Orçamento e calendarização

O montante que pretendes angariar é dos principais componentes de uma campanha de crowdfunding. Qual o montante de que verdadeiramente necessitas?

O PPL segue a mecânica “tudo-ou-nada”, em que o promotor apenas recebe os fundos caso alcance ou ultrapasse o montante solicitado. Por este motivo, sugerimos que peças o mínimo indispensável para conseguir concretizar o projeto. Isto garantirá uma probabilidade maior de obter o financiamento, e nada impede que o montante seja ultrapassado.

Para alguns canais como o PPL Causas, existe ainda a possibilidade de cada apoiante marcar o seu apoio como incondicional. Nesse caso, significa que mesmo que a campanha não alcance os 100%, esses donativos serão entregues ao promotor. Por outro lado, os condicionais serão devolvidos aos apoiantes. Mais info sobre apoios incondicionais.

Relembramos que existem duas comissões para casos de sucesso e apoios incondicionais (a comissão é sempre sobre o total entregue ao promotor). A primeira é a comissão do PPL, que é de 5% + IVA. A segunda é de 2.5% + IVA, e serve para cobrir as comissões dos parceiros de pagamento (PayPal, Referências Multibanco, etc.). Assim, uma campanha que angarie 1000 euros pagará 61,50 + 30,75 = 92,25 euros de comissões. É importante ter estes custos em conta no orçamento da campanha!

Simulador

Uma boa ideia para estimares a probabilidade de sucesso da tua campanha é tentar calcular o número de apoiantes de que precisas para garantir o montante desejado. Utiliza o nosso simulador! Não te esqueças que as recompensas também podem representar um custo (fazer uma t-shirt, enviar o CD por correio) pelo que deverás ter tudo isso em conta.