Com o valor de 1500 euros pretendemos esterilizar 100 gatos de rua do distrito de Coimbra, através do programa CED (captura, esterilização e devolução)
Com o valor de 1500 euros pretendemos esterilizar 100 gatos de rua do distrito de Coimbra, através do programa CED (captura, esterilização e devolução) já existente na nossa associação desde sua fundação, mas para o qual necessitamos de donativos para manter.
O objectivo é através da esterilização controlar de forma humana e eficaz a reprodução de gatos de rua.
Assim evitamos o nascimento de mais gatinhos para uma vida de sofrimento, abandono e morte.
Desta forma também melhoramos as condições de saúde pública da comunidade, reduzem-se os casos de acidentes provocados pelo excesso populacional de felinos silvestres, bem como as despesas públicas decorrentes das tentativas de seu controle.
CED é um método humano e eficaz de controlo de colónias de gatos e de redução da população felina silvestre. O processo envolve a captura dos gatos de uma colónia, a sua esterilização, um pequeno corte na orelha esquerda para fins de identificação, desparasitação e, por fim, a devolução do animal de volta ao seu território de origem. Um prestador de cuidados fornece comida e abrigo aos gatos devolvidos, monitoriza a colónia à procura de elementos novos e faz a mediação dos conflitos que possam surgir entre os gatos e a comunidade envolvente.
Sobre o promotor
“Trabalhamos pelo dia em que nenhum cachorro ou gatinho que nasça seja considerado um excedente indesejado”: Esta é a missão da ARPA – Associação pela Redução Populacional e do Abandono de Cães e Gatos, fundada em Fevereiro de 2011 por duas médicas veterinárias defensoras da esterilização como o método de eleição para o controlo populacional de cães e gatos e preocupadas com a falta de informação e acesso da maior parte dos proprietários.
Dirigida aos donos de cães e gatos carenciados, a ARPA oferece a possibilidade de esta ser feita a preços simbólicos, que variam entre os 20 euros para um gato macho, e os 70 euros para uma cadela de grande porte. Também realizamos esterilizações de gatos de rua, no âmbito de um programa CED: captura, esterilização e devolução, já que a maior parte dos gatinhos para adopção e para abate nos canis municipais são oriundos destes animais de rua, sejam ferais ou perdidos/ abandonados.
Em Portugal, estima-se que 100.000 animais sejam eutanasiados nos canis municipais todos os anos. A eliminação do excedente populacional, apesar de ser a política adoptada pelos municípios, é claramente ineficaz, principalmente por uma razão: uma cadela e seus descendentes podem gerar 73.000 cachorros e uma gata 240.000 gatinhos em 6 anos.
Para reduzir a sobrepopulação de cães e gatos a medida mais eficaz e humanitária é a realização de programas de contracepção. Estes programas, que se traduzem principalmente por campanhas de esterilização gratuitas ou a baixo custo, já foram amplamente introduzidos em outros países com grande sucesso. No entanto em Portugal ainda são raros, mesmo havendo desde 2003 em decreto-lei menção da responsabilidade das autarquias pela implementação do controlo reprodutivo de animais.
Para aceder à campanha, que é realizada aos Domingos em Vila Nova de Poiares, os donos dos animais têm de mandar por email ou correio a ficha de inscrição preenchida, juntamente com os documentos necessários (podem pedir a ficha por telefone ou email). De seguida será contactado por um membro da ARPA, que agendará uma entrevista e então caso preencha os requisitos, será marcada a data da cirurgia.
Nos machos serão retirados os testículos e nas fêmeas ovários e útero, com técnicas recentes e pouco invasivas, com uma sutura de 0,2 a 2 cm, que não necessita colar, retirar pontos ou medicação pós-cirúrgica. Todos os animais também serão identificados com microchip e registo no SIRA no âmbito da divulgação da posse responsável.
Animais esterilizados têm maior qualidade de vida e ligação a seus proprietários – estes perfazem menos de 10% do total de animais que dão entrada nos canis dos EUA. A longevidade de um animal castrado aumenta em machos caninos 24%, em machos felinos 36%, em fêmeas caninas 20% e em fêmeas felinas 40%.
Além de bom para o seu animal de estimação, sem o excesso populacional milhares de cães e gatos deixariam de ser abatidos apenas por serem considerados “excedentes que já não interessam a ninguém”, o que além de poupar milhares de euros todos os anos aos cofres públicos reduziria drasticamente os casos de abandono, negligência e maus tratos a animais.
Porque fazemos campanhas de esterilização?
Porque é esterilizando que acabamos com o excedente populacional responsável pelo abandono, maus tratos, e morte de tantos animais. As leis de mercado se aplicam aos animais, quantos mais forem, melhor o seu valor. Quando forem poucos, acreditamos que sejam mais bem estimados e que casos de abandono e abate em canis sejam raros.
A principal causa de morte de cães e gatos é a eutanásia.
Porque há tantos? Porque para cada criança que nasce, nascem 15 cachorros e 45 gatinhos.