ChatGPT: Uma revolução tecnológica ou algo diferente?

13
Feb
2022

ChatGPT: Uma revolução tecnológica ou algo diferente?

Quase todos os portugueses já ouviram falar do ChatGPT: trata-se de uma ferramenta online com base em tecnologia de AI que parece capaz de fazer qualquer coisa.
O ChatGPT consegue responder a qualquer questão, criar texto original com base em instruções, disponibilizar linhas de código informático com múltiplos propósitos, e até agir como uma pessoa de carne e osso! Mas é esta ferramenta, em si, revolucionária?

A Revolução Generativa do ChatGPT

As dúvidas relativamente à importância do ChatGPT relacionam-se principalmente com a sua componente tecnológica. De um ponto de vista de evolução de tecnologia AI, o ChatGPT parece estar atrás de outros grandes pioneiros, como a Google ou a Meta.
Essa é, pelo menos, a opinião de um dos cientistas chefe da Meta, Yann LeCun, que referiu em declarações a um site de tecnologia que não existe nada de "particularmente inovador" ou "revolucionário" no ChatGPT.
LeCun, no entanto, referia-se apenas àquilo que o ChatGPT trouxe de novo em termos de conhecimento tecnológico. Para lá do seu aspeto mais científico, que até pode nem ser "particularmente inovador," o ChatGPT já demonstrou ter um impacto verdadeiramente transformativo.

O Impacto no Mercado de Trabalho

Aqueles que consideram o ChatGPT um dos primeiros indícios de uma futura revolução de AI acreditam que esta ferramenta veio dar início a uma revolução generativa. O termo surgiu num artigo publicado na revista norte-americana Forbes, e faz referência à capacidade ímpar que o ChatGPT tem para gerar praticamente todo o tipo de conteúdos.
Pouco tempo após ter surgido em cena, o ChatGPT já é usado diariamente por profissionais de várias indústrias, com destaque para as áreas do copywriting, programação ou marketing. Mas há mais, muito mais!
O ChatGPT é uma ferramenta tão versátil que já há quem a use para converter títulos de filmes em emojis, desenhar estratégias de novo ano, ou escrever discursos de casamento. A popularidade do ChatGPT é tal que alguns apostadores começaram mesmo a utilizá-lo para apostar em sites de jogo online como o Betinasia portugal.
Mas em que consiste exatamente a revolução generativa do ChatGPT? E qual será o seu futuro?

O Futuro da AI? Ou o Seu Primeiro Indício?

Mais do que uma grande inovação tecnológica, o ChatGPT é a primeira ferramenta de AI de acesso livre, o que significa que consiste no primeiro contacto de muitos profissionais com este tipo de tecnologia.
Assim, o ChatGPT parece ser indicativo daquele que será o futuro do mercado de trabalho. As tarefas passarão a ser desempenhadas não apenas por indivíduos ou sistemas tecnológicos, mas por ambos em conjunto. O ChatGPT e outras ferramentas semelhantes serão utilizadas para gerar conteúdos rapidamente, cabendo aos profissionais de carne e osso saber o que fazer com ele.

O Exemplo dos Copywriters

Uma das indústrias mais predominantemente afetadas pela popularidade do ChatGPT é a do copywriting. Atualmente, cada vez mais copywriters utilizam esta ferramenta para criar texto e só a seguir fazer as devidas mudanças, adicionado um lado "mais humano" ao conteúdo gerado. No contexto específico deste setor, o ChatGPT acabou por transformar escritores (ou copywriters) em editores.
Ainda não se sabe qual será o verdadeiro impacto do ChatGPT no mundo profissional, mas parecem não existir dúvidas de que a tecnologia de AI deixou de pertencer ao futuro e passou a fazer parte do nosso presente.