Iron For Dementia O processo de envelhecimento é um fenómeno marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo, caraterizado por uma dimi...
Iron For Dementia
O processo de envelhecimento é um fenómeno marcado por mudanças biopsicossociais específicas, associadas à passagem do tempo, caraterizado por uma diminuição das funções orgânicas, que provoca diversas modificações em todo o organismo, levando a uma redução da capacidade funcional do indivíduo.
Trata-se de um processo universal e multidimensional. Afinal, se tudo correr bem, vamos todos chegar a velhos, não é verdade?
A idade traz imensas mudanças. Poderíamos falar da Sarcopenia, mas também é importante falar sobre o cérebro, da capacidade cognitiva de uma Pessoa. Envelhecimento não quer dizer que tenhamos de ficar doentes. Podemos ter um envelhecimento saudável e ativo, na medida em que nos é possível e passível. A demência é uma causa anormal no envelhecimento e, tal como o nosso corpo perde funções, o cérebro também perde. É importante manter uma rotina de exercícios saudáveis para o cérebro, não esquecendo que ele é o nosso grande aliado para vivermos mais e melhor.
Envelhecer não tem de ser sinónimo de ficarmos doentes.
Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo alargado de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da pessoa.
É um termo abrangente que descreve a perda de memória, capacidade intelectual, raciocínio, competências sociais, alterações das reações emocionais normais, capacidade funcional, entre outras.
Sendo Desportista, Professor, Personal Trainer para populações especiais lido e vivo com a ideia de que algo mais poderia ser feito. Por muito que o meu trabalho junto das pessoas que lido diariamente seja produtivo, é importante dizer que não é suficiente.
É preciso mais pesquisa, mais instrumentos, mais estudos e acima de tudo soluções. Soluções essas que, na Demência, ainda estão longe de existir.
Preocupa-me esta luta diária contra o tempo.
Ver, sentir e viver com estas pessoas e perceber que o meu contributo é pequeno, ajudou-me a tomar a decisão de fazer um IronMan para a Demência. Por todos aqueles que não desistem e que têm uma missão, por todos aqueles que querem ir mais além, tentando angariar o máximo possível para uma mudança de rumo.
A luta contra a falta de fundos, assim como a luta contra a doença é inevitável. Com esta campanha quero sensibilizar as pessoas para esta problemática tão atual e tão importante. Falar de saúde mental é ainda um tabu na sociedade e no mundo. É objetivo desta angariação direcionar os fundos para instituições e pesquisas que melhorem a qualidade de vida das pessoas assim como dos seus cuidadores .
Quero acabar com esta Sensação de impotência e incapacidade de lidarmos com algo muito maior que nós:
A demência...
Posso contar contigo?
#IronforDementia