Projeto Cui(Dar) a Quem Cuida - Associação Rising Child

10
Oct
2022

Associação Rising Child é uma Associação declarada pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR, I.P.) enquanto Organização Não Governamental Para Pessoas com Deficiência fundada em 2018 no Concelho de Alenquer (mais informações em https://www.risingchild.pt/). A Missão da Associação Rising Child é promover a ajuda, o apoio e a inclusão de crianças e de jovens com deficiência motora, bem como às suas famílias, minimizando as lacunas e barreiras existentes.

Pelo sucesso da sua mais recente campanha, tendo angariado quase 5800€ para o Projeto Cui(Dar) a Quem Cuida com o objetivo de fornecer não só assistência e ocupação a crianças com deficiência mas também o merecido descanso dos seus cuidadores, a PPL entrou em contacto com um apelo simples: Conseguiriam transmitir um testemunho que pudesse ajudar outros promotores a alcançar o mesmo sucesso? Esta foi a sua resposta:

Antes de mais, agradecemos a disponibilidade, a ajuda e o acompanhamento por vocês prestado ao longo da campanha de angariação de fundos do Projeto Cui(Dar). As sugestões que foram fornecendo foram imprescindíveis para o sucesso desta campanha. Muito obrigada.

Em relação à divulgação, percebemos logo desde início que esta seria uma das ferramentas mais importantes deste processo. Deste modo, criámos desde logo um plano de divulgação, que incluía não apenas a divulgação nas redes sociais, mas também a divulgação através de e-mail para os sócios da Associação Rising Child e no site da Associação. Verificámos que além da divulgação feita pela própria Associação, houve também muitas pessoas a partilharem nas suas próprias redes sociais, o que nos permitiu alcançar ainda mais pessoas. Adicionalmente, uma das formas que se revelaram mais eficazes (com resultados imediatos) foi o envio de mensagens através do WhatsApp para amigos individualmente e para grupos de familiares e amigos. Nesse sentido, a existência de uma “peça” gráfica adequada ao WhatsApp poderia ajudar na divulgação.

Nas divulgações que fizemos, procurámos sempre não apenas agradecer às pessoas (que é mesmo muito importante, para saberem o quanto valorizamos o apoio delas), mas também colocá-las a par do desenvolvimento da campanha e do que é que já era possível fazer no Projeto Cui(Dar) com o valor que tínhamos angariado até determinado momento. No fundo, tentámos também envolver as pessoas nesta campanha.

O principal desafio com que nos deparámos foi manter uma divulgação constante, pois havia fases que tínhamos um maior número de apoiantes e outras fases em que sentíamos que a campanha "estagnava" e tínhamos de arranjar novas formas de divulgação, que fossem originais e que mostrassem a importância do Projeto Cui(Dar).

A melhor surpresa durante a campanha foram todas as mensagens que recebemos das pessoas que iam dando donativos, não apenas mensagens de força, mas também mensagens de agradecimento pelo Projeto que estamos a desenvolver, reforçando a importância de apoiar sempre as famílias das crianças com deficiência.

Uma vez que o vídeo conta a experiência pessoal de uma Família que faz parte do Projeto Cui(Dar), ajudou a que todas as pessoas percebessem como funciona o Projeto, qual a sua missão, como é que as famílias se sentem e de que forma o nosso apoia as ajuda.

As recompensas fazem parte do nosso agradecimento a todas as pessoas que apoiaram a campanha, pelo que são igualmente importantes. No entanto, um grande número de apoiantes abdicaram da recompensa.

Apesar de alguma ansiedade que sentimos, por termos receio que a campanha de angariação de fundos não resultasse bem, creio que isso é algo normal e que faz parte do processo. Adicionalmente, e como já referido anteriormente, o apoio fornecido pela própria PPL ajuda a que qualquer campanha tenha muito sucesso, orientando os promotores para a sua concretização.

Tendo em consideração que foi a primeira campanha de angariação de fundos com esta amplitude, fizemos o que tínhamos idealizado no início, procurando sempre alcançar o maior número de apoiantes, mas também sensibilizar as pessoas para o trabalho de Associação Rising Child e, mais concretamente, para a importância de promover e garantir o bem-estar e a qualidade de vida das crianças com deficiência e das suas famílias.