Dinamização da primeira Feira do Livro em São Tomé e Príncipe, orientada para as temáticas dos direitos humanos e desenvolvimento. Estarão ainda disponíveis para venda clássicos da literatura africana e internacional.
Ao longo dos últimos anos, as Organizações da Sociedade Civil (OSC) santomenses têm desempenhado um papel fundamental na sensibilização da população e dos decisores políticos sobre a questão dos direitos humanos no país. Simultaneamente, têm contribuído para a melhoria da boa governação, através de iniciativas de influência política, do diálogo com as autoridades locais e nacionais e da monitoria das políticas públicas.
Este ano, um conjunto de organizações pretende organizar a primeira "Quinzena da Cidadania", na segunda quinzena de Novembro, para promover o envolvimento dos cidadãos na vida democrática do país, através da cultura e do debate.
Para isso, organizaremos debates, concertos, lançamentos de livros, sessões de cinema, tertúlias, teatro e conferências. Pretendemos ainda organizar a primeira edição de uma FEIRA DO LIVRO, disponibilizando ao público santomense um conjunto de obras sobre direitos humanos, desenvolvimento, mas também de literatura africana e internacional. As obras disponibilizadas nesta Feira do Livro serão vendidas a um preço simbólico.
A Quinzena da Cidadania surge no âmbito do projecto "Mais Participação, Mais Cidadania", financiado pela União Europeia e pela Cooperação Portuguesa, porém a realização da Feira do Livro não se encontra abrangida pelo financiamento. Por isso, precisamos da sua colaboração até dia 5 de Outubro para tornar esta ideia uma realidade.
Na página http://sociedadecivilstp.blogspot.com/ é possível consultar mais informação sobre o trabalho desenvolvido pela ACEP e pelos parceiros locais no domínio da influência política e da participação da sociedade civil organizada e orgânica no processo de desenho, monitoria e avaliação de políticas públicas.