Novo espaço da ACEP: uma Casa de portas mais abertas
PPL Causas

Novo espaço da ACEP: uma Casa de portas mais abertas

A Associação para a Cooperação Entre os Povos terá em breve uma nova sede e precisa do seu apoio para realizar obras de renovação e adaptação do espaço.

A Associação para a Cooperação Entre os Povos terá em breve uma nova sede e precisa do seu apoio para realizar obras de renovação e adaptação do espaço.

No trabalho que a Associação para a Cooperação Entre os Povos (ACEP) desenvolve em Portugal, sentimos a necessidade de ter um espaço de portas mais abertas para a sociedade. Em 2020, iniciámos um processo negocial com a Câmara Municipal de Lisboa para conseguirmos um novo espaço na Rua de São Bento, perto do Parlamento, em Lisboa, e que nos foi recentemente atribuído.

O novo local permitirá integrar um espaço expositivo, com acesso público a exposições de fotografia e outras expressões, bem como às edições de qualidade que a ACEP vem produzindo desde o início deste século. Além disso, o espaço permitirá também acolher a realização de eventos públicos de pequena dimensão, que podem abranger o lançamento de livros, da revista Mundo Crítico e debates diversos.

Pretendemos com este novo tipo de espaço e de localização na cidade estar mais próximos de diversos sectores da sociedade importantes para o nosso trabalho - os e as deputadas da Assembleia da República, com quem procuramos valorizar e influenciar a política de cooperação para o desenvolvimento; os promotores de iniciativas culturais que ligam a cidade de Lisboa com países de origem de muitos migrantes, sobretudo de origem africana; e a comunidade académica, com que a ACEP vem desenvolvendo há uma colaboração profícua em diversas iniciativas.

O espaço distribuído por cerca de 100 m2 precisa de obras de recuperação e adaptação às novas finalidades. E necessita de materiais e equipamentos essenciais às actividades de interacção com os nossos públicos e os colaboradores das diversas áreas criativas, da fotografia ao vídeo ou a diversas outras formas de comunicação para o desenvolvimento.

Apelamos ao vosso contributo financeiro para a renovação e adaptação das instalações. O apoio de todos e todas é muito importante para que a ACEP possa passar a ser uma organização de portas abertas a partir de Outubro de 2024.

Futuros Criativos - Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste

Sobre o promotor

A ACEP - Associação para a Cooperação Entre os Povos é uma organização sem fins lucrativas, constituída no início da década de 90, que define como objectivo da sua intervenção contribuir para um mundo mais equitativo e solidário, através da construção de laços de cooperação e de reforço mútuo, entre expressões de cidadania, em particular nos países de língua oficial portuguesa.

A ACEP está empenhada na promoção de uma cultura democrática e baseada na participação cidadã e na realização dos direitos humanos para todos e todas.

A organização tem vindo também a aprofundar a reflexão e a acção assente no potencial da cultura, da arte e da criatividade como formas de contribuir para a realização de direitos.

A ACEP procura documentar e desocultar experiências e contextos do desenvolvimento em múltiplas geografias, na recusa de estereótipos e visões simplistas, aliando preocupações éticas e estéticas, com a colaboração de profissionais do jornalismo e de várias formas de criação artística.

Exemplares da Colecção Arquipélago, editada pela ACEP

Orçamento e Calendarização

_ Obras de recuperação e adaptação do espaço: 5.500 euros (Julho/Agosto 2024);

_ Aquisição de equipamento de exposições e de escritório: 2.000 euros (Setembro 2024);

_ Inauguração (início de Outubro 2024).

Qua, 03/07/2024 - 00:18

Qui, 27/06/2024 - 10:27

Já somos 20

Já chegámos aos primeiros 20 apoiantes. Vamos continuar!

Qua, 19/06/2024 - 09:26

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

17/06/2024

23 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 14
    novos apoiantes

  • 9
    apoiantes recorrentes

  • 8
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade