Iron For Dementia
PPL Causas

Iron For Dementia

Iron For Dementia O processo de envelhecimento é um fenómeno marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo, caraterizado por uma dimi...

  • 1012

    angariado

    20% de 5 000€

    3 apoiantes

  • 6 dias

    para apoiar

  • Esta campanha iniciou-se em 24/09/2021 e está a angariar fundos até 29/10/2021 - 18:00

Iron For Dementia O processo de envelhecimento é um fenómeno marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo, caraterizado por uma dimi...

Iron For Dementia

O processo de envelhecimento é um fenómeno marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo, caraterizado por uma diminuição das funções orgânicas, que provoca diversas modificações em todo o organismo, levando a uma redução da capacidade funcional do indivíduo.

Trata-se de um processo universal e multidimensional. Afinal, se tudo correr bem, vamos todos chegar a velhos, não é verdade?

A idade traz imensas mudanças. Poderíamos falar da Sarcopenia, mas também é importante falar sobre o cérebro, da capacidade cognitiva de uma Pessoa. Envelhecimento não quer dizer que tenhamos de ficar doentes. Podemos ter um envelhecimento saudável e ativo, na medida em que nos é possível e passível. A demência é uma causa anormal no envelhecimento e, tal como o nosso corpo perde funções, o cérebro também perde. É importante manter uma rotina de exercícios saudáveis para o cérebro, não esquecendo que ele é o nosso grande aliado para vivermos mais e melhor.
Envelhecer não tem de ser sinónimo de ficarmos doentes.

Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa.

É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais, alterações das reações emocionais normais, capacidade funcional, entre outras.

Sendo Desportista, Professor, Personal Trainer para populações especiais lido e vivo com a ideia de que algo mais poderia ser feito. Por muito que o meu trabalho junto das pessoas que lido diariamente seja produtivo, é importante dizer que não é suficiente.
 

É preciso mais pesquisa, mais instrumentos, mais estudos e acima de tudo soluções. Soluções essas que, na Demência, ainda estão longe de existir.
Preocupa-me esta luta diária contra o tempo.

Ver, sentir e viver com estas pessoas e perceber que o meu contributo é pequeno, ajudou-me a tomar a decisão de fazer um IronMan para a Demência. Por todos aqueles que não desistem e que têm uma missão, por todos aqueles que querem ir mais além, tentando angariar o máximo possível para uma mudança de rumo.
A luta contra a falta de fundos, assim como a luta contra a doença é inevitável. Com esta campanha quero sensibilizar as pessoas para esta problemática tão atual e tão importante. Falar de saúde mental é ainda um tabu na sociedade e no mundo. É objetivo desta angariação direcionar os fundos para instituições e pesquisas que melhorem a qualidade de vida das pessoas assim como dos seus cuidadores .

Quero acabar com esta Sensação de impotência e incapacidade de lidarmos com algo muito maior que nós:

A demência...

Posso contar contigo?

#IronforDementia

Sobre o promotor

O meu nome é Pedro Caçote, sou licenciado em Desporto pelo Instituto Politécnico de Bragança, Mestre em Atividade Física para a Terceira Idade pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Pós-Graduado em Exercício Clínico e Fisiologia pela CESPU Cooperativa de Ensino Superior Politécnico Universitário, CRL.

Exerço, neste momento, funções como Professor/Diretor Técnico da Piscina do Centro Social Paroquial de Vila Nova de Anha e, desde sempre, que um dos meus focos são as pessoas com necessidades especiais. 

Neste sentido, e para que me fosse possível desenvolver algo mais junto destas populações, tenho vindo a desenvolver o projeto “Dar Desporto aos Anos”, que passo a apresentar:

“Dar Desporto aos Anos”, traduz-se na vontade de levar a área desportiva à população idosa bem como à população com necessidades especiais, proporcionando-lhes uma prática desportiva regulada e orientada.

Orçamento e Calendarização

O valor angariado será doado em parcelas iguais por estas instituições:

Associação Alzheimer Portugal - https://alzheimerportugal.org/pt/

Associação Portuguesa de doentes de Parkinson - https://parkinson.pt/

Hope - https://www.hope.pt/

Comissões PPL - Ao valor angariado teremos que retirar as comissões do PPL

O Iron for Dementia decorrerá entre os anos de 2020 e 2021, com provas, treinos e o projecto "Dar Desporto aos Anos".
Terminará no dia 23 de Outubro de 2021 no dia do IronMan de Cascais.

 

Sáb, 23/10/2021 - 19:58

Lançamento da campanha

24/09/2021

3 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 1
    novo apoiante

  • 2
    apoiantes recorrentes

  • 2
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade

  • Anónimo

    20/10/2021 - 15:28

  • Filipa Mendes Pinheiro

    19/10/2021 - 10:39

    Boa sorte Caçote! Disfruta 💪🏽

  • Anónimo

    28/09/2021 - 12:17