Redes sociais

Imagens sobre PPL e Crowdfunding

Podes partilhar estas imagens ou criar as tuas próprias infografias com a ajuda de algumas ferramentas online, por exemplo:

Canva

Simples e intuitivo, permite criar imagens criativas. Tem uma extensa biblioteca de recursos gratuitos.

Piktochart ou Visme

Ideal para criar infografias, relatórios, apresentações e cartazes.

Pexels

Banco de imagens de alta definição e gratuitas, com a licença Creative Commons.

Pixabay

Repositório colaborativo de imagens gratuitas, também com a licença Creative Commons.

Pikwizard

Repositório de imagens gratuitas, com várias imagens de pessoas.

Exemplos de publicações de outras campanhas

As redes sociais são uma ferramenta importante para chegar a um número importante de pessoas. O Facebook e o LinkedIn vão ajudar-te a espalhar a palavra a familiares, amigos, colegas, conhecidos e outras pessoas que partilhem um interesse que esteja relacionado com o teu projecto.

Divulgação do PPL

Uma boa divulgação da campanha de crowdfunding é fundamental para o sucesso da angariação. É necessário identificar o público-alvo e as formas mais eficazes de o alcançar.

O principal responsável pelo esforço de divulgação é o promotor de cada campanha, pois é quem conhece melhor o meio específico (arquitectura, jogos de tabuleiro, moda, etc.) e quem tem acesso ao círculo próximo de apoiantes (familiares, amigos, colegas, etc.).

O PPL complementa essa divulgação com comunicação nas redes sociais, em newsletter periódica, em sugestões automáticas para anteriores apoiantes de campanhas semelhantes, em eventos, bem como em contactos com parceiros e comunicados com a imprensa. É importante salientar que estas iniciativas do PPL não substituem as acções do promotor, nomeadamente a activação da rede próxima, tão fundamental para o arranque de uma campanha.

Para qualquer campanha que atinja 50% do montante solicitado, o PPL irá fazer um "boost" de um post no seu mural de Facebook, de maneira a multiplicar o alcance da divulgação da campanha. É o compromisso "win win" do PPL!

Se tiveres Instagram, não te esqueças também de colocar o hashtag #CampanhaPPL para que possamos facilmente partilhar as tuas publicações no nosso Instagram @pplcrowdfunding!

Google Analytics

Podes aproveitar as funcionalidades da Google Analytics para analisar o tráfego da tua campanha. De onde vem a maioria dos visitantes? Será que estás a apostar no canal certo? Qual o comportamento dos que visitam a página da campanha?

Primeiro, cria a tua conta na página da Google Analytics. A seguir, abre o separador "Admin" e escolhe "Create new account" na lista "Account". Preenche o formulário: o imporante é inserires o site ppl.com.pt no campo "Website URL".

Carrega no botão azul "Get tracking id". Encontrarás o tal ID na página seguinte:

Abre o backoffice da tua campanha e insere este ID no campo "Google Analytics ID", na parte inferior do formulário.

Já está, vai ao portal da Google Analytics para saberes tudo sobre os teus visitantes!