Por trás do sucesso: Bem-vinda a Portugal, Amália
O mês de Janeiro ajudou a que a população idosa portuguesa fosse um pouco mais feliz. Pelo menos a de Belas.
A Casa de Saúde da Idanha conseguiu adquirir a Amália, um fantástico robot terapêutico que tem como principal objetivo melhorar o desempenho social, emocional e cognitivo dos idosos com demência. Foram mais de 5 mil euros angariados com o investimento de 115 apoiantes.
Falámos com a Carla Pombo, uma das criadoras da campanha, para perceber os segredos por trás deste sucesso. De um modo geral a maior parte do investimento veio de pessoas próximas a estes idosos, que se envolveram na campanha a fundo. A criadora considerou o vídeo como um meio essencial para a divulgação, sendo até muito mais importante que a qualidade das recompensas, que neste caso eram bastante simbólicas.
Estas campanhas exigem muito esforço por parte dos promotores e uma atenção integral do princípio ao fim da campanha.
DIVULGAÇÃO DO PROJECTO
Foram utilizados diversos canais de promoção, quer os mais tradicionais como a TV e a Rádio, quer os digitais como o Facebook. Até o próprio espaço físico da instituição foi aproveitado, com a criação de vários roll ups para o mesmo. Porém, ao nível da receita, o Facebook ficou atrás dos outros 3, que se destacaram a este nível, mais concretamente a Rádio Comercial e a TVI que ajudaram a divulgar em força o projeto.
Na comparação entre apoiantes próximos dos idosos e apoiantes espontâneos, os idosos conseguiram mobilizar os mais próximos e fazer com que eles representassem 60% do investimento.
PRINCIPAIS DIFICULDADES
O lado operacional da campanha revelou-se o mais trabalhoso, uma vez que, fruto das especificidades deste target, muitos apoiantes não tinham acesso à internet e foi necessário acompanhar esses casos de perto e gerar várias referências multibanco para pessoas nessas condições. Contudo, é nesta área que a PPL se destaca bastante, nomeando imediatamente um colaborador, o João Pedro Pio, para assumir este processo e ajudar os criadores a lidar com todas as dificuldades. Os resultados foram muito satisfatórios.
PRINCIPAIS SURPRESAS
Toda a divulgação em grandes plataformas de comunicação fez com que muita gente conhecesse a instituição e procurasse de forma pró-ativa fazer o seu donativo e conhecer melhor o projeto. Para além do resultado prático (a compra da Amália), esta campanha foi muito importante para dar uma nova vida a estes idosos, que se envolveram bastante e iam ficando muito orgulhosos cada vez que viam o projeto mencionado nas notícias.
O QUE FOI MAIS E MENOS IMPORTANTE NO DECORRER DA CAMPANHA
O vídeo foi essencial, pois para além de ter a validação dos profissionais médicos em relação à Amália, mostrou a real felicidade destas pessoas mais velhas quando em contacto com este robot.
Por outro lado, as recompensas, que eram sobretudo simbólicas e agradecimentos, não se revelaram muito importantes na angariação de apoiantes.
ANÁLISE A TODO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA CAMPANHA
A eficiência e eficácia da plataforma PPL foram os pontos mais destacados, porém há um aspeto muito importante a ter em conta: uma campanha de crowdfunding precisa de ser constantemente monitorizada, isto é, diariamente acompanhada e divulgada. Exige uma grande atenção por parte dos promotores, do principio ao fim da mesma, pois como diz Carla "nada acontece por acaso".
Foi com grande satisfação que vimos um projeto de elevado valor económico, conseguir ultrapassar os montantes pedidos inicialmente. É muito positivo para o país conseguir trazer uma tecnologia tão inovadora para dentro de portas, que irá melhorar bastante a qualidade vida da população anciã. Bem-vinda a Portugal, Amália!
Obrigado Casa de Saúde de Idanha por mais um caso de sucesso estrondoso na PPL!