Imagens sobre PPL e Crowdfunding
Podes partilhar estas imagens ou criar as tuas próprias infografias com a ajuda de algumas ferramentas online, por exemplo:
Canva
Simples e intuitivo, permite criar imagens criativas. Tem uma extensa biblioteca de recursos gratuitos.
Piktochart ou Visme
Ideal para criar infografias, relatórios, apresentações e cartazes.
Pexels
Banco de imagens de alta definição e gratuitas, com a licença Creative Commons.
Pixabay
Repositório colaborativo de imagens gratuitas, também com a licença Creative Commons.
Pikwizard
Repositório de imagens gratuitas, com várias imagens de pessoas.
Imago
Repositório de imagens gratuitas com pessoas e famílias.
Exemplos de publicações de outras campanhas
Divulgação da PPL
Uma boa divulgação da campanha de crowdfunding é fundamental para o sucesso da angariação. É necessário identificar o público-alvo e as formas mais eficazes de o alcançar.
O principal responsável pelo esforço de divulgação é o promotor de cada campanha, pois é quem conhece melhor o meio específico (arquitectura, jogos de tabuleiro, moda, etc.) e quem tem acesso ao círculo próximo de apoiantes (familiares, amigos, colegas, etc.).
A PPL complementa essa divulgação com comunicação nas redes sociais, em newsletter periódica, em sugestões automáticas para anteriores apoiantes de campanhas semelhantes, em eventos, bem como em contactos com parceiros e comunicados com a imprensa. É importante salientar que estas iniciativas da PPL não substituem as acções do promotor, nomeadamente a activação da rede próxima, tão fundamental para o arranque de uma campanha.
Quando uma campanha conquista 20 apoiantes, a PPL cria uma publicação promovida para obter maior alcance no Facebook e Instagram. É o compromisso "win win" da PPL!
Se tiveres Instagram, não te esqueças também de colocar o hashtag #CampanhaPPL para que possamos facilmente partilhar as tuas publicações no nosso Instagram @pplcrowdfunding!
Google Analytics
Podes aproveitar as funcionalidades da Google Analytics para analisar o tráfego da tua campanha. De onde vem a maioria dos visitantes? Será que estás a apostar no canal certo? Qual o comportamento dos que visitam a página da campanha?
Primeiro, cria a tua conta na página da Google Analytics. A seguir, abre o separador "Admin" e escolhe "Create new account" na lista "Account". O "truque" na versão mais recente do Analytics (GA4) é escolher a opção "Create a Universal Analytics property", de forma o obter o tracking id dessa versão, que é a utilizada pelo PPL. O tracking ID tem o formato UA-1234567-12!
Após obteres o tracking id, insere-o no backoffice da tua campanha, no campo "Google Analytics ID".
Já está, vai ao portal da Google Analytics para saberes tudo sobre os teus visitantes!