Campanha para apoio jurídico ao Dr. Rafael Macedo que denunciou irregularidades no Hospital Central do Funchal na Madeira na reportagem da Alexandra Borges na TVI
Denunciei irregularidades e indícios de alguns crimes de negligência e má gestão do serviço regional de saúde da Região Autónoma da Madeira num programa da Alexandra Borges na TVI, no dia 19 de Fevereiro de 2019. Após este programa foi sujeito a uma audição parlamentar na Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira e, por ter dito os factos que sustentam as minhas denúncias, fui sujeito a um processo disciplinar e uma suspensão de funções do meu local trabalho, o que fez com que as pessoas que precisavam de exames da minha especialidade, maioritáriamente doentes com cancro, ficassem impossibilitados de serem operados ou de prosseguirem os seus tratamentos urgentes. Além disto, também está a ser lesado o erário público porque estão a pagar valores exorbitantes a entidades externas quando eu podia continuar a exercer o meu trabalho porque eu como denunciante nunca faria nada que prejudicasse a investigação dos factos, tal como foi enunciado na carta da minha entidade patronal, o SESARAM E.P.E.
Uma vez que foi iniciada uma investigação pelo Ministério Público, e na Madeira a democracia existe apenas no papel, já tive de contratar um gabinete de advogados, o gabinete do Dr. Garcia Pereira em Lisboa, e isto terá custos que serão avultados e como eu trabalho apenas no hospital público, não tenho recursos financeiros suficientes para cobrir estas despesas e por isso recorro a este projeto e a vossa colaboração para que juntos possamos melhorar os serviços de saúde prestados não só na Madeira mas em todo o país.
Sobre o promotor
O meu nome é Rafael Macedo, sou médico especialista em Medicina Nuclear , portador da cédula profissional da Ordem dos Médicos em Portugal com o número 46302. Sou o responsável clínico pela unidade de medicina nuclear do Hospital Dr. Nélio Mendonça, na cidade do Funchal, Ilha da Madeira. A minha página no facebook: https://www.facebook.com/rafaelmacedomedicinanuclear/
Denunciei irregularidades na unidade hospitalar onde trabalho na imprensa escrita da Madeira mas o impacto foi quase nulo, daí ter feito a denúncia na TVI a qual sim surtiu efeitos e despertou a opinião pública para aquilo que se passa na saúde em portugal. Há meios no público parados ou a meio gás e enviam doentes para o privado, o que lesa o erário público.
A abertura do jornal das 8 da TVI com o caso medicina nuclear: https://www.facebook.com/watch/?v=351604548800951
A reportagem da Alexandra Borges na TVI pode ser visualizada aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=616281668813634
O debate na TVI24 acerca deste tema pode ser visualizado aqui: https://www.facebook.com/watch/?v=292233558120284
O meu objetivo é que o Serviço Nacional de Saúde sirva melhor a todos os Portugueses e unidos somos mais fortes!
Orçamento e Calendarização
O destino principal dos fundos será o pagamento de honorários e despesas conexas com a minha defesa pelo gabinete de advogados do Dr. Garcia Pereira. Todas as despesas serão comprovadas com as respetivas facturas que digitalizarei e publicarei no meu grupo de apoiantes no Facebook: https://www.facebook.com/groups/2304671673109302/
O valor restante será utilizado para apoiar casos de pessoas que tenham problemas jurídicos com as entidades hospitalares de Portugal.
A transparência de todo o uso do dinheiro será um compromisso meu convosco.
A recolha de fundos durará provavelmente 2 meses e a minha defesa e resolução do problema podem demorar 6 meses no mínimo. Este mês de Abril já serei ouvido pelo Ministério Público na companhia do meu advogado e é bem provável que venha a acontecer várias vezes ao longo de todo o mês.
Cada vinda do meu advogado à Madeira tem um custo de aproximadamente 1000 Euros (Viagens, estadia, honorários, transportes, etc) + custas judiciais, por isso é que preciso da vossa colaboração. Também será necessária alguma publicidade no Facebook para as pessoas terem conhecimento desta iniciativa. O meu objetivo é que o Serviço Nacional de Saúde sirva melhor a todos os Portugueses e unidos somos mais fortes!
Galeria de Imagens
Charl Rafael Macedo da Silva
Muito Urgente
Bom dia a todos novamente. Peço desculpa estar a incomodar. Por respeito às pessoas que contribuíram para o crowdfunding de apoio jurídico à minha/nossa causa, peço às pessoas que vejam o SPAM do e-mail porque foi enviada muitas delas uma mensagem para corrigir um erro que pode fazer com que mais de metade dos contributos não sejam válidos. Esta mensagem destina-se apenas às pessoas que contribuíram para esta causa e que selecionaram a opção "não" no campo "incondicional". Para ser possível validar os montantes doados, por favor, selecionem opção "Sim" no campo "incondicional" senão esses valores não serão validados. Conto com a vossa colaboração para esta causa. Não tenho acesso ao contacto direto das contribuições efetuadas sob anonimato.
Com as minhas saudações,
Rafael Macedo.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários
Charl Rafael Macedo da Silva
MUITO URGENTE
Boa tarde Caríssimos apoiantes
Antes de mais agradeço o vosso apoio. Irei enviar as respetivas facturas para todos de comprovativos de gastos jurídicos resultantes deste montante.
Contudo, é Urgente que coloquem apoio como "incondicional" senão mais de metade do dinheiro será devolvido. Por favor verifiquem esssa opção.
Mensagem do responsável da Plataforma:
"Um pormenor que é importante mencionarmos é que nem todos os apoios que recebeu estão marcados como incondicionais, ou seja, quando a campanha terminar, estes (que actualmente totalizam 2374€) serão devolvidos aos respectivos apoiantes. Visto que o mais certo é que quem apoiou tenha-o feito de forma incondicional, apenas se esqueceu de marcar o apoio como incondicional, sugerimos que contacte as pessoas usando a ferramenta da plataforma ( https://ppl.pt/causas/rafael-macedo#comments) e no texto que lhes envie peça para acederem aqui (https://ppl.pt/user/contributions) e alterem o apoio para incondicional. Note que têm de ter a sessão iniciada para fazer isto."
Muito obrigado. Agradeço a vossa celeridade neste processo, por favor.
Rafael Macedo.
Inicie sessão ou registe-se para publicar comentários