FLASHBACK é um projecto, e um livro, dedicado à experiência única do meu encontro com as máquinas fotográficas e os filmes que eu podia ter tido, mas não tive, ao longo da minha vida. Dediquei os últimos três anos a mostrar o meu habitat a mais de trezentas câmaras do século XX, cujos olhos só conheciam outros cantos do mundo. Para o conseguir utilizei cerca de vinte tipos diferentes de rolos de filme, alguns dos quais deixaram de ser produzidos há décadas.
Um livro como FLASHBACK, que mostra as máquinas juntamente com as fotografias que elas produziram constitui, tanto quanto sei, uma realização inédita pelo menos em Portugal.
Mais de setenta das máquinas da minha colecção nasceram antes de mim e, em certos casos, já fotografam há mais de 100 anos. Elas vieram um pouco de todo o mundo e não consigo imaginar as coisas que terão visto durante as suas vidas (excepto quando recupero negativos esquecidos dentro de algumas delas). Quando fotografo com elas é como se lhes andasse a mostrar o meu habitat.
Comecei a minha colecção por sentir que a fotografia tradicional estava a desaparecer e que as oportunidades para a praticar não iriam durar muito. Agora sinto que iniciei um processo que estará comigo até ao fim dos meus dias.
Página do livro (tipo 1)
Sobre o promotor
Fernando Penim Redondo nasceu em Lisboa em 1945. Desde muito cedo interessou-se pela fotografia como autodidacta. Tem realizado inúmeras exposições em museus (Museu do Oriente, Centro Português de Fotografia), bibliotecas municipais (Abrantes, Cascais, Moita, Alcácer do Sal) e centros de exposições ou galerias municipais (Odivelas, Batalha, Alhandra, Sines, Beja, Coimbra, Torres Vedras).
Também expôs no estrangeiro nomeadamente na FNAC Brasil (S. Paulo, 2009), na Lituânia (Kaunas Photo Festival, 2012) e na Holanda (Neerijnen StroomHuis, 2014).
Em 2010 obteve o primeiro prémio no Concurso de Fotografia do Banco Montepio Geral subordinado ao tema “Pobreza e Exclusão Social".
Orçamento e Calendarização
As verbas que planeamos obter deverão ser adequadas à produção de 120 livros com 160 páginas, em papel de qualidade. A publicação terá lugar até Setembro/Outubro de 2015. O número de exemplares a produzir será fixado, em definitivo, depois de ser conhecida a adesão a esta campanha.
O livro, como já foi referido, apresenta as mais de 300 câmaras da colecção, lado a lado com fotografias feitas com cada uma delas.
Também está agendada uma Exposição de parte da colecção de câmaras fotográficas e das suas fotografias, com início em Setembro. Terá lugar num Centro de Exposições na região de Lisboa que será anunciado oportunamente.
Galeria de Imagens
Heloisa Madureira
Flashback
Ótima ideia! Muito sucesso nesse projeto tão interessante! Estou curiosa para ver o resultado final em livro!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Lúcia Silvério
Excelente projecto!
Um livro fantástico e supreendente, verdadeira viagem pelo mundo da fotografia!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários