O Programa ambiental Bravos na Faia vai permitir-nos receber escolas de todo o país. Para isso é necessário apoio para a aquisição de 6 tendas safari.
O Programa ambiental Bravos na Faia vai permitir-nos receber escolas de todo o país. Até ao momento a ATN tem desenvolvido programas escolares de apenas um dia, que, pelo tempo de viagem, era apenas acessível às escolas da comunidade.
O que pretendemos, e para isso pedimos apoio, é que nos ajudem a adquirir 6 tendas safari, para que possamos receber grupos escolares que pernoitem na Reserva. A experiência de dormir e explorar a reserva à noite, será para muitas crianças uma oportunidade única.
Bravos na Faia é a fusão entre uma necessidade existente e um território com muito para oferecer.
Gostaríamos de dar oportunidade às escolas para criarem actividades que estimulem experiências na natureza, devidamente articuladas com os conteúdos programáticos de diferentes disciplinas e anos de escolaridade.
Na ATN existem os recursos humanos e a flexibilidade para criar e apoiar programas à medida das necessidades de cada grupo escolar.
Sobre o promotor
A Associação transumância e Natureza (ATN) é uma organização sem fins lucrativos que dedica a sua actividade à gestão e conservação da natureza.
Com a visão criar espaços para a natureza, a sua actividade baseia-se em acções de conservação através de um modelo de gestão local e sustentável de áreas naturais. Neste momento gerimos cerca de 800 hectares de propriedades, a Reserva da Faia Brava, que queremos continuar a expandir, através da aquisição de mais propriedades.
A Faia Brava é a primeira área protegida privada do país, localizada no vale do Côa, no Nordeste de Portugal. Ao longo do vale escarpado do rio Côa e sobre sobreiros e azinheiras, pairam as grandes aves das escarpas, que escolhem este local para nidificar.
13 anos de história da ATN, enraizados nesta região do interior, permitem-nos ter a noção que há ainda um longo caminho a percorrer na valorização do património natural que gerimos.
A ATN criou em 2011 o Centro de Recepção Hortas da Sabóia, um espaço em plena Faia Brava para receber sócios, visitantes, grupos de voluntários e grupos escolares.
O centro está a cerca de 3 km da aldeia de Algodres e o acesso é limitado a viaturas todo-o-terreno ou, alternativamente, a pé, a cavalo ou de bicicleta. Daqui partem trilhos que permitem visitar a Faia Brava, incluindo as escarpas do vale e o sobreiral envolvente.
Nas Hortas da Sabóia organizam-se acampamentos, cursos e workshops, campos de trabalho e acções de voluntariado, recebendo já mais de 800 visitantes por ano.
Cibernetics
Bravos na Faia
Parabéns
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários