Testemunho dos "É p'ra Amanhã"

21
Mar
2019

O financiamento de uma iniciativa, idealizada por um conjunto de fortes vontades individuais, é muito importante para a sua concretização, não só por razões óbvias, mas porque permite uma maturação melhor e mais rápida.

No caso do É p'ra amanhã, um projeto que parte de uma ideia individual que vai juntando motivações de um grupo de amigos, o financiamento foi crucial para a ideia deixar de ser sonho e passar a realidade. Desde o início que estávamos dispostos a investir mais que dedicação pessoal e dinheiro nosso e o crowdfunding sempre foi uma forte opção.

Durante 2018 fizemos algumas candidaturas a diversos fundos e conseguimos aprovação de uma linha de financiamento em consórcio internacional para a implementação de ações efetivas em alterações climáticas e vida sustentável (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 11, 12 e 13), sendo o É p'ra amanhã cofinanciado pela União Europeia e pelo Camões I.P., no âmbito do projeto NO PLANET B - AMI.

Uma vez que o No Planet B financia uma percentagem do orçamento, cabia-nos a nós co-financiar a restante parcela, que anda à volta dos 6000€. 

Para além do desenho de acções concretas para a angariação de fundos, começámos por tentar avançar com o objectivo de 4500€ com o PPL, do qual saudamos a disponibilidade em pensar conjuntamente o sucesso da campanha. 

O PPL aconselhou-nos a baixar o objectivo, de modo a garantir a recepção de um montante mínimo e a conclusão da campanha financiada a 100%. Estabelecemos então o nosso objectivo em 3500€ e concluímos a campanha com 197% desse valor! E foi surpreendente ver que os apoios continuavam a aumentar mesmo depois de atingido o objectivo de 100%.

Muito cedo considerámos esta campanha de crowdfunding como uma grande oportunidade de comunicação e decidimos utilizá-la paralelamente ao primeiro momento do projeto - ao seu lançamento. Assim ambos ganharam visibilidade ao mesmo tempo - a 15 de Dezembro de 2018.

Considerámos a época que antecede o Natal crucial pois acreditámos que este projeto poderia trazer uma oferta diferenciada ao que são os pedidos de donativos mais comuns nesta época, mais ligados a organizações de cariz social. Aproveitámos também esta altura para introduzir o projeto na nossa rede de familiares, amigos e contactos e canalizar alguns apoios como prenda natalícia, método que se revelou muito importante para o nosso sucesso! As redes sociais onde investimos algum dinheiro em anúncios patrocinados e a comunicação social ajudou muito na propaganda do projeto, principalmente para fora da nossa rede mais próxima de contactos. Como tal, também as recompensas foram pensadas contabilizando a materialidade desta altura. Não desejámos produzir merchandising ou outros objectos alusivos ao mesmo. Por isso, focámo-nos em experiências: em recompensas não materiais e vivências que, a nosso ver, encaixam bem melhor com esta época. As recompensas passaram, não só pelo devido agradecimento nos nossos canais e créditos do nosso produto final - a série documental - como pela compra e plantação de uma árvore; um lugar na antestreia; uma refeição cozinhada por nós e convívio; uma experiência com projetos de acção directa; participação nas rodagens; e uma formação certificada em Permacultura. Procurámos sempre integrar todo o apoio em vivências e cooperação, que consideramos essenciais até para os objectivos primordiais do nosso projeto.

Apesar do sucesso, sentimos que uma campanha assim com uma duração aproximada de 2 meses, exige um planeamento forte: foi necessário pensar a comunicação com tempos concretos para a duração da campanha, contabilizando os esforços que cada etapa poderia contabilizar. É ideal não concentrar todos os esforços ao início e depois ter alturas com pouca interacção. Foi um grande desafio planear esse equilíbrio e acabámos por ter booms de comunicação muito concentrados. A aposta inicial na comunicação clara do projeto foi muito forte e acreditamos que um vídeo muito demonstrativo e com uma mensagem simples é a maior ferramenta comunicativa do projeto. Consideramos que uma boa solução para tal seria planear algumas parcerias de comunicação com meios ou pessoas-chave e distribuir essa comunicação em diversos momentos da campanha.

Por último, é essencial desenhar um método de contabilização e monotorização do desempenho das recompensas, facilitando assim a adaptabilidade para a comunicação do desempenho da própria campanha em vários momentos. 

Sabendo que nada é fácil de prever ao início, um planeamento mais pormenorizado da mesma é uma clara mais valia!