Defrog apresenta 2016 obras, na sua primeira exposição individual, em 16 espaços diferentes em Portugal. A acontecer entre 16 e 23 de novembro de 2016.
Exposição múltipla apresentada em 16 locais distintos do país e em simultâneo, situados nas seguintes zonas: Lisboa, Cascais, Setúbal, Santarém, Caldas da Rainha, Porto e Amarante. Esta é uma exposição com inspiração no conceito de Multiverso que muitos teóricos têm defendido a partir de várias teorias, tais como, a Teoria Quântica, a Teoria da Relatividade, a Teoria das Cordas e o conceito de Espaço-Tempo. É desta forma que surge um conceito de exposição multiespacial e multivalente, onde o artista apresenta 2016 peças de arte que abordam 8 temas, divididos por 16 espaços[1]. Cada galeria exibirá 126 obras durante 7 dias. A cada dois espaços de exposição caberá um tema.
Os números que sustentam o conceito da exposição são fundamentados, primeiramente pela capicua, ou palíndromo formado na data de 16-11-16. Ao dividir o ano pelo dia (2016:16) chegou-se ao resultado 126. Portanto, pela lógica matemática, 16 vezes 126 será igual a 2016. Através de alguma investigação em numerologia, deparou-se com o método hermenêutico de análise das palavras bíblicas em hebraico, a Guemátria. Este método consiste em atribuir um número a cada letra, permitindo achar o número correspondente a uma determinada palavra, através do somatório dos números correspondentes às letras dessa mesma palavra.
Um dos casos mais exemplificativos da Guemátria, é o da palavra Chai, que significa Vida em hebraico. Chai é uma palavra que em hebraico é composta pelas letras numéricas 10 e 8, sendo o seu número 18. 18 é, desta forma, o número da Vida. É curioso que 18 vezes 7 é igual a 126. Portanto sete vidas, ou a Vida repetida 7 vezes, é representada pelo número 126. O número 7 tem aqui uma ligação com a Teoria Criacionista, onde é defendida a ideia da criação do mundo em sete dias.
Multiverso 16x126
Os temas
Crise dos refugiados ao longo dos tempos; Crise ambiental; Tráfico humano; Corrupção mundial; Indústria pornográfica; Pedofilia; Abandono de idosos; Homofobia, Xenofobia, Racismo.
[1] Mais informações em www.emanumandefrog.com e www.facebook.com/defrog.artist