Arif Khan teve de financiar o seu caminho para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

28
Apr
2022

Os Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim terminaram, mas as histórias sobre os atletas que neles participaram ficarão connosco por muito tempo.

Para não perder a sua chance de participar em outros eventos desportivos do globo, faça as suas apostas aqui connosco.

Uma das histórias é a seguinte: o campeão indiano de esqui alpino Arif Khan, que representou o seu país nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2022, sendo o único atleta indiano, teve de financiar todos os seus treinos e viagens aos Jogos Olímpicos através do crowdfunding. O crowdfunding é uma prática de financiar o seu projeto ou objetivo reunindo pequenas quantias de dinheiro contribuídas por várias pessoas.

Khan, um atleta de 32 anos do lado administrado pela Índia da região de Caxemira dos Himalaias, fez história ao tornar-se o primeiro indiano a qualificar-se em dois desportos dos Jogos Olímpicos de Inverno – o slalom e o slalom gigante. Ele fez melhor no slalom gigante, colocando-se em 45º lugar para registar o melhor resultado olímpico de sempre de um indiano nesse evento. Com a qualificação só, tornou-se uma inspiração para muitos jovens em Caxemira.

Arif Khan sonhou em representar a Índia desde a sua infância, e começou a praticar snowboard bastante cedo, ganhando o seu primeiro campeonato nacional de slalom aos 12 anos de idade.

Arif tem visto alguns dias sombrios ao longo da estrada. Por vezes pensou em desistir do desporto devido à falta de fundos e de apoio financeiro. No entanto, houve nele o talento para ajudá-lo tornar-se um profissional de esqui e fazer o seu país orgulhoso por ele.

Tomar o esqui como profissão foi natural para Arif, pois o seu pai Yasin Khan é proprietário de uma loja de equipamento de esqui em Gulmarg, que fica perto da sua aldeia. Ele apresentou esqui ao seu filho aos quatro anos de idade, fazendo uma pequena rampa de esqui mesmo à saída da loja.

 

 

Aos 12 anos de idade, Arif Khan ganhou ouro no evento de slalom na sua primeira aparição num campeonato nacional. Fez a sua estreia internacional pela Índia com a mesma idade, no evento da federação internacional júnior de esqui (FIS) em Yamase, Japão. Em 2011, ganhou duas medalhas de ouro em slalom e slalom gigante nos Jogos de Inverno do Sul da Ásia.

Arif continuou a sua consistência vencedora e participou em vários outros campeonatos mundiais, mostrando o seu melhor resultado no slalom gigante em 2021 em Itália.

Dada a situação financeira da sua família, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang de 2018, Mohammad Arif Khan teve de recorrer ao crowdfunding a fim de treinar e cobrir outras despesas na preparação para os Jogos.

No entanto, ele recebeu quase 4.50 lakh rs do crowdfunding. Estava longe de ser suficiente e o seu sonho ficou por realizar. Mas ele nunca desistiu. E este ano o seu sonho tornou-se realidade: ele qualificou-se para os Jogos Olímpicos.

Apesar da localização montanhosa de Caxemira, não é um destino internacional de desportos de inverno. Os esquiadores locais perguntam por que razão, se os países europeus podem criar pistas de neve artificiais, a administração local não pode fazer com que isso aconteça na neve natural, o que impulsionaria as actividades de desportos de inverno.

"É engraçado porque já esquiei em quatro Campeonatos do Mundo, e sempre me perguntaram: ‘Há esqui na Índia?’, disse o atleta numa entrevista. "Rapazes, estamos a viver nos Himalaias! É a mais alta cadeia de montanhas do mundo. O que esperam?"

O atleta pensa que a Índia tem de mudar a situação actual e desenvolver o esqui no país tendo os Himalaias que podem ser perfeitos tanto para o desporto como para o desenvolvimento económico.