O caso de sucesso da Play Slow

08
Nov
2023

Estás a pensar criar uma campanha mas tens receio de falhar? Lê o inspirador testemunho de Carina e atreve-te a sonhar!

Quando a minha filha tinha 3 anos, a típica “idade dos porquês”, fazia muitas perguntas sobre as coisas mais simples que nos rodeavam e eu tantas vezes não sabia a resposta. Foi ela que acordou em mim os interesses que já tinha, sobre História, botânica, genealogia, ornitologia etc

Como sou designer gráfica, decidi levar as minhas descobertas e aprendizagens a outras famílias, e criei uma coleção de guias para as famílias partirem à descoberta de Lisboa: os guias “Famílias Curiosas”.

Depois de lançados os 3 primeiros volumes com capitais próprios: “Famílias Curiosas em Campo de Ourique”, “Famílias Curiosas na Tapada das Necessidades” e “Famílias Curiosas no Jardim da Estrela”, decidi tentar uma campanha de crowdfunding na plataforma PPL para editar o 4º volume: “Famílias Curiosas no Cemitério dos Prazeres”. É um tema controverso, será que ia conseguir?

 

 

No início foi fácil, alguns familiares e amigos apoiaram logo nos primeiros dias e pensei “que ia ser canja”, mas depois, os apoios começaram a ser cada vez menos frequentes, e ao chegar a meio da campanha ainda só tinha alcançado 30% do objetivo. Comecei a duvidar seriamente que iria ser possível. Pior ainda, comecei a duvidar de todo o projeto.

Mas baixar os braços não era uma hipótese, o tempo não parava de contar! Então comecei a sacar todos os trunfos que tinha na manga, como contactar aquelas pesssoas com quem já não falava há anos, mas sabia que tinham plataformas de divulgação relevantes. Enviei muitos emails, e se tivesse resposta de 1 pessoa em 20 emails já ficava feliz. Falei com pessoas que já tinham feito campanhas PPL para pedir dicas. Fiz muitas publicações no instagram e facebook, posts, stories, reels... muitas delas eram praticamente ignoradas. Mas o certo é que alguma dessas publicações chegou às pessoas certas, e em menos de um piscar de olhos, não só cheguei aos 100% como os ultrapassei!!

Agora, com o entusiasmo e confiança no meu projeto renovados, é hora de pensar nos próximos volumes, e investir nas traduções dos volumes existentes.

Acreditem nos vossos projetos, e que existem as pessoas certas para o apoiar. O desafio é apenas encontrá-las a tempo. Boa-sorte!

"O sonho comanda a vida" 

Carina Vieira / Play Slow