Crowdfunding: uma boa forma de angariar dinheiro para o seu projeto

23
Feb
2017

O Crowdfunding é uma forma simples de angariação de financiamento para um projeto social ou empresarial, e tudo se processa sem grandes burocracias: basta inscrever-se numa plataforma de Crowdfunding de renome, listar as suas necessidades de financiamento, clicar em alguns botões e, quando deu por isso eis que já levantou dinheiro! 

Naturalmente levantar dinheiro através do Crowdfunding tem também as suas dificuldades, e como em qualquer campanha de marketing ou de angariação de fundos, requer uma estratégia sólida e uma execução eficaz. É por este motivo que as plataformas de Crowdfunding como a PPL se destacam cada vez mais. Para além de facilitarem a doação a causas sociais ou a empresas, tornaram a realização de sonhos possível, interligando as pessoas e potenciais interesses em comum.

São bastantes as razões pelas quais as pessoas e Organizações têm recorrido cada vez mais ao Crowdfunding, mas estas podem ser agregadas em cinco razões principais:

1 - Conveniência

Contrariamente a outros tipos de financiamento, o crowdfunding é um processo maioritariamente ágil, self-service e cujo sucesso é assegurado principalmente pelo próprio promotor. Sem burocracias pesadas nem longas e enervantes reuniões, uma campanha de crowdfunding é criada online com a colaboração da equipa da PPL. Basta criar uma descrição apelativa do projeto acompanhada de um vídeo cativante, oferecer recompensas apetecíveis e divulgar a página da campanha para convencer a comunidade a contribuir.

2 - Validação de conceito

Lançar um novo produto ou organizar uma iniciativa cultural sem validar a aceitação do público é um processo arriscado que pode provocar significativas perdas financeiras. Através de uma campanha de crowdfunding, o promotor poderá apresentar a sua ideia ao público e medir o interesse do mesmo mediante o sucesso da campanha.

Um caderno reutilizável recebeu centenas de encomendas através da campanha? A peça de teatro recebeu o apoio necessário e encheu várias salas com a presença dos próprios apoiantes? São provas inconfundíveis da validade do conceito, conseguida num curto espaço de tempo, quase sem risco e com muito poucos custos.

3 - Risco reduzido

Graças à validação do mercado, o risco de perder as suas poupanças num projeto inviável é mitigado. E o risco de criar uma campanha de crowdfunding que não venha a ter sucesso também é quase nulo, uma vez que a PPL não cobra comissão alguma a campanhas que não angariem o montante desejado. O promotor terá investido tempo e energia, aprendido lições importantes sobre o projeto e ganho experiência, tudo a custo zero.

4 - Feedback em tempo real

Para além do financiamento, uma campanha de crowdfunding permite sobretudo criar uma comunidade à volta de um projeto. Os apoiantes de uma campanha são os primeiros clientes e mais fervorosos embaixadores da iniciativa, são uma força importante de divulgação e são também uma excelente fonte de feedback. Enquanto interessados e potencialmente peritos na área em que se insere o projeto, a sua opinião será muito importante, tanto na criação do produto como na utilização do mesmo. Cumpriu as expectativas? Existem pontos a melhorar? Qual deverá ser a aposta para o futuro? As respostas a estas perguntas são normalmente respondidas em dispendiosos estudos. O crowdfunding permite obter os mesmos resultados de forma ágil e gratuita!

5 - Divulgação e visibilidade

Um dos principais fatores de sucesso de uma campanha é a estratégia de divulgação da mesma. O promotor terá que se esforçar para dar a conhecer a página da campanha à sua comunidade mais próxima de amigos e familiares, mas também arranjar maneira de fazer chegar a mensagem a círculos mais afastados. Os potenciais interessados no projeto poderão encontrar-se em vários pontos geográficos e ser contactados por diversos meios. A comunicação social, tanto local como nacional, assim como personalidades influentes nos meios de comunicação tradicionais ou digitais terão grande influência no sucesso de uma campanha de crowdfunding. Este esforço, partilhado pelo promotor, a PPL e a comunidade, nunca serão em vão e, para além da aprendizagem e experiência ganha pelo promotor, o projeto terá obtido divulgação e visibilidade, importantes para a validação e sucesso do mesmo.

Crie já a sua campanha sem qualquer custo! Basta criar uma conta no PPL e ir a "Criar campanha".

(Fonte: Forbes.com)