experience.NATURE – ecoturismo inclusivo é um projecto de responsabilidade social da Desafio das Letras que tem como objectivo permitir que pessoas com mobilidade reduzida possam participar em passeios em ambientes que habitualmente evitam: caminhos rurais sem acesso automóvel, trilhos pedestres ou mesmo, em extensões limitadas, campo e matas sem caminho definido. O que se pretende com o projecto é que, à semelhança do que já é feito na Lousã com recurso a parceria com a Câmara Municipal,...
O cerne do projecto
Nas palavras de uma das suas recentes utilizadoras, "a joëlette é uma máquina infernal, uma liteira do séc. XXI arraçada de riquexó, que serve para levar a passear por montes e vales, por cima de toda a folha, qualquer pessoa que tenha dificuldade em pôr um pé à frente do outro".
Com nome que deriva do facto de o seu primeiro utilizador se chamar Joël, foi inicialmente construída por um guia de montanha que pretendia continuar a levar em passeio o seu sobrinho miopata. É um equipamento de transporte de pessoas de mobilidade reduzida que pode ser usado onde as cadeiras de rodas não circulam (exemplos de utilização na página do produtor). Garante segurança e conforto, sendo a sua construção tecnicamente exigente, o que aliado ao facto de a sua produção comercial ser relativamente pequena, torna o seu preço (cerca de 2600 euros) incomportável numa óptica estritamente económica.
Desde Fevereiro de 2012, uma parceria com o Município da Lousã permitiu à Desafio das Letras alargar os seus programas experience.NATURE (um dia em ambiente informal, com um passeio pedestre para observação de uma produção local e/ou uma espécie silvestre, refeição ligeira baseada em produtos locais e workshop prático relacionados com a temática de cada passeio) a públicos de mobilidade reduzida, através da cedência de uma joëlette, condicionada geograficamente aquele território e à sua disponibilidade.
Face aos resultados obtidos, o que se pretende com o projecto é alargar esta possibilidade a todos os programas da Desafio das Letras, de forma regular, sem constrangimentos logísticos, temporais ou geográficos, através da aquisição de uma joëlette, que em períodos “mortos” estará ainda disponível sem custos para uso em idênticos fins por clientes e parceiros.
O objectivo
experience.NATURE – ecoturismo inclusivo é um projecto de responsabilidade social desenvolvido pela Desafio das Letras que tem como objectivo permitir que pessoas com mobilidade reduzida possam participar em passeios em ambientes que habitualmente evitam: caminhos rurais sem acesso automóvel, trilhos pedestres ou mesmo, em extensões limitadas, campo e matas sem caminho definido.
À semelhança do que vem sendo feito na Lousã, pretende-se alargar esta possibilidade a outros territórios, através de uma perspectiva na qual todos os participantes são convidados a participar, interagir e entreajudar-se, num resultado que é verdadeiramente inclusivo, como atesta o testemunho apresentado no vídeo do projecto.
As pessoas
Contamos com todos os que se entusiasmam com a ideia de ter pessoas de mobilidade reduzida neste tipo de programas, abrindo oportunidades de alargamento do seu mundo, para nos ajudar a financiar a compra do equipamento.
Comprometemo-nos a manter uma forma de integração que não implica acréscimo de preço para os públicos com mobilidade reduzida, beneficiando ainda um eventual acompanhante com uma redução de 50%, com o objectivo de fomentar a inclusão. Evita-se assim a criação de obstáculos económicos que seriam inevitáveis se os custos de logística e amortização do equipamento fossem reflectidos no preço da actividade para as pessoas com mobilidade reduzida.
O final feliz
Como forma de agradecimento e recompensa oferecemos o que sabemos fazer melhor: a possibilidade de participar nos programas da Desafio das Letras e, provavelmente, ver no concreto como uma ideia tão simples pode tornar tão diferente o mundo de algumas pessoas diferentes.
Rui Borralho
Parabéns!
Parabéns por terem conseguido ultrapassar o objectivo inicial!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários