Ceira nas suas vertentes culturais e naturais.
Grande parte destes projetos só são possiveis de realizar devido ao nosso esforço em manter o Núcleo de Maternidade de Árvores sempre repleto de vida, sendo o nosso principal núcleo e o que nos permite preservar e resguardar espécies autóctones e espécies em vias de extinção.  
Quando nos surgiu a oportunidade de implementar a maternidade de árvores uma habitante local que se comoveu com o proposito deste núcleo sedeu-nos um dos seus terrenos que estava ao abandono. 
Para que o fosse possível utilizá-lo, tivemos que realizar algumas obras e melhorias no espaço como levantamento de muros, vedações, instalação de sistemas de rega e entre outros.
Com muita tristeza e depois de décadas de trabalho e dedicação dados a este espaço, onde 1 milhão de árvores já nasceram e outras milhões foram geradas que fomos contactados que para aqui permanecermos temos que adquirir o terreno e infelizmente não temos fundos no valor monetário necessário para a sua compra.
Com isto queremos pedir a ajuda e colaboração de todos com a doação de qualquer valor monetário, ou apadrinhamento de árvores. 
Toda a ajuda é bem-vinda.
A Lousitânea agradeçe e a natureza agradeçe mais ainda.

 

Pequeno vídeo sobre a Maternidade o que fazemos e a sua evolução:

https://www.veed.io/view/27c3ff9e-63c5-4585-bf46-f7d9d67649ab?panel=share

 

Espécies autóctones

Sobre o promotor

A Lousitânea – Liga de Amigos da Serra da Lousã, é uma associação sem fins lucrativos que tem como âmbito de atuação o espaço geográfico da Serra da Lousã, com particular destaque nos concelhos de Góis, Lousã e Castanheira de Pera, mas também na área de intervenção dos concelhos de Figueiró dos Vinhos, Miranda do Corvo, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande e Penela.
O objeto social da Lousitânea prende-se com a conservação da natureza e com a valorização do património cultural, histórico e humano da Serra da Lousã.
Com sede na Rua dos Bois, em Aigra Nova, uma das quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis, a Lousitânea tem tido desde a sua fundação em 2003 uma preocupação em agregar em torno da Associação as forças vivas deste território. Celebrou a 26 de dezembro de 2022 o seu 19º Aniversário, comprometendo-se a dar continuidade futura aos projetos que desenvolve e que certamente são uma mais-valia para o concelho de Góis, e outros concelhos da Serra da Lousã.

Pequeno vídeo sobre a Maternidade, o que fazemos e a sua evolução:

https://www.veed.io/view/27c3ff9e-63c5-4585-bf46-f7d9d67649ab?panel=share

Orçamento e Calendarização

O custo do terreno são 3.500 euros, a associação apenas consegue disponíbilizar 300 euros que servirão para a realização da escritura, caderneta predial, IMI e outros custos associados.

O montante que nos estão a pedir é elevado para um terreno rústico mas iria ser mais dispendioso a aquisição de outro terreno e a realização de todas as alterações necessárias como preparação do solo, montagens de sistemas rega, movimentação de todos os materiais e incluíndo a perda de milhares de árvores já em germinação e crecimento e na maternidade.

 

 

Sex, 19/07/2024 - 23:08

Ter, 16/07/2024 - 08:56

100% alcançado

CONSEGUIMOS! A campanha alcançou a totalidade do objectivo mas pode continuar a angariar fundos

Seg, 17/06/2024 - 22:12

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Qua, 12/06/2024 - 10:30

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

11/06/2024

57 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 47
    novos apoiantes

  • 10
    apoiantes recorrentes

  • 13
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade