Depois do enorme sucesso de "Um Natal Austríaco em Lisboa", o Coro Amigos do Conservatório Nacional quer levar até si um novo programa, em quatro concertos de música coral-sinfónica que farão do Natal de 2025 o melhor de sempre!
O ano passado, "Um Natal Austríaco em Lisboa" levou mais de 2500 pessoas aos nossos quatro concertos de entrada livre; trouxe-nos novos amigos (alguns deles passaram a cantar connosco!), e memórias que nunca esqueceremos. Pela primeira vez, o CACN foi notícia em toda a imprensa, e conseguimos tornar o vosso Natal (e o nosso) um tudo-nada mais belo.
E, por tudo isto, queremos repetir a experiência com um novo programa que terá Johann Sebastian Bach como figura tutelar, com o qual faremos esta nova viagem. Voltaremos a associar-nos ao Ensemble Efémero e a um conjunto de talentosos solistas a fim de apresentar obras da grande tradição musical do Ocidente, num regresso ao barroco.
O programa começa com a cantata de Bach para a Festa da Anunciação do Anjo a Maria (BWW 1), que assinala o momento da Encarnação - uma peça de exuberante fantasia-coral; seguidamente, Antonio Caldara e um Magnificat em Dó Maior; para concluir, cantaremos o Te Deum de Jan Dismas Zelenka. Bach era não apenas um admirador da música de Zelenka, como estudante dos mestres antigos, e tinha na sua "gaveta" obras de Caldara, copiadas pelo seu próprio punho e até trabalhadas por ele. Nas obras que vamos apresentar, coro e cantores solistas alternam e sucedem-se, acompanhados pelo ensemble barroco em diversas configurações.

Porque é que a sua ajuda é fundamental?
O Coro Amigos do Conservatório Nacional (CACN) precisa de financiamento parcial para contratar os instrumentistas e os solistas, de maneira a podermos oferecer estas obras à cidade de Lisboa no próximo Natal. Somos um coro inteiramente sustentado pelas mensalidades dos coralistas e, sem este contributo, não poderemos levar a palco estes quatro concertos.
A motivação que reúne cantores amadores em torno de um projecto é a vontade e o prazer de cantar obras que de outra forma, individualmente, não lograriam fazer. Queremos proporcionar ao público um contacto de proximidade, de bairro, e gratuitamente, com obras acessíveis apenas através de concertos pagos nas grandes salas de concerto.
O objectivo do CACN e do seu Maestro Luís Lopes Cardoso é levar ao público o resultado de muitos meses de trabalho dos cerca de 65 coralistas - e, numa fase posterior, o trabalho com orquestra e solistas -, para que também os amantes da música clássica possam usufruir de concertos na sua paróquia e na sua igreja. As obras ensaiadas e meticulosamente preparadas são oferecidas à cidade, ajudando a fomentar o espírito de comunidade e convívio durante uma das épocas mais festivas do ano.
É aqui que entra o seu pequeno contributo. Para que possamos levar estas três peças a palco em quatro majestosos concertos, precisamos de contratar instrumentistas para uma orquestra de vinte e três elementos, e cinco solistas. A sua ajuda é fundamental para que possamos fazer este programa e levá-lo até si.
Vai ser um Natal maravilhoso com Bach & Amigos, abrindo as portas gratuitamente a quem nos quer ouvir, dando a oportunidade a todos de poderem usufruir desta experiência.

