Coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens

21
Jun
2021

Quando comecei a escrever a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens, sabia que queria publicar por conta própria (precisamente por já ter publicado com uma editora e querer ter mais controlo sobre o processo e experimentar algo mais desafiante).

Na altura, ingenuamente, achava que ia dar conta do recado sozinha. Contudo, à medida que ia contratando ilustradora, paginadora e narradora, os custos iam aumentando (sem lucro à vista). Sozinha, tornar-se-ia muito complicado, apesar de não impossível, dar o passo seguinte, que era a impressão da coleção.

Foi então que me mentalizei de que não tinha de fazer tudo sozinha e de que podia pedir ajuda e ainda assim manter o controlo sobre o processo de edição da minha obra.

A solução passava por fazer uma campanha de crowdfunding que me ajudasse a financiar a impressão da coleção através da pré-venda da própria coleção. Por um lado, estaria a angariar dinheiro para o seguimento da sua edição e, por outro lado, estaria já a promovê-la.

 

 

Hoje posso dizer que a campanha de crowdfunding da coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens foi extremamente bem-sucedida em todos os aspetos. Além de ter superado o objetivo de financiamento inicial, ainda chegou a centenas de pessoas.

Ao longo da campanha, fui convidada para falar sobre o tema em dois podcasts de renome (um dos episódios já saiu), fui notícia em dois jornais locais (aqui, aqui e aqui), um jornal online (aqui) e uma revista nacional (aqui), fui entrevistada pelos miúdos da Rádio Miúdos (aqui), escrevi artigos sobre os benefícios da leitura para o fomento da saúde e bem-estar de crianças e adultos para a revista Reiki & Yoga Prático (aqui) e para a plataforma Simply Flow (aqui), da apresentadora Fátima Lopes, recebi várias propostas de parceria e ainda recebi imensas mensagens de carinho.

 

 

 

Parece fácil, não parece? Mas não foi.

Ao longo da campanha deparei-me com vários obstáculos, que não tive outro remédio se não ultrapassar. Simplesmente não tinha tempo a perder com a vergonha de me expor ou o medo de falhar. E depois? Qual era a pior coisa que me podia acontecer? Falhar e tentar novamente as vezes necessárias até conseguir? Simplesmente não podia entregar-me aos sentimentos de ingratidão, injustiça, desânimo ou apatia. O que é que tinha a ganhar com isso? Confesso, permiti-me uma semana de vivência dessas emoções (por sinal, a pior semana da campanha de crowdfunding, com zero donativos), mas, depois, respirei fundo, pus as prioridades em perspetiva e, simplesmente, segui adiante conforme o plano que já tinha traçado. Não sabia se ia dar certo, mas sabia que não ia desistir. Na minha vida, nunca tinha deixado de dar luta, não era agora que ia começar.

Alguns exemplos de desafios: viver um pós-parto, cuidar de uma recém-nascida, trabalhar e organizar uma campanha de crowdfunding em simultâneo; ficar sem o computador pessoal uma semana antes de a campanha de crowdfunding iniciar e durante as primeiras semanas da campanha de crowdfunding; não ter apoio na divulgação da campanha de crowdfunding por parte de familiares e pessoas próximas; ser completamente ignorada, tanto por conhecidos como por pessoas próximas, quando apresentava a campanha de crowdfunding; contar com donativos prometidos e nunca feitos; perceber por que razão tanta gente chegava à página da campanha de crowdfunding mas não fazia donativos; interpretar os resultados da campanha de crowdfunding e ajustar a comunicação em função disso; e podia continuar.

Optei por encarar estes desafios como lições e retirar as devidas aprendizagens, para evolução pessoal e profissional. Por exemplo, pus em prática todas as minhas estratégias de gestão de tempo e de organização, domei o meu perfecionismo sem pôr em causa a qualidade do que apresentava e descobri, entre outras coisas, que sou muito mais capaz e adaptável do que pensava.

 

 

Caso também esteja a pensar em criar uma campanha de crowdfunding, podia deixar-lhe uma lista infindável de conselhos, mas vou resumir-me a dois.

O primeiro, organize-se minuciosamente. É extremamente importante traçar um plano de ação, para saber de onde veio e para onde está a ir. Quando se sentir desorientado, só tem de regressar a ele e simplesmente seguir os passos seguintes. Quando as coisas não estiverem a funcionar como pensava que iriam funcionar, só tem de regressar a ele e se reorganizar. «Adaptação» é a palavra de ordem. Ter tudo no papel facilita muito as coisas.

O segundo, prepare-se mentalmente. Como já dizia o outro, «esperar o melhor, mas preparar-se para o pior». Uma campanha de crowdfunding tem oscilações. No início e no fim, pode ter imensa adesão. A meio as coisas podem estagnar. Como vai reagir? Eu fiquei eufórica, depois desanimada e por fim eufórica novamente. Foi uma montanha-russa de emoções, asseguro-lhe. Deveria ter-me preparado melhor mentalmente para viver estas oscilações com mais equilíbrio. Portanto, pergunto-lhe: o que vai fazer quando as coisas não estiverem a correr como pensava que iriam correr? Quem vai ser o seu sistema de apoio?

Se trabalhar estas duas vertentes vai ver que a sua autoconfiança vai aumentar substancialmente e, acredite, isso vai refletir-se nos resultados da sua campanha de crowdfunding.

Agora que a campanha de crowdfunding da coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens foi bem-sucedida, já dei o passo seguinte. Já efetuei o pagamento integral da impressão da coleção à Gracal – Gráfica Caldense.

 

 

Nas próximas semanas, os 15 livros da coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens serão impressos. Depois, virão para as minhas mãos, de onde seguirão para as mãos de todos os apoiantes da campanha de crowdfunding.

Sem eles nada disto teria sido possível, pelo que lhes estou imensamente grata! Como reconhecimento, vão receber uma surpresa juntamente com as recompensas. Eles merecem!

De agora em diante, é possível adquirir a coleção de desenvolvimento pessoal para crianças e jovens no website https://calonodedo.pt/ ou através do e-mail ola@calonodedo.pt.