Por trás do sucesso: Bem-vinda a Portugal, Amália

15
Feb
2018

A Amália tornará melhor a vida destas populações

 

O mês de Janeiro ajudou a que a população idosa portuguesa fosse um pouco mais feliz. Pelo menos a de Belas.

A Casa de Saúde da Idanha conseguiu adquirir a Amália, um fantástico robot terapêutico que tem como principal objetivo melhorar o desempenho social, emocional e cognitivo dos idosos com demência. Foram mais de 5 mil euros angariados com o investimento de 115 apoiantes.

Falámos com a Carla Pombo, uma das criadoras da campanha, para perceber os segredos por trás deste sucesso. De um modo geral a maior parte do investimento veio de pessoas próximas a estes idosos, que se envolveram na campanha a fundo. A criadora considerou o vídeo como um meio essencial para a divulgação, sendo até muito mais importante que a qualidade das recompensas, que neste caso eram bastante simbólicas.

Estas campanhas exigem muito esforço por parte dos promotores e uma atenção integral do princípio ao fim da campanha. 

 

DIVULGAÇÃO DO PROJECTO

Foram utilizados diversos canais de promoção, quer os mais tradicionais como a TV e a Rádio, quer os digitais como o Facebook. Até o próprio espaço físico da instituição foi aproveitado, com a criação de vários roll ups para o mesmo. Porém, ao nível da receita, o Facebook ficou atrás dos outros 3, que se destacaram a este nível, mais concretamente a Rádio Comercial e a TVI que ajudaram a divulgar em força o projeto.

Na comparação entre apoiantes próximos dos idosos e apoiantes espontâneos, os idosos conseguiram mobilizar os mais próximos e fazer com que eles representassem 60% do investimento.

 

PRINCIPAIS DIFICULDADES

O lado operacional da campanha revelou-se o mais trabalhoso, uma vez que, fruto das especificidades deste target, muitos apoiantes não tinham acesso à internet e foi necessário acompanhar esses casos de perto e gerar várias referências multibanco para pessoas nessas condições. Contudo, é nesta área que a PPL se destaca bastante, nomeando imediatamente um colaborador, o João Pedro Pio, para assumir este processo e ajudar os criadores a lidar com todas as dificuldades. Os resultados foram muito satisfatórios.

 

PRINCIPAIS SURPRESAS

Toda a divulgação em grandes plataformas de comunicação fez com que muita gente conhecesse a instituição e procurasse de forma pró-ativa fazer o seu donativo e conhecer melhor o projeto. Para além do resultado prático (a compra da Amália), esta campanha foi muito importante para dar uma nova vida a estes idosos, que se envolveram bastante e iam ficando muito orgulhosos cada vez que viam o projeto mencionado nas notícias.

 

O QUE FOI MAIS E MENOS IMPORTANTE NO DECORRER DA CAMPANHA

O vídeo foi essencial, pois para além de ter a validação dos profissionais médicos em relação à Amália, mostrou a real felicidade destas pessoas mais velhas quando em contacto com este robot.

Por outro lado, as recompensas, que eram sobretudo simbólicas e agradecimentos, não se revelaram muito importantes na angariação de apoiantes.

 

ANÁLISE A TODO O PROCESSO DE CRIAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO DA CAMPANHA

A eficiência e eficácia da plataforma PPL foram os pontos mais destacados, porém há um aspeto muito importante a ter em conta: uma campanha de crowdfunding precisa de ser constantemente monitorizada, isto é, diariamente acompanhada e divulgada. Exige uma grande atenção por parte dos promotores, do principio ao fim da mesma, pois como diz Carla "nada acontece por acaso".

 

Exemplar de Amália, o robot terapêutico

 

Foi com grande satisfação que vimos um projeto de elevado valor económico, conseguir ultrapassar os montantes pedidos inicialmente. É muito positivo para o país conseguir trazer uma tecnologia tão inovadora para dentro de portas, que irá melhorar bastante a qualidade vida da população anciã. Bem-vinda a Portugal, Amália!

Obrigado Casa de Saúde de Idanha por mais um caso de sucesso estrondoso na PPL!