Estrada Nacional 2. Chaves-Faro. 738 quilómetros de bicicleta. Pedalar e fotografar. Publicar um livro. Promover a saúde mental das crianças. O desafio de uma vida.
Quando comecei a correr, em 2014, jamais o tinha feito na vida. Desde aí, tornou-se um vício. Primeiro 3 quilómetros, depois 5, 10 e por aí adiante. Até à primeira meia-maratona foi um ápice. Correr transformou-se num escape, numa forma de manter o meu bem-estar, de conseguir organizar e criar novas ideias. Perdi cerca de 15 quilos e ganhei uma dose suplementar de conforto e auto-estima.
Até que, em 2019, decidi dar correr uma maratona entre Cascais e Lisboa. Foi um dos dias mais felizes da minha vida. À minha espera, na meta, estavam os meus filhos e a minha mulher, motivo acrescido para não poder falhar. Durante 4h14m percorri os mais de 42 quilómetros entre a partida e a meta, com a convicção de que nada me faria desistir. À chegada, chorei de felicidade, agarrado aos amores da minha vida.
No início deste ano, num treino normal perto de casa, senti uma dor nas costas que me fez parar de imediato. A dor era insuportável. Fiz exames para perceber a gravidade da lesão e o diagnóstico não podia ser mais cruel para quem calçava os ténis de corrida três/quatro vezes por semana: ou parava, ou tinha de ser operado à coluna. O médico recomendou-me apenas andar ou fazer natação, mas senti que o meu espírito e a minha saúde mental necessitavam de algo mais.
Uns dias depois, peguei numa velha bicicleta encostada na garagem e percorri 34 quilómetros só para espairecer. A sensação de liberdade e paz de espírito voltaram, apesar da necessidade de adaptação à convivência com automóveis na estrada. A partir daí fui batendo os meus recordes, já numa bicicleta nova.
Adoro desafios, adoro superar-me, adoro cumprir os objectivos pessoais a que me proponho regularmente. E foi durante um treino de bicicleta que pensei percorrer a Estrada Nacional 2 de bicicleta, sozinho.
Quando, no ano passado, fiz o percurso de automóvel ao lado da minha mulher, ao longo de uma semana, senti que o estava a percorrer demasiado depressa. Há tanto para ver, tanto para fotografar, tanto para absorver, que desde aí senti que aqueles 738 quilómetros mereciam uma nova visita, mais longa e introspectiva. A EN2 é lendária para viajantes e aventureiros como eu, que se superam para conquistar realização pessoal e bem-estar.
Se na altura contei a história dessa viagem nas páginas do jornal Público (https://www.rotan2.pt/news/51), desta vez quero partilhar todas as minhas experiências num livro de 100 páginas, totalmente a cores. Será essencialmente um registo fotográfico da única estrada que, atravessando o país de uma ponta à outra, engloba uma certeza: em cada um dos 738 quilómetros, surge a oportunidade constante de conhecer e revelar muitas histórias. A paisagem vai-se alterando, mas são sobretudo as pessoas que mostram o quanto somos diferentes de norte a sul.
No meio de uma pandemia, em que os portugueses tiveram de permanecer tantos e tantos meses fechados em casa, trabalhar e pedalar foi a minha forma de me abstrair do confinamento. Sei que muitos não podem dizer o mesmo. Um em cada cinco cidadãos considera que saúde mental piorou.
Em Julho partirei nesta aventura sozinho, mas em parceria com a OLHAR - Associação de Solidariedade Social pela Prevenção e Apoio à Saúde Mental - que visa prevenir, proteger e promover esta área, praticando preços sociais para quem não dispõe de recursos financeiros -, quero ajudar quem mais precisa: crianças com graves problemas psicológicos, que precisam de um acompanhamento permanente. Esta é minha principal missão neste projecto: contribuir com 2€ da venda de cada livro para a Olhar, de modo a que o maior número de crianças possa ter acesso a cuidados psicológicos. Por cada 100 exemplares vendidos, poderei proporcionar 20 sessões psicológicas gratuitas aos mais novos, contribuindo desta forma para um futuro melhor.
Se pedalar o país de lés a lés depende de mim, o futuro desta iniciativa depende de nós. Os meus olhos estarão sempre atentos à estrada, ao passo que o meu pensamento centrar-se-á em todos aqueles que amo e nos que poderei ajudar. "Quem caminha sozinho pode até chegar mais rápido, mas aquele que vai acompanhado decerto chega mais longe".
António Pedro Santos
Domingo, 03/10, 18h, Boutique da Cultura, Carnide
Boa tarde!
É já depois de amanhã que poderão assistir ao vivo e a cores à apresentação de "Olhos na estrada", com a possibilidade de recolherem o vosso exemplar.
Os livros chegaram hoje, bem a tempo do lançamento.
Relembro que a presença tem de ser previamente marcada, dado que o espaço tem limitação de lugares. Já só há 6 cadeiras livres!
Obrigado e até domingo,
António Pedro Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
Está quase!
Caros apoiantes de "Olhos na estrada, todos no pensamento":
Falta uma semana e meia para a apresentação, ao vivo e a cores, da minha iniciativa solidária. Nesse dia poderão ouvir pessoalmente algumas das peripécias ao longo da Estrada Nacional 2, para além de terem acesso ao vosso exemplar.
Mais uma vez solicito a confirmação de quem quiser estar presente, dado que a lotação do espaço está limitada a 60 pessoas e 48 já reservaram lugar. Quem não o fizer, não pode aparecer de surpresa, em virtude das disposições da DGS.
Dia 3/10, 18h, Espaço Boutique da Cultura, Carnide.
Morada: Avenida do Colégio Militar, em frente à Rua Adelaide Cabete.
Confirmações para antoniopedrosantos.aps@gmail.com
Até breve! :)
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
20 lugares disponíveis!
Bom dia!
Em primeiro lugar, por lapso, o último comunicado tinha uma gralha da qual só agora me dei conta: "restrições"! Fico horrorizado com erros ortográficos.
Aproveito para comunicar que já só há 20 lugares disponíveis no auditório.
Quem quiser estar presente no evento, tem de confirmar a presença.
Obrigado e bom fim-de-semana!
António Pedro Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
Apresentação do livro "Olhos na estrada"
Boa tarde!
Chegou finalmente o dia de anunciar a data e local da apresentação do livro "Olhos na estrada, todos no pensamento", a minha iniciativa solidária na Estrada Nacional 2:
03 de Outubro, 18h, Boutique da Cultura, em Carnide.
Dadas as actuais restrinções relacionadas com a pandemia, apenas estão disponíveis 40 lugares no auditório, pelo que agradeço a confirmação de presença a quem quiser assistir ao evento e recolher o seu exemplar (quem contribuiu de acordo com esse valor).
A data limite de confirmação de presença é dia 25/09, para o email antoniopedrosantos.aps@gmail.com
Nunca me canso de o referir: MUITO OBRIGADO a todos!
Até breve,
António Pedro Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
Juntos faremos a diferença!
Bom dia!
Com a vossa contribuição e o meu esforço ao longo da Estrada Nacional 2, foi possível entregar à Associação Olhar um cheque de 426€, na pessoa do seu Presidente, Carlos Céu e Silva.
Este donativo representará 25 consultas de psicologia gratuitas a crianças, pelo que, estou certo, estarão tão orgulhosos quanto eu desta iniciativa solidária.
O livro já se encontra em fase de impressão. Em breve darei notícias sobre o lançamento.
Mais uma vez, muito obrigado a todos. Sem o vosso apoio não teria sido possível levar a cabo este projecto.
Bom fim-de-semana,
António Pedro Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
Lançamento do livro
Olá a todos!
Enquanto vou editando o livro, obrigatoriamente na gráfica até ao final do mês, tenho uma curiosidade e um pedido para partilhar:
- Desde a minha chegada a Faro no dia 26/07 não voltei a pegar na bicicleta! :)
- Quem tem sugestões e me pode ajudar com locais onde possa fazer o lançamento do livro? Prevejo que seja na última quinzena de Setembro.
Mais uma vez agradeço a colaboração de todos.
Podem contactar-me directamente para antoniopedrosantos.aps@gmail.com
Obrigado!
P.S: Já regressado de férias, amanhã voltarei a pedalar com os mesmos "Olhos na estrada". :)
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Andrea Figueiral
Parabéns !
Excelente iniciativa !
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
Missão cumprida!
Olá!
É com um enorme sentimento de dever cumprido, a par de um tremendo orgulho, que lhe anuncio ter alcançado ontem a meta dos 738 kms pedalados entre Chaves e Faro na mítica Estrada Nacional 2.
Foi uma aventura repleta de histórias e algumas peripécias, numa iniciativa completada em nove etapas e 6.100 fotografias.
No final de Setembro espero contar com a sua presença no lançamento do livro "Olhos na estrada, todos no pensamento", o qual só é possível graças ao apoio de todos quantos quiseram contribuir para este projecto solidário, em parceria com a Associação Olhar.
Do fundo do coração, muito obrigado pelo seu apoio e participação nesta iniciativa!
Até breve,
António Pedro Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
António Pedro Santos
Bom dia, meus caros apoiantes
Bom dia, meus caros apoiantes! :)
Dada a vossa contribuição para o projecto "Olhos na estrada, todos no pensamento", o orçamento mínimo já foi garantido, o que me permitirá fazer à estrada no próximo dia 18/07, a partir do quilómetro 0 da EN2, em Chaves.
Estou certo que será uma enorme aventura, recheada de histórias (e fotografias) que pretendo partilhar convosco no lançamento do livro que compraram antecipadamente. (Calculo que seja no final de Setembro, princípio de Outubro).
Acima de tudo, quero agradecer-vos a todos, do fundo do coração, a generosidade e o carinho com que encararam esta minha iniciativa solidária. Ao longo do último mês fui-me emocionando com as muitas mensagens de apoio e incentivo para a concretização desta viagem de 738 kms pelo país. Todas as elas contribuíram para me motivar ainda mais. Sou-vos grato a todos, bem hajam!
Juntos conseguiremos ajudar várias crianças com necessidades de apoio psicológico permanente e mudar o seu futuro. É por elas e por todos vocês que me sentarei na bicicleta, com a câmara fotográfica a tiracolo, preparado para percorrer sozinho a mítica Estrada Nacional 2 e chegar a Faro são e salvo. Enquanto o dia da partida não chega, resta-me treinar o máximo possível, já com as malas colocadas.
Muito, muito obrigado! Sem a vossa contribuição, este projecto jamais seria possível.
Um abraço para todos e até breve,
António Pedro Santos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários