No “Supera-te” pretendemos ajudar crianças e jovens no desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, das competências de relacionamento social, da capacidade de gestão e expressão emocional.
No âmbito da nossa ação em intervenção psicológica temos constatado como cada vez mais essencial o reforço/desenvolvimento de competências pessoais, sociais e emocionais nos jovens com quem trabalhamos diariamente, em contexto escolar ou particular, para que o crescimento aconteça de forma saudável. As férias do Verão, pela sua extensão, são habitualmente um período em que estas crianças e jovens ficam em “standby” e, por esse motivo, um período que pode ser aproveitado e em parte dedicado ao desenvolvimento pessoal, tão necessário.
O propósito do "Supera-te" é manter uma continuidade com o acompanhamento psicológico que os jovens já realizam e acentuar o potencial de evolução, tendo por isso uma forte componente terapêutica. Pretendemos também envolver aqueles jovens que, não tendo acompanhamento psicológico, pudessem beneficiar deste trabalho de desenvolvimento pessoal. Esta vertente é inovadora na medida em que coloca o conhecimento da área da Psicologia ao serviço da animação permitindo compor um leque de experiências que, além de divertidas, contêm objetivos específicos visando o crescimento pessoal.
No caso específico do “Supera-te”, pretendemos promover o desenvolvimento da autoestima e da autoconfiança, das competências de relacionamento social, da capacidade de gestão e expressão emocional.
Desafio: Uma semana de atividades em regime fechado (de segunda a sábado, 24h ao nosso cuidado!)
Idades: 10-15 anos
Atividades previstas: Atividades lúdicas, praia, atividades psicoterapêuticas, dinâmicas de grupo centradas no desenvolvimento de competências específicas e momentos de reflexão e introspeção integradores de toda a experiência vivida.
A nossa população alvo sofre de uma grande carência socioeconómica e, por este motivo, recorremos a todos vós na expetativa de podermos contar com o vosso apadrinhamento para que as crianças que estejam impossibilitadas de participar por não ter recursos financeiros, o possam fazer!

Empatia e Regulação Emocional
