Se já és CEO, tenta ser LEO

22
Feb
2021

A conhecida sigla significa Chief Executive Officer, mas o que propomos é um Leader Executive Officer. Podem parecer semelhantes, ambos ocupam posições de poder e destaque, mas na verdade são quase opostas.

Um “chefe” dirige a sua equipa da dianteira. Espera que cada um cumpra a sua função e vê cada um dos colaboradores como subordinados. Exige obediência e respeito, acabando por cair muitas vezes em ameaças e medo. Um “chefe” usará mais frequentemente eu isto, e vocês aquilo. A felicidade dos trabalhadores é secundária, ou nem sequer entra na equação de produtividade, e o que importa são os resultados.

Um “líder” dirige desde a linha da frente, mostrando como se faz. Não é por acaso que existe a expressão “liderar por exemplo” e não “chefiar por exemplo”. Um líder prefere o pronome “nós” e adota uma postura de companheirismo. Sabe o nome de todos os membros da equipa, desde o estagiário ao gestor, e o seu papel é orientar a equipa.

 

 

Num cenário de catástrofe, encontraríamos o chefe sentado no primeiro bote salva-vidas, ocupando o lugar de um dos seus colaboradores pois, afinal, quem é mais importante do que ele? Já o líder estaria a garantir que todos entravam em segurança, verificando que não tinha ficado ninguém perdido para trás, e só no fim, salvar-se-ia. Isto porque ele é movido pela necessidade de Serviço e Dever. Enquanto o “chefe” apelas se serve a si próprio.

Estas são as mudanças de atitude que os novos tempos exigem. Maior proximidade, união, ligação, e são justamente estes os princípios que regem a PPL e o Crowdfunding.