Adota uma gárgula pela Notre-Dame de Paris

18
May
2021

 

Uma nova estratégia de crowdfunding foi criada para ajudar na restauração da Catedral de Notre-Dame de Paris após o incêndio de 2019, incentivando os contribuintes a "adotar" um pedaço da história no monumento do século 12.

Os Amigos de Notre-Dame de Paris lançaram na semana passada o site restorenotredame.org, que permite ao público patrocinar obras de arte preciosas, artefatos ou mesmo gárgulas que foram danificadas no incêndio de 2019. O grupo foi constituído pela primeira vez em 2017 para angariar 110 milhões de euros para reparar danos causados ​​pelo desgaste e poluição, bem como materiais de qualidade inferior utilizados na construção original. Nenhuma grande restauração havia sido realizada no monumento desde meados do século XIX.

O incêndio de 2019 causou uma onda de preocupação internacional - e deu à missão dos Amigos de Notre-Dame de Paris uma urgência ainda maior. Desde então, mais de 830 milhões de euros foram doados em mais de 150 países.

Dois anos depois, os reparos estão bem encaminhados, mas operações demoradas e complexas permanecem para atingir a ambiciosa meta estabelecida pelo presidente Emmanuel Macron de restaurar a catedral à sua antiga glória e reabri-la ao público em abril de 2024.

Quer seja a adotar uma gárgula ou a apadrinhar uma obra de arte, várias são as iniciativas lançadas para restaurar ou preservar património nacional. Na PPL já tivemos várias iniciativas deste género. Serás tu a lançar a próxima?