Propomos a criação colectiva dum espectáculo, um coro de vozes: quando as cidades se transformam em tabuleiros de Monopólio, o que têm a dizer os habitantes que resistem?
Na sequência do trabalho criativo, de pendor comunitário, realizado no ano de 2013, que culminou na apresentação do espectáculo KANTATA DE ALGIBEIRA, uma equipa de criadores, que integra a quase totalidade da então reunida, dispõe-se agora a empreender a escrita, composição e encenação de uma espectáculo acerca da questão da habitação. O libreto da peça alimentar-se-á das inquietações, reflexões e propostas do grupo de pessoas que a interpretarão em cena.
Esta nova obra polifónica – KANTATA DO TECTO INCERTO – será produzida pela Produção: Casa da Achada - Centro Mário Dionísio (CA-CMD) e contará com a participação de intérpretes pertencentes ao Coro da Achada e ao Grupo de Teatro Comunitário da CA-CMD, para além de elementos de todas as idades e ofícios residentes na zona geográfica onde a Casa da Achada se encontra instalada e outros locais igualmente afectados por pelos problemas da habitação.
A habitação é um direito indiscutível e a procura de abrigo é porventura a mais ancestral atitude dos humanos à face da terra. Todavia, as convulsões sociais que, por estes dias, desfiguram as nossas cidades – gentrificação, especulação imobiliária, turistificação, etc. – têm conduzido ao desrespeito total por esse direito que emana de uma necessidade humana básica.
Procurámos apoios oficiais para este projecto, mas não os conseguimos obter. Reformulámo-lo e estamos a tentar esta outra via de angariar fundos, o crowdfunding, porque queremos muito fazê-lo. Precisamos agora de mãos capazes de apoiar.
Com 13 000 euros e outros tantos amigos, conhecidos ou desconhecidos, que de muitos modos se associarão a nós, poderemos garantir as condições mínimas de concretização do nosso projecto KANTATA DO TECTO INCERTO. Dar voz a quem a não tem para que cante o seu direito a ter casa é o objectivo deste projecto mas só será possível com a participação e o apoio de quem gosta da CA-CMD, de quem precisa de palavras para respirar e de quem partilha esta vontade de grito colectivo. Qualquer contribuição é bem-vinda. Em dinheiro e ajudando na divulgação deste crowdfunding.
Kantata do Tecto Incerto
Recolhas: Luiz Rosas
Texto: Regina Guimarães
Música: Pedro Rodrigues e João Caldas
Encenação: Margarida Guia
Assistência de encenação: F. Pedro Oliveira
Produção: Catarina Carvalho e Pedro Soares
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rectificação: KANTATA no Porto no DOMINGO
Rectificação de data:
Olá!
A KANTATA DO TECTO INCERTO vai ser apresentada no Teatro Helena Sá e Costa no Porto, no próximo DOMINGO 27 de Novembro, às 17h, graças ao convite do Laboratório Teatro e Política.
Atenção que a entrada é livre, mas é necessária reserva. As reservas podem ser feitas para o mail: labteatropolitica@gmail.com
Mais uma vez obrigada a todos os que contribuíram para que esta ideia tomasse forma.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
A Kantata do Tecto Incerto no Porto
Olá!
A KANTATA DO TECTO INCERTO vai ser apresentada no Teatro Helena Sá e Costa no Porto, no próximo sábado 27 de Novembro, às 17h, graças ao convite do Laboratório Teatro e Política.
Atenção que a entrada é livre, mas é necessária reserva. As reservas podem ser feitas para o mail: labteatropolitica@gmail.com
Mais uma vez obrigada a todos os que contribuíram para que esta ideia tomasse forma.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário DionísioCasa da Achada - Centro Mário Dionísio
Rectificação de data: DOMINGO 27 de Novembro
Rectificação de data:
Olá!
A KANTATA DO TECTO INCERTO vai ser apresentada no Teatro Helena Sá e Costa no Porto, no próximo DOMINGO 27 de Novembro, às 17h, graças ao convite do Laboratório Teatro e Política.
Atenção que a entrada é livre, mas é necessária reserva. As reservas podem ser feitas para o mail: labteatropolitica@gmail.com
Mais uma vez obrigada a todos os que contribuíram para que esta ideia tomasse forma.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
A Kantata em Grândola e uma exposição na Casa da Achada
Caros apoiantes da Kantata,
É com muito gosto que vos convidamos para virem assistir a uma nova apresentação da KANTATA DO TECTO INCERTO, desta vez em Grândola! No Domingo 18 de Setembro às 16h vamos cantar no pátio da Biblioteca e Arquivo Municipal de Grândola, no âmbito do Encontro da Canção de Protesto. Esta será a quarta edição do Encontro, uma iniciativa do Observatório da Canção de Protesto que promove conversas e debates, sessões testemunhais, espectáculos musicais, exposições e cinema documental sobre música e política. Foi a própria organização que nos convidou - que atentos! - e nós, apesar de não conseguirmos reunir o grupo todo, vamos levar 30 kantantes ao Alentejo. A entrada é gratuita para esta e para todas as outras iniciativas do Encontro, que decorre entre dias 16 e 18 de Setembro (programa em anexo).
Temos ainda uma outra notícia: para celebrar e avaliar o processo de criação da Kantata, processo que não teria acontecido sem o vosso apoio, montámos uma exposição com fotografias, textos e documentos de apoio que contam essa história. PELO FIO DA KANTATA é uma exposição acerca do percurso que levou à criação do espectáculo, dos seus antecedentes, do seu processo e das questões sociais e políticas que levantou, ligadas aos problemas da habitação. A exposição pode ser visitada na Casa da Achada – Centro Mário Dionísio até 26 de Setembro. Venham ver!
Nunca é demais agradecer-vos por terem apoiado esta ideia, que ainda está a dar frutos.
Esperamos ver-vos em breve!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
A Kantata do Tecto Incerto - casa de chegada e de partida
Chegámos quase ao fim de uma caminhada que começámos há anos, quando surgiu a vontade de fazer uma nova «kantata», à semelhança do que foi em 2013 a Kantata de Algibeira (ver: https://noticias.centromariodionisio.org/?p=6836).
A ideia era a criação colectiva de um espectáculo, um coro de vozes, construído por quem não está acostumado a ter voz, que desse a ouvir as suas inquietações, reflexões e propostas sobre os problemas da habitação, neste mundo em que as cidades se transformam em tabuleiros de Monopólio.
A busca por financiamentos que não chegaram atrasou o arranque dos trabalhos. Até que, no fim de 2020, um crowdfunding que teve a participação de cerca de 200 pessoas nos deu novo alento.
Infelizmente, novas peripécias nos esperavam: primeiro, a pandemia do COVID, que tudo paralisou; depois, a morte de Margarida Guia, pessoa fundamental para a realização da anterior Kantata d’Algibeira e que teria também em mãos a construção desta nova Kantata do Tecto Incerto.
Fomos assim obrigados a reinventar o projecto. Reunimos uma equipa um pouco diferente da inicialmente pensada e reagendámos os trabalhos.
Em Fevereiro de 2022 demos início a uma série de encontros entre Luiz Rosas (da associação Cardan, de Amiens, que combate a iliteracia e cuja Philharmonique des mots inspirou estas kantatas) e pessoas variadas, afectadas por problemas de habitação. A partir das conversas geradas, Regina Guimarães (autora também do texto da Kantata d’Algibeira) escreveu um libreto.
Em Abril, começaram novos encontros entre algumas daquelas pessoas e ainda outras, sem experiência de palco, que, orientadas pelos trabalhos de música e de cena de Nicolas Brites, Pedro Rodrigues e João Caldas, se envolveram num processo que culminou, em Julho, com a apresentação da Kantata do Tecto Incerto, primeiro no Teatro S. Luiz, depois no Largo da Achada. Foi ainda apresentada uma fatia da Kantata na associação Sirigaita.
Esta caminhada ainda não chegou ao fim. Por estes dias, a Casa da Achada está a preparar uma exposição sobre o processo de construção Kantata do Tecto Incerto, que inaugurará no fim do mês de Julho. Para além disso, o grupo de pessoas que a fez está a avaliar a possibilidade de poder voltar a reunir-se para novas apresentações a partir de Setembro.
A Casa da Achada – Centro Mário Dionísio deseja mais uma vez agradecer a todos os que tornaram a Kantata do Tecto Incerto possível. Aos sócios e amigos da Casa da Achada que tiveram esta vontade, que desenharam e redesenharam planos, que montaram e ajudaram a divulgar a campanha de crowdfunding, que propuseram a participação de outros amigos, que trabalharam, voluntariamente, para a realização desta ideia. A todos os que participaram, financeiramente, no crowdfunding que tornou possível a remuneração de alguns dos trabalhos de criação e o pagamento das despesas de produção. Ao Teatro de S. Luiz que acolheu a estreia do espectáculo. Finalmente, àqueles que meteram mais as mãos na massa da Kantata: Luiz Rosas, Regina Guimarães, Nicolas Brites, Pedro Rodrigues, João Caldas, Catarina Carvalho, que se encarregou de toda a produção, Inês Nogueira, que deu uma “mãozinha” na voz; a todos aqueles que participaram nas conversas e encontros desta caminhada; e aos que subiram à cena: Alessandra Esposito, Ana Baltazar, Ana Gago, Ana Mourão, Ana Paula Silva, Anabela Cardoso, Antonio Gori, Artur Pispalhas, Camille Bourdeau, Carla Costa, Carla Pinheiro, Carlos Quintelas, Clara Amaro, Clara Pelotte, Cláudia Oliveira, Fernando Afonso, Fernando Chaínço, Françoise Bourchenin, Ilda Feteira, Jesús Manuel, João Neves, Jorge Aurélio, Jorge Ramalho, Julia Geiger, Leonor Domingos Antunes, Maria Gomes, Maria João Costa, Marlisa Conceição, Olga Germano, Paula Silva, Pedro Ferreira, Raquel de Castro, Rosa Santos, Rosário Conceição, Rubina Oliveira, Susana Baeta, Susana Domingos Gaspar, Teresa Mamede, Teresa Valério.
A Kantata é uma casa de chegada ou de partida?
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Kantata do Tecto Incerto - 9 de Julho, 18h30, no Largo da Achada
Quando as cidades se transformam em tabuleiros de Monopólio, o que têm a dizer os habitantes que resistem?
Quarenta residentes de Lisboa sobem ao palco para levantar vozes contra o ataque desenfreado ao direito à habitação. Gente que procura casa ou que ocupa casa para ter onde morar, pessoas que já foram despejadas ou que lutam contra os despejos, que têm medo do próximo aumento de renda ou que se indignam com a especulação imobiliária e o esvaziamento da cidade. Gente sem experiência de palco que inventou tempo no seu dia-a-dia para ensaiar esta obra política e polifónica.
TEXTO Regina Guimarães MÚSICA Pedro Rodrigues e João Caldas DIRECÇÃO Nicolas Brites RECOLHAS Luiz Rosas PRODUÇÃO Casa da Achada – Centro Mário Dionísio (CA-CMD) e Catarina Carvalho INTÉRPRETES E CO-CRIADORES residentes de Lisboa e arredores de diferentes origens, idades e ofícios; pessoas afectadas pela crise da habitação /// Projecto financiado por 192 apoiantes individuais, através de uma campanha de angariação de fundos
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
A Kantata do Tecto Incerto!
Olá, caríssimas e caríssimos apoiantes da Kantata do Tecto Incerto!
É com todo o entusiasmo que vos convidamos para virem assistir à apresentação do espectáculo que temos estado a criar nos últimos meses, graças ao vosso apoio.
No Sábado dia 9 de Julho, às 18h30, no Largo da Achada, apresentamos ao mundo a Kantata do Tecto Incerto! Juntem-se a nós neste que queremos que seja um momento também de convívio e de agradecimento a todos vós, que puseram este projecto a andar. Ainda o nosso muito obrigado.
Estaremos também no Teatro S. Luiz no dia 3 de Julho às 17h. Caso não possam vir no dia 9 de Julho ou por outro motivo prefiram assistir no dia 3, entrem em contacto com a Casa da Achada, para reservarmos (são muito limitados os bilhetes de dia 3, infelizmente).
De qualquer forma, não deixem de vir!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
A Kantata do Tecto Incerto vai arrancar!
Caros amigos cujo contributo vai possibilitar
a criação da KANTATA DO TECTO INCERTO,
pedimos desculpa pelo nosso longo silêncio.
A Margarida Guia, encenadora e sonoplasta a quem, na sequência do seu extraordinário trabalho no âmbito da KANTATA DE ALGIBEIRA, fora confiada a direcção artística desta nova peça musical, faleceu a 19 de julho de 2021.
Não encontramos palavras capazes de descrever o doloroso sentimento de perda da amiga, da companheira de estrada e da artista sui generis que até há bem pouco tempo nos deixou incapazes de reagir e decidir quanto ao rumo da KANTATA DO TECTO INCERTO.
Definidos que foram finalmente os moldes de continuação dum projecto que a Margarida Guia faria questão de ver realizado, vimos por este meio convidar-vos para a sessão que marcará o arranque dos trabalhos. Terá lugar na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, no dia 12 de Fevereiro, às 18 horas. A partir de imagens e sons, conversaremos acerca do imenso desafio que temos pela frente.
Vinde numerosos. Precisamos do calor da vossa presença.
Saudações poéticas e políticas
e votos dum bom e belo 2022
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
A Kantata do Tecto Incerto vai arrancar!
Caros amigos cujo contributo vai possibilitar
a criação da KANTATA DO TECTO INCERTO,
pedimos desculpa pelo nosso longo silêncio.
A Margarida Guia, encenadora e sonoplasta a quem, na sequência do seu extraordinário trabalho no âmbito da KANTATA DE ALGIBEIRA, fora confiada a direcção artística desta nova peça musical, faleceu a 19 de julho de 2021.
Não encontramos palavras capazes de descrever o doloroso sentimento de perda da amiga, da companheira de estrada e da artista sui generis que até há bem pouco tempo nos deixou incapazes de reagir e decidir quanto ao rumo da KANTATA DO TECTO INCERTO.
Definidos que foram finalmente os moldes de continuação dum projecto que a Margarida Guia faria questão de ver realizado, vimos por este meio convidar-vos para a sessão que marcará o arranque dos trabalhos. Terá lugar na Casa da Achada-Centro Mário Dionísio, no dia 12 de Fevereiro, às 18 horas. A partir de imagens e sons, conversaremos acerca do imenso desafio que temos pela frente.
Vinde numerosos. Precisamos do calor da vossa presença.
Saudações poéticas e políticas
e votos dum bom e belo 2022
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Notícias sobre a re-calendarização da Kantata
Caros amigos reunidos
em redor do fogo crepitante
da Kantata do Tecto Incerto,
tal como agendado em Fevereiro, o grupo de actividades da Casa da Achada e os membros da equipa de produção e criação da Kantata reuniram no dia 20 de Março para discutir a reelaboração do nosso cronograma (reelaboração motivada, como se sabe, pela Covid 19).
Tendo em conta
– as inúmeras incógnitas que persistem relativamente às condições de desconfinamento a médio prazo e à situação sanitária num futuro próximo (a título de exemplo: é altamente provável que nos próximos meses seja proibido juntar um coro para um ensaio ou num palco),
– o precário estado de saúde de alguns membros da equipa de produção-criação,
– o risco de ver bruscamente interrompido o trabalho de criação com todas as consequências nefastas que isso teria ao nível do colectivo,
decidimos, não sem pesar, adiar por aproximadamente um ano o início dos trabalhos e comprimir o calendário de criação-encenação anteriormente esboçado.
Assim, ficou assente que a produção arrancará em Fevereiro de 2022 e que o cronograma remodelado apontará para uma estreia na segunda quinzena de Julho de 2022.
Entretanto, temos no nosso horizonte
– o acompanhamento atento das lutas em prol do direito à habitação e à cidade (que serão seguramente muitas tendo em conta a crise social que se vem avolumando)
– a realização de gravações de depoimentos, conversas, queixas e reivindicações, etc. (de som e/ou de som e imagem) acerca do tema da Kantata
– a inclusão nos programas da Achada na Rádio de intervenções de natureza vária em torno do HABITAR enquanto gesto político primordial
– a prossecução duma oficina de Perguntas de Algibeira e o lançamento duma oficina de produção de Palavras de (Des)ordem cujos resultados serão posteriormente mobilizados (na fase da escrita do libreto da Kantata).
Iremos dando novas do andamento do projecto e do processo.
Para mantermos viva a chama do vosso empenhamento, aqui vos enviamos um excerto da Kantata de Algibeira: https://archive.org/details/e-crise-e-crise
Saudações poéticas e políticas
Ana Queijo / Catarina Carvalho / Diana Dionísio / F. Pedro Oliveira / Inês Nogueira / Lena Bragança Gil / João Caldas / Luiz Rosas /Regina Guimarães / Rubina Oliveira / Serena Cacchioli / Susana Baeta / Pedro Rodrigues / Pedro Soares
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Informações sobre a Kantata
Caros apoiantes da Kantata do Tecto Incerto,
perante a actual situação de confinamento (que deverá, ao que parece, vigorar, no mínimo, até final de Março), o Grupo de Actividades da Casa da Achada reuniu-se, via zoom, para conversar acerca da necessária re-calendarização das etapas de recolha - escrita - composição - ensaios - encenação da peça musical para a qual o vosso contributo se revelou determinante.
Foi um encontro varrido por sensações contrárias de desalento e esperança.
Face às muitas incertezas com que nos debatemos e tendo o Grupo ponderado todas as hipóteses, ficou decidido que voltaremos a reunir no dia 20 de Março, sábado, para determinar se:
- arrancamos com o trabalho na Primavera, com um curto adiamento de 1 mês, aproveitando o bom tempo para produzir a Kantata e estrear no início do Outono, antes duma hipotética 4ªa vaga;
- adiamos a produção da Kantata para 2022, começando no entanto um trabalho de exploração dos temas em foco (direito à habitação/direito à cidade, etc.) através de inquéritos, sessões, reuniões na Casa da Achada;
- adiamos todos os trabalhos - de campo, de criação e de palco - para 2022 devido a uma situação sanitária altamente adversa.
Iremos regularmente dando notícias acerca do processo.
Oxalá possamos em breve meter mãos à obra e pés à estrada...
Mais uma vez obrigad@s por terdes tornado possível esta, agora também muito vossa, Kantata do Tecto Incerto.
Saudações políticas, poéticas e musicais
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Atingimos o objectivo!
Gente bonita…
Graças a vocês, atingimos o objectivo de angariar 13 mil euros para levar a cabo a Kantata do Tecto Incerto. É incrível, entusiasmante, chega a transformar a esperança em certeza de que melhores mundos virão. Não há palavras que descrevam o que se sente quando tanta gente confia tanto dinheiro num projecto. Esperamos estar à altura da responsabilidade que, de forma tão solidária, nos colocaram nas mãos. Iremos dando notícias do andamento da Kantata na nossa página web (centromariodionisio.org) e no nosso facebook (fb.com/centromariodionisio).
Mantenham-se por perto. A Casa está fechada mas não está parada. No site podem subscrever a nossa newsletter e receber informações semanais do que andamos a preparar. E, entretanto, já no dia 5, na Rádio Paralelo (radioparaleloblog.wordpress.com/), irá para o ar a primeira emissão da Achada na Rádio, um programa da nossa autoria para fintar o confinamento. O nosso e o vosso.
Bem hajam.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Caros apoiantes do projecto
Caros apoiantes do projecto Kantata do Tecto Incerto, nem queremos acreditar! Graças a todos vós, chegámos ao objectivo da nossa campanha, que pretendia reunir 13.000€, o mínimo que nos permitirá pôr de pé esta ideia.
Um enorme obrigada a todos os que apoiaram até agora.
A campanha decorrerá até dia 2 de Fevereiro, e tudo o que vier a mais será útil.
Daremos mais notícias nessa altura.
Até breve!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Será que chegamos aos 13 000?
Olá.
Com a tua ajuda já ultrapassámos 75% da nossa angariação de fundos para a Kantata do Tecto Incerto e chegámos quase a 150 apoiantes.
Queremos agradecer profundamente o apoio dado e pedir que continues a contribuir através da divulgação deste crowdfunding.
Para isso, podes partilhar por mail ou nas redes sociais o link « ppl.pt/causas/kantata » ou um dos vídeos novos que fizemos. Eis os links:
https://www.youtube.com/watch?v=HdXP57XulLE
https://www.youtube.com/watch?v=ohdF4RS6DLA
https://www.youtube.com/watch?v=I6X8jYTjg88
https://www.youtube.com/watch?v=oDu49tyUTcg
https://www.youtube.com/watch?v=KeOIovadMlA
Em breve, haverá mais um vídeo, fiquem atentos.
Obrigada!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Chegámos a meio!
Olá.
Com a tua ajuda já atingimos mais de 50% da nossa angariação de fundos para a Kantata do Tecto Incerto e ultrapassámos os 100 apoiantes.
Queremos agradecer profundamente o apoio dado e pedir que continues a contribuir através da divulgação deste crowdfunding.
Para isso, podes partilhar por mail ou nas redes sociais o link « ppl.pt/causas/kantata » ou um dos vídeos novos que fizemos. Eis os links:
https://www.youtube.com/watch?v=HdXP57XulLE
https://www.youtube.com/watch?v=ohdF4RS6DLA
https://www.youtube.com/watch?v=I6X8jYTjg88
https://www.youtube.com/watch?v=oDu49tyUTcg
https://www.youtube.com/watch?v=KeOIovadMlA
Obrigada!
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Casa da Achada - Centro Mário Dionísio
Chegámos aos 25%
Olá.
Com a tua ajuda já atingimos 25% da nossa angariação de fundos para a Kantata do Tecto Incerto.
Queremos agradecer profundamente o apoio dado e pedir que continues a contribuir através da divulgação deste crowdfunding.
Para isso, podes usar um dos vídeos novos que fizemos. Eis os links:
https://www.youtube.com/watch?v=HdXP57XulLE
https://www.youtube.com/watch?v=ohdF4RS6DLA
https://www.youtube.com/watch?v=I6X8jYTjg88
https://www.youtube.com/watch?v=oDu49tyUTcg
https://www.youtube.com/watch?v=KeOIovadMlA
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários