Caso de sucesso: "Água é vida"

20
Dec
2022

Em 2020, o Fernando começou a fazer uma pequena horta aplicando princípios de permacultura. A pequena horta entretanto expandiu-se e o Fernando decide trabalhar o terreno com princípios regenerativos, desde adicionar biomassa em zonas estratégicas a implementar um pequeno tractor de galinhas para que as aves ajudassem no processo de construir bom solo.

Chega a altura de implementar um sistema de recuperação da água da chuva e o Fernando decide recorrer ao crowdfunding para financiar este projeto. Depois de ter financiado a campanha com sucesso, o Fernando partilha connosco a sua experiência:

 

Cá em cima junto à parede da garagem vão ficar os depósitos para armazenar a água das chuvas que caiem no telhado. Do meio do terreno até à estrema do fundo em ambas as margens tem-se começado a delinear uma sebe viva. Foi em Janeiro que introduzi as primeiras estacas de sabugueiro e salgueiro na margem direita… Sento-me aqui nesta terra onde tantas vezes sonhei, onde tantas vezes senti o pulsar do coração serenar, diluir-se no silêncio de um entardecer. Sorrio, e afago as folhas do alecrim de aroma forte, denso. Acreditar e todos os dias mais um pouco, tem sido o lema presente desde início do projecto. Depois de colocar as estacas na terra, foi necessário regá-las muito bem, isto na Primavera /Verão, nessa época parte das estacas ainda eram regadas com o regador, sendo eu cego não era propriamente uma tarefa fácil e agradável. Por isso, foi com empenho que comecei a preparar a campanha de angariação de fundos na plataforma da PPL com objetivo de construir os depósitos para armazenar a agua das chuvas que caiem no telhado.

Desde início que eu sabia que era preciso acreditar, confiar que ia conseguir atingir a totalidade da quantia proposta, mas era preciso muito mais do que sonhar, do que acreditar. Apesar do facebook e outras redes sociais terem sido indispensáveis para apoio e divulgação da campanha, enviei mensagens privadas a todos os meus amigos e aos familiares, pelo whatsapp, pelo Messenger e outras vias. Na página de facebook do projecto, “Naturitude” todos os dias fazia uma publicação, em algumas falava abertamente de como estava a correr a campanha, noutras ia partilhando o quotidiano das tarefas no terreno como tenho feito com frequência desde início do projecto e no final da publicação agradecia aos apoiantes e deixava a ligação para a página do PPL da campanha.

Quase como todas as campanhas, o arranque foi forte com donativos a superarem a média  diária necessária para conseguir angariar a totalidade da quantia de 3000€. Porém, na 3ª semana a força inicial começou a esmorecer como uma bola de neve que subitamente deixa de ter o declive para continuar a rodar com a mesma velocidade. Embora a tendência fosse para sentir-me desanimado sabia que não podia deixar que a energia começasse a diminuir por isso mesmo nos momentos que de alguma forma me senti “exausto” continuei a empenhar-me / esforçar-me para divulgar a campanha. Relembro um desses dias em que recebi um donativo anónimo com uma mensagem, “Boa sorte! Não desista” e, inspirado pela mensagem, escrevi uma publicação na página do projecto, “Naturitude”, que teve muitos gostos e algumas partilhas. A energia de motivação que às vezes resgatava do meu íntimo, também de alguma forma ia contagiando outras pessoas. E mesmo quando a meio da campanha a quantia angariada ainda estava distante da proposta, continuei a acreditar / trabalhar para o sucesso final, não vale a pena pensar, “Estou cansado, de certeza que não vou conseguir.”. Um apoio já a menos de 30 dias para o final veio acender o fogo da motivação e esperança, porém, mesmo a uma semana do final a quantia angariada ainda estava longe do pretendido. Não pensei que só faltava 8 dias, ou quatro dias, ou 2 dias, mas algo me fazia continuar com a mesma dedicação dos momentos mais fortes da campanha, e eis que a um dia do final da campanha, recebo um donativo anónimo, “Boa sorte! Ainda vai a tempo.”. E a campanha “Água é vida” a 1 dia do final atingiu o objectivo da quantia proposta.

Facebook do projecto:

https://www.facebook.com/profile.php?id=100069155653658