O Crescimento dos Jogos Online

30
Aug
2021

[IMAGE:902746:0]

 

Os jogos de vídeo foram criados no início dos anos 50, mas a primeira consola de jogos apenas foi introduzida no mercado nos anos 70.

Desde então, a indústria dos jogos tem evoluído ano após ano, com o surgimento de novas tecnologias.

 

O início dos Jogos Online

 

Nos anos 90, com o aumento da disponibilização da Internet ao utilizador comum, os jogos online rapidamente começaram a ganhar popularidade.

 

Abaixo, por ordem cronológica: os períodos, jogos, mercados e desenvolvedores mais populares.

 

Websites

Inicialmente, os jogos online eram disponibilizados através de sites, na maioria apenas com a opção de jogador individual, pois poucas pessoas tinham acesso. Posteriormente, começou a surgir a opção de multi-jogador.

À medida que a velocidade da Internet melhorava, o acesso a ela aumentava e as tecnologias relacionadas emergiram, foram surgindo novas formas de entretenimento.

A Internet foi a grande impulsionadora e revolucionadora da indústria dos jogos, especialmente do jogo online, e permitiu que todas os restantes desenvolvimentos tecnológicos fossem possíveis.

 

Steam

O lançamento da Steam ocorre em 2003.

É uma vitrine digital de jogos, que permite os jogadores comprarem e avaliarem online os jogos, assim como interagirem com outros jogadores em comunidades e grupos.

 

MMO

No início do século XXI já existiam jogos batendo recordes importantes e alcançando grandes conquistas para os jogos online.

Os MMOs são jogos onde um grande número de participantes jogam em simultâneo, individualmente ou em equipa. Os jogadores podem ajudar-se e competir entre si, e ter interações com pessoas de todo o mundo.

Todos os jogadores interagem ao mesmo tempo, e em tempo real, com o ambiente virtual do jogo, e esse ambiente continua a funcionar enquanto os jogadores estiverem ausentes.

Estes jogos dão aos jogadores a possibilidade de personalizar avatars e de explorar livremente o mundo virtual do jogo.

Um exemplo é o jogo World of Warcraft, lançado em 2004, que é jogado exclusivamente online.

Existem diferentes géneros de jogos e estilos de jogabilidade. Alguns são jogados diretamente no navegador, enquanto outros é preciso fazer o download e instalar.

A maioria dos MMOs são de subscrição mensal, pois os jogos são atualizados e melhorados regularmente, mas alguns são grátis.

 

Mobile

Em 2007 os jogos online começaram a adaptar-se aos dispositivos móveis, o que trouxe uma grande oportunidade de crescimento e transformação da indústria.

Cada vez mais, os grandes desenvolvedores estão a criar jogos para computadores, consolas e, também, uma versão móvel.

As opções de jogos grátis têm sido bons impulsionadores dessa adoção em massa e atraem principalmente os jogadores casuais, na procura por algo divertido para fazer nos tempos livres ou para passar o tempo.

 

eSports

Do outro lado está o aumento do número de jogadores online profissionais, em competições organizadas de jogos online com múltiplos jogadores.

Estão a tornar-se cada vez mais populares, com transmissões na Twich, Youtube e até em canais televisivos.

 

Casino Online

Os jogos de casino online vieram revolucionar não só o setor dos casinos, como também a indústria dos jogos, trazendo ainda mais opções para os aficionados dos jogos online. Muito porque foi algo que sempre despertou interesses de vários jogadores ao longo de séculos mas também porque existe uma “ciência” associada aos jogos que é muito maior do que apenas sorte ou azar e isso faz toda a diferença em quem procura este tipo de jogos, para além da possibilidade de poder ganhar algum dinheiro, trazendo ainda mais uma aliciante a este tipo de jogos.

Sendo este um mercado recentemente regulado em Portugal e sendo a Betano um dos poucos sites a operar legalmente, frequentemente têm promoções em vigor para dar a conhecer aos jogadores este novo mundo.

Slot machines e Jogos de Mesa como a Roleta e o Blackjack estão entre os jogos mais famosos e jogados online.

Estes jogos estão perfeitamente adaptados ao ambiente digital e, inclusive, melhora a experiência de jogo em vários aspetos.

 

A nova Era do Entretenimento

 

À medida que a audiência cresce, é claro que as possibilidades tecnológicas de jogo online são infinitas.

Abaixo as principais tendências de entretenimento que estão a tomar forma atualmente.

 

Realidade Virtual e Aumentada

Surgiu para quebrar as pontes entre a realidade e a fantasia tornou-se mais acessível.

Em 2016 o Pokemon Go foi lançado e foi um passo em frente não só para o jogo online como para os jogos mobile. Gerou a maior receita de jogos mobile no primeiro mês do seu lançamento.

Introduziu a realidade aumentada ao público. Nesse verão, pessoas deambulavam pelas ruas, com os seus smartphones na mão, apenas para “apanhar” pokemons.

 

Cloud Gaming

Em 2019 a Google lançou o Stadia.

É um serviço que faz uso de confiáveis e rápidas conexões de Internet para dar aos jogadores a possibilidade de fazer stream dos jogos em vez de jogarem numa consola.

O servidor, onde todos os jogos são hospedados, faz todo o trabalho computacional.

 

O Futuro dos Jogos Online

 

Personalização em Tempo Real

No futuro, os jogos poderão gerar conteúdo personalizado de jogo automaticamente, de acordo com a personalidade e estilo de jogo de cada um, baseando-se nos dados recolhidos do jogador.

 

Conclusão

 

A indústria dos jogos online cresceu globalmente e a um ritmo acelerado. A inovação tecnológica teve e continua a ter um grande impacto nesta evolução.

Desde jogos de cartas e de tabuleiro para jogos online com milhões de jogadores em simultâneo em apenas algumas décadas, o mundo do jogo online explodiu em popularidade e é agora considerado uma das indústrias em mais rápido crescimento do mundo.

No entanto, ainda há muito mais espaço para crescer na indústria dos jogos, então não se espera que abrande tão cedo.