Em julho, 11 voluntários vão à Terra Santa para animar uma colónia de férias, ajudar no Santuário de Magdala, traduzir os novos missais dos Lugares Santos e colaborar no “Terra Sancta Museum”. Ajude-nos a tornar possível este projecto!
A presença cristã na Terra Santa está em risco de desaparecer! Os cristãos, menos de 2% da população total, enfrentam discriminação no emprego, na escola ou no próprio bairro onde vivem, motivo pelo qual escondem muitas vezes a sua confissão. Para muitos destes cristãos, a derradeira solução é emigrar.
A Lugar-Tenência de Portugal da Ordem de Cavalaria do Santo Sepulcro de Jerusalém implementou em 2017 um programa de voluntariado que visa ajudar o povo da Terra Santa.
Este ano, o grupo será composto por 11 voluntários e irá servir nas seguintes missões:
- Missão “Colónia de férias no Mosteiro de Nossa Senhora da Palestina em Deir Rafat”
Há uma grande necessidade de programas de Verão que sirvam as áreas empobrecidas e ou as zonas de conflicto. Pretende-se que os jovens e as crianças passem o Verão em actividades educativas e recreativas que desenvolvam um sentido de confiança, respeito, compreensão e empatia em relação ao outro. Dois jovens voluntários portugueses irão apoiar a comunidade religiosa local na preparação e distribuição de refeições, limpeza, bem como animação do grupo.
- Missão “Magdala”
Magdala tornou-se, nos últimos anos, um centro de peregrinação relevante e é um lugar único na Terra Santa, contribuindo activamente para construir relações positivas entre judeus e cristãos. Os quatro jovens voluntários portugueses que irão partir para Magdala ficarão responsáveis por assegurar o atendimento aos peregrinos, apoio litúrgico e manutenção dos edifícios e terrenos.
- Missão “Jerusalém”
A Custódia da Terra Santa é uma das províncias da Ordem Franciscana, que tem a especial missão de serem os “guardiães” das pedras e locais onde Jesus viveu, mas também a missão de partilhar as graças de cada Lugar Santo com as comunidades cristãs locais e com os peregrinos que vem de todo o mundo. Três jovens voluntários portugueses irão apoiar os frades na tradução e edição dos novos Missais de cada Lugar Santo, bem como no projeto “Terra Sancta Museum”.
Procuramos o seu apoio para os custos de alimentação, seguros de saúde e despesas de deslocação na Terra Santa. Ajude-nos a tornar possível este projecto!