Testemunho Big Band Junior

27
Feb
2019

A Big Band Junior(BBJ) é uma orquestra-escola de jazz constituída por vinte músicos entre os 12 e os 19 anos de idade. Estando a cargo da Associação Cultural Orelha Viva e do Hot Clube de Portugal, movem-se pela vontade de proporcionar uma educação musical rica e uma experiência de orquestra que habitualmente está restrita aos músicos profissionais.

Em 2018 prepararam um repertório 100% português, dedicado à música de Bernardo Sassetti, com o objectivo de a apresentar às gerações mais novas. A estreia decorreu na Sala Principal do Teatro São Luiz, e foi de tal forma bem-sucedida que praticamente esgotou. Partindo desta vitória, nasceu a vontade de registar em disco este momento especial da vida da orquestra. Apesar de ser o 3º disco da BBJ, foi a primeira vez que a grande maioria dos jovens músicos gravava um disco num ambiente profissional, e foi para muitos a concretização de um sonho.

Foi com esta premissa que a campanha de crowdfunding foi lançada, e o pedido de ajuda divulgado. O objectivo era ambicioso, 6600€ para dar vida ao disco. Foram 40 dias intensos, mas graças ao esforço conjunto de todos, a campanha não só atingiu o objectivo como o superou largamente, angariando até ao último instante 7670€.

Para que outros possam aprender com o seu sucesso, contactámos a BBJ e pedimos-lhe o pequeno testemunho que se segue.

Sobre a divulgação escolhida, afirmam que os dois vídeos criados especificamente para divulgar a campanha foram fundamentais. Um mais oficial e sério, outro mais caseiro e cómico, que publicaram no Facebook, Instagram, Twitter, etc... Acrescentam ainda que os vídeos receberam uma promoção paga no Facebook.   

 

Como principais desafios, destacam a altura escolhida para a criação da campanha, que acabou por atravessar o Natal. A ideia inicial consistia em aproveitar esta época festiva e converter as recompensas da campanha em prendas, mas segundo afirmam, a estratégia não foi suficientemente adoptada e obrigou a uma mudança.

Como maior surpresa, afirmaram ter-se tratado de um donativo especialmente generoso e inesperado, pois tratou-se de uma empresa com a qual não tinham uma relação próxima. 

Quanto à importância das recompensas, consideram que no seu caso não foi determinante, pois muitos dos apoios chegaram por parte de amigos e familiares. No entanto, foi importante nos restantes casos.

Como estratégia, consideram importante anunciar uma data de fim de campanha um dia antes do prazo real estipulado, pois acabaram por receber aproximadamente 500€ no dia seguinte, neste caso, numa segunda-feira.

Como principal conselho, afirmam que se deve evitar a época do Natal.