E se fosse a minha escola a não ter paredes, luz ou computadores? O Palacete da Quinta da Fonte da Prata precisa de obras de reabilitação para receber os jovens e famílias que precisam de apoio escolar e formativo.
Esta campanha tem como finalidade angariar 10.000€ para apoiar o financiamento das obras de reabilitação dos Pavilhões/Armazéns do Palacete da Quinta da Fonte da Prata. Aqui serão desenvolvidas atividades escolares com as crianças do bairro (Salas de Aula, Música, Artes e Informática, Salão polivalente, Ginásio coberto e balneários). Trata-se de uma parceria entre o Colégio Pedro Arrupe e a Fundação Santa Rafaela Maria.
O concelho da Moita, onde está sediada a Fundação, é casa de mais de 10 mil crianças e jovens, das quais cerca de mil vive no bairro da Quinta da Fonte da Prata em famílias que enfrentam várias dificuldades diariamente. É cada vez maior o número de famílias, dentro e fora do bairro, que procuram o apoio da Fundação, mas a capacidade de resposta está fortemente condicionada pelo espaço disponível.
O objetivo é que o Palacete possa ser a nova casa da Fundação Santa Rafaela Maria e, para além de abrir as portas às crianças da Fonte da Prata, permita continuar a apoiar as famílias de uma forma integrada e acolher cada vez mais pessoas da região. O Palacete permite triplicar o espaço da Fundação para receber as famílias, sair do centro do bairro, e oferecer uma resposta integrada.
A recuperação do Palacete prevê a adaptação dos espaços aos programas oferecidos pela Fundação e facilita a abertura à comunidade de fora do bairro. O ano de 2020 ficou marcado pelo início destas obras, no entanto ainda falta um longo caminho até que esta casa esteja pronta a acolher as muitas pessoas que a Fundação recebe.
A inauguração do Palacete em 2023 depende de um grande investimento e é aí que o colégio pode ajudar a fazer a diferença!