Estúdio de Vídeo na Escola Aldeia de Cem Soldos

Estúdio de Vídeo na Escola Aldeia de Cem Soldos

Queremos criar um Estúdio de Vídeo que seja usado pelas crianças da Escola Aldeia de Cem Soldos, em projetos de interesse pedagógico e em contexto escolar.

  • 2720

    angariado

    54% de 5 000€

    69 apoiantes

  • 10 dias

    para apoiar

    Registe-se para seguir esta campanha

  • Esta campanha iniciou-se em 08/02/2019 e só será financiada se angariar um mínimo de 5 000€ até 05/04/2019 - 18:00

Queremos criar um Estúdio de Vídeo que seja usado pelas crianças da Escola Aldeia de Cem Soldos, em projetos de interesse pedagógico e em contexto escolar.

Cem Soldos é uma aldeia do centro de Portugal, conhecida pela sua força cultural e social, fruto de uma comunidade interessada, unida e participativa. Um legado relacional tem sido passado de geração em geração, através de diversos projetos e atividades que têm criado uma dinâmica muito própria nesta aldeia. Nos últimos anos as escolas de Cem Soldos têm sido também pró-ativas nesta demanda e, por se acreditar que “é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança”, toda a comunidade e o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria têm colaborado na criação de uma nova visão educativa, que cruza a aprendizagem escolar com os conhecimentos dos habitantes de Cem Soldos, dando forma ao projeto Escola Aldeia.

Neste contexto, surge o Crowdfunding para a criação de um Estúdio de Vídeo, por forma a que as crianças possam usar as tecnologias com intuito pedagógico, colocando-as no papel de criadores, realizadores e atores e permitindo o desenvolvimento de competências essenciais como a Comunicação, a Criatividade, a Autoestima, a Expressão, para além de conhecimentos nas áreas tecnológicas, fundamentais nos dias que correm.

 

Em direto - entrevista aos pasteleiros

Em direto - entrevista aos pasteleiros

A ferramenta vídeo é, assim, uma das pontes de interação com o contexto, com a comunidade, com outros projetos e com o Mundo! Para que tal aconteça, as crianças contam com as professoras das Escolas para orientar e balizar o propósito de cada projeto e com a Equipa de Vídeo da Associação Cultural local (Sport Club Operário de Cem Soldos) no acompanhamento criativo e técnico.

O dinheiro angariado servirá exclusivamente para comprar material informático e o equipamento necessário para criar vídeos - camera e acessórios para filmar, computador para editar, equipamento para captação de som, material de cenário, entre outros. Os vídeos que forem criados pelas crianças não serão, obrigatoriamente, divulgados nas redes sociais, e a decisão de exposição de cada criança partirá do encarregado de educação.

Apelamos ao envolvimento de todos pais, familiares e amigos da aldeia de Cem Soldos nesta campanha. Todos juntos vamos conseguir criar um Estúdio de Vídeo que torne estas crianças mais confiantes, mais capazes e felizes!

Sobre o promotor

ESCOLA ALDEIA é o projeto educativo em implementação na aldeia de Cem Soldos (Tomar). Os promotores - o Agrupamento de Escolas Nuno de Santa Maria, o Sport Club Operário de Cem Soldos e Associação de Pais e Encarregados Educação de Cem Soldos - trabalham de forma integrada na melhoria da proposta educativa e criação de vários projetos de interesse pedagógico, envolvendo ativamente as crianças dos três núcleos educativos da aldeia: Escola Básica 1º ciclo, o Jardim Infância e o Sótão-ATL de Cem Soldos.

É um projeto distinguido com o prémio "Escola Amiga da Criança", uma iniciativa da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais) e da LeYa Educação, na categoria de Envolvimento da Família e Comunidade Educativa, pelo envolvimento assinalável da comunidade de Cem Soldos, e na categoria de Projetos Extracurriculares, pelo impacto na promoção da saúde mental e no desenvolvimento de competências socioemocionais das crianças, através do sociodrama, no projeto "Laços e Nós".

Para os parceiros deste projeto, educar é um ato coletivo que envolve e responsabiliza todos os agentes da comunidade - "É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança" (provérbio africano).

Viagem à Feira de Santa Iria - ano 2050

Viagem à Feira de Santa Iria - ano 2050

Orçamento e Calendarização

Os fundos angariados serão usados exclusivamente para comprar o material necessário à criação do Estúdio de Vídeo na Escola Aldeia de Cem Soldos: cameras de filmar e acessórios, computador e software de edição, sistema de captação de som (microfones e gravadores) e equipamento de iluminação. Depois de angariarmos os fundos necessários, vamos concretizar esta ideia ao longo do 3º período do ano letivo 2018/19.

Facebook

Qua, 27/03/2019 - 02:28

Sex, 22/03/2019 - 10:20

50% alcançado

A campanha reuniu metade do objectivo. O copo está agora mais cheio do que vazio ;)

Sex, 08/02/2019 - 19:29

Primeiros cinco apoiantes

Reunimos os primeiros cinco apoiantes. Força!

Lançamento da campanha

08/02/2019

Junta-te a nós para poderes participar nesta campanha. Criar conta

69 membros da comunidade PPL
apoiam esta campanha

  • 55
    novos apoiantes

  • 14
    apoiantes recorrentes

  • 23
    apoiantes anónimos

Conhece quem está a tornar este sonho realidade