Evento Cultural
Projecto “Dia Aberto às Artes” (DAA) - “Open Arts Day”.
O DAA é um evento cultural pontual, inicialmente organizado por um grupo informal que teve origem em 2011 e que foi crescendo, em 2018 tornou-se numa associação cultural.
Esta iniciativa está intrisecamente ligada ao espaço onde é desenvolvida e serve essencialmnete como incubadora de artístas numa perspectiva de encontro e expansão.
O DAA é um evento anual, que ocorre durante um dia, tendo início de manhã e prolongando-se para a noite, de entrada gratuita ao público. Estamos a trabalhar na produção da 6ª edição, programada para dia 18 de Maio 2019 das 11:00h às 24:00h, no espaços Margarida’s Place e Casa do Paço d'Ilhas, entre Ericeira-Mafra.
O DAA é um evento multidisciplinar. Tem uma programação variada, congregando no mesmo espaço, diferentes bancas (de artesanato local, peças de autor, pintura, escultura, etc.), ofcinas, música, performances, exposições, “street food”entre outros.
Entrada - 3ª edição DAA 2017
A partilha de saberes é promovida através de workhops e de demonstrações onde se transmite saberes populares e contemporâneos. Neste espaço de fusão, misturam-se novos designers com artesãos locais e espetáculos diversicados.
Cada edição deste projeto tem uma programação única e variada onde tentamos sempre incluir artistas locais e de outras zonas do país, tornando este evento num local de encontros, inter e multidisciplinares com uma larga abrangência estética e de largo espectro referencial.
O DAA já conta com 5 edições, ocorre na localidade de Paço d’Ilhas, num espaço envolvente, histórico e inspirador, de cariz artístico.
Os principais objetivos, desta iniciativa, são:
- Proporcionar um espaço de encontro e partilha entre artistas emergentes e artistas locais;
- Possibilitar um espaço de inspiração e experimentação para novos artístas;
- Potenciar o crescimento cultural da zona;
- Criar e desenvolver novos públicos;
Apoia as artes em Portugal, ajuda-nos a angariar fundos para este projecto cultural!
Contamos contigo para que esta edição seja ainda melhor!
site: Dia Aberto às Artes facebook evento: 6º Dia Aberto às Artes facebook página: Dia Aberto às Artes
Demonstração - 5ª edição DAA 2018
Sobre o promotor
A3 é uma associação de educação popular sem fins lucrativos criada em 2018, que tem como objetivo a promoção e divulgação de conhecimentos e práticas no campo das artes. Através de uma série de atividades, cria um ponto de encontro entre o artesanato e a arte contemporânea apostando sempre na interdisciplinaridade - artes plásticas, design, multimédia, artes performativas e do espetáculo. A A3 tem como principal objetivo dinamizar e fazer chegar a cultura e a arte a zonas rurais e isoladas, procurando assim uma descentralização do saber.
Refletindo sobre a função de uma incubadora, abraçamos o trabalho de artistas e usamos como meio a produção de eventos culturais.
A A3, cria um espaço para o desenvolvimento de novos públicos, promoção de artistas e saberes. Para tal temos como principais atividades a organização de residências artísticas, aulas, workshops e exposições, propondo ainda a realização de feiras de artesanato e peças de autor, concertos e performance.
site: A3-Associação Apertum Ars
facebook: A3-Associação Apertum Ars
organização - 5ª edição DAA 2018
Orçamento e Calendarização
Este projeto começou de forma voluntária em 2011 através de um grupo informal de amigos e artistas. Devido ao crescimento e ampliação deste projeto, não nos podemos fixar nos donativos deste dia e por isso sentimos necessidade de angariar fundos para recompensar artistas pelo seu trabalho bem como garantir condições e infraestruturas para a realização deste evento.
Este apoio e fundamental para a realização deste evento nestes parâmetros e condições em que o apresentamos. Acreditamos que tem potencial para crescer ainda mais e por isso precisamos da vossa ajuda.
Os fundos angariados serão para:
-
2000€ para toda a produção do evento, logísticas e administração.
-
400€ para os técnicos que estarão presentes no evento, de luz e de som.
-
3065€ para a equipa artística (todos os artistas inscritos e convidados para as nossas diversas áreas artísticas).
-
800€ para o aluguer do espaço (com as condições necessárias para a realização do projeto: Margarida’s Place e Casa do Paço d’Ilhas, ambas na Ericeira)
-
240€ para toda a alimentação tanto da equipa nuclear como da equipa artística presente no dia.
-
850€ para o aluguer do material técnico (equipamento de som e de luz, para a realização do evento)
-
500€ para o concurso de artes plásticas do evento (pois queremos apoiar acima de tudo o trabalho dos artistas. Este valor destina-se a 3 prémios de incentivo)
-
180€ para o aluguer de WC’s portátil (para complementarem as condições do evento)
-
527€ para as nossas recompensas
-
870.19€ para comissões da plataforma