Programa de capacitação de equipas clínicas no Hospital Regional de Vilanculo, Moçambique com meios, equipamentos e formação, para o diagnóstico por ecografia point-of-care em diversos contextos clínicos, como trauma ou infeção.
Projeto VOLTA: ir de VOLTA, olhar em VOLTA, dar de VOLTA.
Como médicos entregamo-nos de corpo e alma ao cuidado do outro, na saúde e na doença. Acreditamos que, com o nosso “saber/fazer”, podemos curar, tratar e confortar os outros. Mas também acreditamos que, pela formação, podemos capacitar outros para prestar cuidados com qualidade e, assim, ampliar o alcance da nossa missão, sobretudo onde pode fazer maior diferença.
Com esta ideia em mente, estamos a criar em Moçambique um programa de capacitação de equipas clínicas com meios – equipamentos e conhecimentos – que permitem o diagnóstico por ecografia em contexto de trauma, infeção, etc.
Este projeto nasceu de uma viagem emocional que fizemos à região de Vilaculo, rica em praias de areia macia, paisagens belíssimas e gente de bom coração. No entanto, os meios à disposição dos médicos locais são escassos e foi para nós evidente que com um pequeno gesto poderíamos ter um grande impacto na qualidade dos cuidados prestados. Desta forma, e com o suporte das equipas locais e da organização humanitária Associação Marquês de Valle Flôr, decidimos oferecer ao Hospital Regional de Vilanculo dois aparelhos portáteis de ecografia multimodal point-of-care, assim como um plano de suporte técnico e de formação com especialistas portugueses.
Este hospital serve quatro distritos da região do Inhambane, uma população de centenas de milhares de pessoas, e conta com escassos meios de diagnóstico imagiológico. Do contacto feito com a equipa clínica local realçamos a necessidade de:
- reparação e substituição de diversos equipamentos danificados ou desatualizados,
- fornecimento de reagentes para diversos testes laboratoriais,
- formação contínua dos profissionais.
Não sendo possível resolver todas as questões, vamos dar prioridade àquelas que, sendo mais simples, podem ser mais rapidamente implementadas e ter maior impacto. Por isso, optámos pelo fornecimento de aparelhos portáteis de ecografia que condensam numa só sonda diversas modalidades de diagnóstico e que podem ser aplicadas nas situações clínicas mais comuns - desde o trauma e infecção, à cirurgia e obstetrícia. De forma complementar, vamos oferecer suporte técnico - incluindo reparação em caso de avaria ou dano, formação contínua à distância e ainda formação presencial com especialistas em Portugal.
Contamos, com este projeto, dar não só um meio que permite melhores diagnósticos e maior capacidade de decisão, mas sobretudo contribuir para o aumento da qualidade de vida das pessoas da região. Esperamos que seja o primeiro de muitos projetos colaborativos em prol da saúde.
Carlos Costa
Extensão da campanha de angariação
Olá de novo!
A nossa campanha de angariação foi estendida por mias 2 SEMANAS! Estamos muito entusiasmados com o "fôlego" dos últimos dias e muito gratos a todos os que contribuíram e que acreditam que, com pouco, se pode fazer muita diferença.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Carlos Costa
Quase, quase…
Olá a todos!
Decidimos avançar com este projeto porque acreditamos que com pouco podemos fazer uma grande diferença. Com esta convicção, construímos um projeto à medida das nossas capacidades, estruturado de forma a fornecer não só os equipamentos mas sobretudo a formação contínua com especialistas nacionais por via remota.
A apenas 2 dias do fim da campanha, apesar de (ainda) não termos todo o financiamento que precisamos, queremos partilhar que:
- o projeto vai mesmo avançar e em Abril iremos a Moçambique entregar os equipamentos e estabelecer as pontes formativas;
- acreditamos que, a seu tempo, os contactos que fizemos surtirão efeito e teremos oportunidade de financiar a continuidade do projeto;
- o valor apurado até agora, fruto do contributo de mais de 30 pessoas, faz-nos sentir validados e confiantes que estamos no caminho certo, pelo que vamos continuar à procura dos meios para contribuir para uma melhor saúde da população de Vilanculo.
MUITO OBRIGADO A TODOS!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Carlos Costa
Temos o apoio da Butterfly Network!
A nossa escolha dos aparelhos recaiu sobre os Butterfly iQ+ por serem altamente portáteis e permitirem múltiplos usos com apenas uma sonda, duas características que consideramos da maior importância para o contexto do uso em no Hospital de Vilanculos. Além disso, a integração com o iPad permite assistência remota e educação à distância, via internet, alimentando o nosso projeto na vertente educativa e de suporte pela equipa de imagiologistas experientes.
E após contacto com a equipa da Butterlfy tivemos excelentes notícias:
---
"Hi Carlos and Cristina,
Thank you so much for sharing - what amazing work! I wish you all the best in accomplishing your goals with Associação Marquês de Valle Flor. We'd be happy to support you through our Global Health program at Butterfly"
----
Ou seja, teremos condições especiais na aquisição dos equipamentos e no acesso à cloud para armazenamento de imagens e formação à distância através do Global Health Program: https://www.butterflynetwork.com/our-mission.
Estamos muito gratos à Butterfly Network por acreditarem no nosso projeto! E a todos vós por nos apoiarem!
Mais notícias em breve!
Carlos e Cristina
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários