Ajudar gatos com peritonite infeciosa felina

04
May
2023

 

A Peritonite Infeciosa Felina (PIF) é uma doença viral que afeta gatos. É causada por um tipo de coronavírus que geralmente resulta em sintomas leves mas, em alguns casos, o vírus sofre uma mutação e o sistema imunológico responde atacando o próprio corpo do gato, levando a sintomas mais graves e, infelizmente, muitas vezes, fatais.

A Peritonite Infeciosa Felina (PIF) pode ser curada? Até recentemente, a resposta infelizmente era não. No entanto, um novo tratamento antiviral foi desenvolvido e tem mostrado resultados promissores na cura da doença. O tratamento geralmente dura 12 semanas e muitos gatos já recuperaram. No entanto, há um problema: o antiviral ainda não está licenciado em Portugal ou em qualquer outro país, o que significa que só pode ser obtido através do mercado secundário, encarecendo o tratamento.

Muitos donos preocupados já procuraram a PPL em busca de ajuda, criando campanhas para salvar os seus amigos de quatro patas, e muitos, felizmente, foram já ajudados pela comunidade de apoiantes. Se tens ou conheces quem tenha um gato em apuros, estás já no sítio certo. Começa hoje mesmo a criar a tua campanha. Se queres e podes ajudar a salvar um gatinho, não vás mais longe e apoia aqui.