Soonset inicia a sua atividade oficialmente

03
Apr
2023

 

Da marca de loja online à de representação de artistas

 

Após uma campanha de crowdfunding bem sucedida na PPL para registo de marca a nível europeu, a Soonset chega finalmente ao seu conceito final. O que começou como uma loja online para venda de reproduções de Mixed Media da mentora do projeto, Gisela Cruz, cresceu para um conceito mais amplo de management de artistas. A Soonset tem o início de atividade marcado para 4 de Abril, com a inauguração de uma exposição em Coimbra e encoraja outros artistas a juntarem-se ao projeto.

 

A 2 de Dezembro de 2020 terminava de forma bem sucedida a campanha de crowdfunding que permitiu à Soonset existir enquanto marca (https://ppl.pt/giselacruz). A mentora, Gisela Cruz, iniciou o projeto numa formação de empreendedorismo do IEFP e desenvolveu um Plano de Negócio que incluía apenas a abertura de uma loja online para venda de reproduções dos seus trabalhos em Mixed Media. Registada a marca por 10 anos a nível europeu, o passo seguinte era fazer o site e abrir a loja online. 

 

Desde essa altura muito se alterou, a começar pela própria expressão criativa da artista. O que começou por ser apenas wall art / arte de parede em Mixed Media, evoluiu para peças 3D e as preocupações com beleza, luz e boas energias progrediram para trabalhos com um forte cariz de crítica social, bem mais condizente com o seu passado de jornalista e marketeer.

 

No percurso como empreendedora e ao expor o seu projeto, a Gisela percebeu que muitos artistas têm uma grande lacuna a preencher para conseguir escoar o seu trabalho: a parte comercial. Com um passado ligado à Comunicação e Marketing e inúmeras formações de empreendedorismo, redes sociais, Wordpress, etc., o passo óbvio era abrir a sua loja a outros colegas da área e usar os seus conhecimentos para os ajudar. Assim, a Soonset rapidamente adquiriu um cariz mais abrangente de management de artistas. Além da loja online, um cliente da Soonset terá acesso a formação e aconselhamento, poderá aprender a gerir as suas redes sociais, desenvolver peças de merchandising, etc… 

 

A inauguração da Exposição “Hard Times”, da mentora Gisela Cruz, no dia 4 de Abril, no Centro Cultural Penedo da Saudade, em Coimbra, marca também o início oficial do projeto. É nesta altura que será apresentado o site/loja da Soonset, onde estarão disponíveis peças e merchandising alusivos à exposição, que estará patente ao público até dia 7 de Maio. 

 

A exposição “Hard Times” é uma abordagem temática controversa sobre o estado atual do mundo, dada pelo ponto de vista de uma ex-jornalista que não está muito feliz com as atuais notícias, já que  parecem ter-se tornado, invariavelmente, propaganda. Este tema inspirou uma campanha de marketing e uma linha de merchandising bastante jocosas, com base na ideia de que qualquer pessoa que questione a narrativa instituída é um teorista da conspiração (https://soonset.biz/store). Trata-se de um exemplo de como monetizar um conceito artístico, uma das bases da atividade da Soonset. 

 

Depois do início oficial da atividade, outros artistas serão agregados ao projeto e apresentados ao público. Dos artistas visuais aos músicos, dos crafters com identidade aos atores e influencers, a Soonset está de portas abertas para receber aqueles que se cansaram de pôr o seu futuro nas mãos de outros e pretendem que o seu hobby se torne profissão. 


Se é artista, mas também quer tornar-se empresário, contacte a Soonset: www.soonset.biz.