Adeus 2022! O ano em retrospetiva

03
Jan
2023

Preparamo-nos para dizer adeus a 2022, o ano que assistiu à invasão da Ucrânia e aos protestos no Irão, ao "fim" da pandemia, e ao regresso à normalidade. Dentro da esfera do financiamento colaborativo, também assistimos a uma mudança de paradigma. Só este ano tivemos três campanhas extraordinárias para ajudar vítimas de acidentes que as deixaram fisicamente incapacitados. Com o Nuno na vanguarda,  angariando uns incríveis 216 000€ de 5610 apoiantes, seguiram-se o Sérgio e o Marco, também eles promotores de campanhas extraordinárias que mobilizaram centenas de pessoas à volta das suas causas.

 

 

Ainda no âmbito das campanhas relacionadas com a Saúde, tivemos a do BirdzZie (João Meira) que após receber novo coração em junho, necessitou da ajuda de mais de 200 pessoas para cobrir as despesas e diminuir os riscos associados à operação.

 

 

Promovida pela Associação Rugas de Sorrisos,  assistimos à mobilização da população para devolver alguma dignidade a um senhor de 70 anos de Trancoso que infelizmente ainda vivia sem o conforto básico de uma casa-de-banho.

 

 

Na categoria Musical, tivemos a estreia dos MAR&ILHA, um grupo que celebra a viola da terra açoriana e conseguiu reunir mais de 6000€ para gravar o seu disco de estreia após um 2021 cheio de oportunidades e carinho do público.

 

 

Angariando mais de 11 000€, fomos surpreendidos pelo "Lisboa Para Pessoas", um portal dedicado à cidade de Lisboa que, no seu primeiro ano de vida, publicou mais de 500 artigos e 50 guias, e teve cerca de meio milhão de leitores e, com a ajuda de 263 apoiantes, vai poder continuar a servir os Lisboetas. 

 

 

Neste ano voltaram as campanhas para promover cervejas artesanais, e liderando a tabela, tivemos a campanha da Alvoreada que, tendo já um espaço assegurado, precisavam apenas de equipar a cozinha para levar as cervejas que produziam há já 10 anos até junto do público de Beja. 

 

 

Na área da Literatura, tivemos dois campeões. O livro de fotografia "Das pedras, pão" promovido pelo Museu da Paisagem que revela as terras marginais, outrora essenciais, que compõe quase metade do nosso país. E o livro «Uma casa é uma montanha é um chapéu» criado para que crianças invisuais entre os 6 e os 10 anos possam experienciar a arquitetura.

 

 

Por fim, destacamos a campanha da Animal, que no seu 27º Aniversário conseguiu mobilizar 447 pessoas para apoiar a causa com uns impressionantes 7650€. Em cima da mesa estava a necessidade de pagar as dívidas veterinárias, alimentação, e outras despesas.

 

 

Despedimo-nos deste ano com a certeza do nosso compromisso: Criar a ponte entre o pedido de ajuda e a vontade de apoiar. Se precisas de um empurrão no teu negócio, de escoar produto, de testar uma ideia, se és um escritor que tem aquele livro à espera na gaveta, se estás farto de ver animais de rua e finalmente decidiste arregaçar as mangas, se conheces aquela pessoa que precisa mesmo de ajuda, se foste vítima de um imprevisto que o dinheiro pode solucionar, estás já no sítio certo.

A PPL Crowdfunding continua a ser a plataforma de crowdfunding por recompensas de eleição dos portugueses por isso começa hoje mesmo a criar a tua campanha.