Burgos lança crowdfunding

28
Aug
2023

 

No país vizinho ecoa uma história que para nós, Portugueses, infelizmente é tão familiar: uma pequena aldeia quase despovoada vê um dos seus edifícios históricos e mais emblemáticos deteriorar-se ao longo do tempo, sem que ninguém tome medidas. Alarmados com a possibilidade de que uma das suas principais heranças desapareça para sempre, um grupo de habitantes decidiu passar da lamentação à ação.

 

Isso está a acontecer em Masa, em Burgos, onde os seus poucos mas incansáveis residentes começaram a trabalhar para angariar fundos. O objetivo? Restaurar a Igreja da Nossa Senhora da Assunção antes que a sua deterioração atinja um ponto irreversível.

 

"Somos o exemplo máximo da Espanha despovoada", afirmava Josechu de Miguel, presidente da associação RE&RE Páramo de Masa. "Aqui vivemos bem, com tranquilidade e uma boa qualidade de vida", declara, "mas é verdade que falta alguns serviços, principalmente em termos de comunicação, como a fibra ótica." Uma realidade que é evidente no facto de apenas 27 residentes estarem registados nesta pequena aldeia, sendo que apenas oito vivem lá durante todo o ano. Alguns habitantes, graças a este objetivo, estão agora "mais unidos do que nunca". E nada como um desafio comum para fortalecer os laços entre as pessoas.

Esta não é a primeira vez que os habitantes de Masa tentam proteger o seu património, mas é a primeira vez que tomam medidas concretas para o fazer. Uma delas foi a criação de uma associação específica para esse propósito, a já mencionada associação RE&RE Páramo de Masa; outra foi bater à porta de todas as entidades possíveis, incluindo as Administrações Públicas e as empresas privadas, para obter apoio. Também entraram em contacto com o Bispado de Burgos, o proprietário da igreja, que não colocou obstáculos à realização das obras de reabilitação necessárias.

 

 

No entanto, a ação que mais visibilidade trouxe à sua situação foi a realização de uma campanha de crowdfunding, em colaboração com a associação Hispania Nostra, que já terminou. No total, conseguiram arrecadar 40.370 euros.

Se também acordas todos os dias com a visão de uma ruína a precisar de vida nova. Se ao teu lado, outros partilham do teu sonho. O que te falta para solucionar o problema? Começar a preencher o formulário de Criação de Campanha!